Pular para o conteúdo principal

UFLA TEM SUA PRIMEIRA UNIDADE DA EMBRAPII

Empresas já podem acionar os serviços de PD&I
A unidade da UFLA que formulou e submeteu o projeto foi a Agência de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio (Zetta)

Na segunda-feira, 25, foi divulgado o resultado da chamada pública 01/2020 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para credenciamento de universidades federais. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi uma das onze instituições que tiveram projetos selecionados. 

A UFLA passa a ter um polo de inovação da Embrapii, especificamente para desenvolver sistemas inteligentes em geotecnologia e agronegócio, o que inclui as linhas de “Sistemas Inteligentes na Produção Animal e Vegetal” e “Inteligência Computacional em Geotecnologias e Processamento de Dados”. Os projetos estarão vinculadas à Agência UFLA de Inovação, Geotecnologia e Sistemas Inteligentes (Zetta).

A Embrapii é uma organização social que, desde 2013, está qualificada pelo poder público federal para apoiar instituições de pesquisa no desenvolvimento de inovações que atendam a demandas apresentadas pela indústria brasileira. Isso estimula a força competitiva das empresas no mercado interno e externo. 

A Embrapii subsidia 32,2% do custo dos projetos propostos pelas empresas e a instituição de pesquisa responsabiliza-se por outros 18,3% como contrapartida. Assim, a empresa investe 49,5% dos recursos necessários.

As empresas que tenham necessidade de desenvolvimentos tecnológicos, ou mesmo pesquisadores da UFLA que já estejam em contato com empresas nessa situação, podem conhecer a atuação da Embrapii na UFLA solicitando informações pelo e-mail reitoria@ufla.br. Os projetos das empresas podem ser apresentados em fluxo contínuo, não sendo necessário aguardar editais. A negociação e contratação também pode ser feita diretamente na Unidade Embrapii da UFLA.

Processo de formação de programa de formação discente para PD&I aplicada Créditos: apresentação Embrapii

O polo da Embrapii na UFLA estimulará soluções desenvolvidas na universidade, pelo grupo de professores que compõem o projeto e pelos que vierem a se cadastrar, para que sejam utilizadas pela iniciativa privada e contribuam para o desenvolvimento do País. 

A proposta tem sua força diferencial na pluridisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, já que promove a conexão entre professores e estudantes de diversos departamentos e áreas da UFLA para a obtenção de soluções inovadoras em projetos Embrapii. 

A iniciativa traz benefícios diretos para o ensino e a pesquisa na Universidade, como a oferta do programa de formação discente para PD&I aplicada, além da abertura do mercado de trabalho para estudantes. Outro benefício é que a UFLA passa a integrar a rede de 55 entidades apoiadas pela Embrapii, o que proporcionará o compartilhamento de boas práticas e é estratégico para o desenvolvimento da Instituição.

A unidade da UFLA que formulou e submeteu o projeto foi a Agência de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio (Zetta), ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). Essa estrutura reúne, atualmente, 19 professores, de dez departamentos diferentes, o que possibilita o desenvolvimento de inovações de forma multidisciplinar, com soluções criativas e integradas. A coordenação é feita pelo professor José Roberto Soares Scolforo.

Para a equipe da Zetta UFLA, há uma grande vantagem competitiva em se trabalhar com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para o mercado Agro. Empresas estrangeiras, em geral, possuem tecnologias aplicáveis para a agricultura de clima temperado, e em clima tropical há demanda por tecnologias específicas. Por isso, as startups AgTech internacionais têm muitas dificuldades para ingressar no Brasil. 

O projeto apresentado pela equipe também foca sua justificativa na necessidade de busca de soluções sustentáveis para o planeta, que permitam às empresas investir em produtividade, sem deixar de considerar a necessidade de preservação do meio ambiente. Esse direcionamento está em sintonia com o reconhecimento internacional que a UFLA possui, pelo compromisso com a sustentabilidade (UI GreenMetric World University Ranking).

Mais sobre a Embrapii
A Embrapii atua a partir de contrato assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tendo o Ministério da Educação (MEC) como interveniente. Esses órgãos federais dividem a responsabilidade do financiamento da Associação. Segundo o site da Embrapii, até maio de 2020, foram 932 projetos apoiados e mais de 1,4 bilhão investido em projetos de PD&I, que resultaram em 317 pedidos de propriedade intelectual.

A Embrapii possuía 44 unidades no Brasil até maio, sediadas em instituições de pesquisa, universidades e outros órgãos. Com o resultado da chamada pública 01/2020, mais 11 instituições passam a integrar essa rede, entre elas a UFLA.

Uma das bases mais importantes da Embrapii para o credenciamento de unidades da Agência UFLA de Inovação, Geotecnologia e Sistemas Inteligentes é ilustrada a seguir.

Contexto do credenciamento Embrapii. Fonte: apresentação Embrapii de 28/05

Sobre a Zetta UFLA
A Zetta é uma das quatro agências de inovação da UFLA, está ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e será o polo Embrapii na Universidade. O objetivo da agência é potencializar o conhecimento gerado pelos pesquisadores da UFLA, transformando-os em produtos inovadores para a sociedade, gerando, assim, frutos que ultrapassam os limites da pesquisa e alcançam a iniciativa privada e o mercado da indústria nacional. Está localizada no prédio 2 do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), com acesso pela Avenida Norte. Saiba mais sobre a Zetta.

da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...