Pular para o conteúdo principal

UFLA TEM SUA PRIMEIRA UNIDADE DA EMBRAPII

Empresas já podem acionar os serviços de PD&I
A unidade da UFLA que formulou e submeteu o projeto foi a Agência de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio (Zetta)

Na segunda-feira, 25, foi divulgado o resultado da chamada pública 01/2020 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para credenciamento de universidades federais. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi uma das onze instituições que tiveram projetos selecionados. 

A UFLA passa a ter um polo de inovação da Embrapii, especificamente para desenvolver sistemas inteligentes em geotecnologia e agronegócio, o que inclui as linhas de “Sistemas Inteligentes na Produção Animal e Vegetal” e “Inteligência Computacional em Geotecnologias e Processamento de Dados”. Os projetos estarão vinculadas à Agência UFLA de Inovação, Geotecnologia e Sistemas Inteligentes (Zetta).

A Embrapii é uma organização social que, desde 2013, está qualificada pelo poder público federal para apoiar instituições de pesquisa no desenvolvimento de inovações que atendam a demandas apresentadas pela indústria brasileira. Isso estimula a força competitiva das empresas no mercado interno e externo. 

A Embrapii subsidia 32,2% do custo dos projetos propostos pelas empresas e a instituição de pesquisa responsabiliza-se por outros 18,3% como contrapartida. Assim, a empresa investe 49,5% dos recursos necessários.

As empresas que tenham necessidade de desenvolvimentos tecnológicos, ou mesmo pesquisadores da UFLA que já estejam em contato com empresas nessa situação, podem conhecer a atuação da Embrapii na UFLA solicitando informações pelo e-mail reitoria@ufla.br. Os projetos das empresas podem ser apresentados em fluxo contínuo, não sendo necessário aguardar editais. A negociação e contratação também pode ser feita diretamente na Unidade Embrapii da UFLA.

Processo de formação de programa de formação discente para PD&I aplicada Créditos: apresentação Embrapii

O polo da Embrapii na UFLA estimulará soluções desenvolvidas na universidade, pelo grupo de professores que compõem o projeto e pelos que vierem a se cadastrar, para que sejam utilizadas pela iniciativa privada e contribuam para o desenvolvimento do País. 

A proposta tem sua força diferencial na pluridisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, já que promove a conexão entre professores e estudantes de diversos departamentos e áreas da UFLA para a obtenção de soluções inovadoras em projetos Embrapii. 

A iniciativa traz benefícios diretos para o ensino e a pesquisa na Universidade, como a oferta do programa de formação discente para PD&I aplicada, além da abertura do mercado de trabalho para estudantes. Outro benefício é que a UFLA passa a integrar a rede de 55 entidades apoiadas pela Embrapii, o que proporcionará o compartilhamento de boas práticas e é estratégico para o desenvolvimento da Instituição.

A unidade da UFLA que formulou e submeteu o projeto foi a Agência de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio (Zetta), ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). Essa estrutura reúne, atualmente, 19 professores, de dez departamentos diferentes, o que possibilita o desenvolvimento de inovações de forma multidisciplinar, com soluções criativas e integradas. A coordenação é feita pelo professor José Roberto Soares Scolforo.

Para a equipe da Zetta UFLA, há uma grande vantagem competitiva em se trabalhar com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para o mercado Agro. Empresas estrangeiras, em geral, possuem tecnologias aplicáveis para a agricultura de clima temperado, e em clima tropical há demanda por tecnologias específicas. Por isso, as startups AgTech internacionais têm muitas dificuldades para ingressar no Brasil. 

O projeto apresentado pela equipe também foca sua justificativa na necessidade de busca de soluções sustentáveis para o planeta, que permitam às empresas investir em produtividade, sem deixar de considerar a necessidade de preservação do meio ambiente. Esse direcionamento está em sintonia com o reconhecimento internacional que a UFLA possui, pelo compromisso com a sustentabilidade (UI GreenMetric World University Ranking).

Mais sobre a Embrapii
A Embrapii atua a partir de contrato assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tendo o Ministério da Educação (MEC) como interveniente. Esses órgãos federais dividem a responsabilidade do financiamento da Associação. Segundo o site da Embrapii, até maio de 2020, foram 932 projetos apoiados e mais de 1,4 bilhão investido em projetos de PD&I, que resultaram em 317 pedidos de propriedade intelectual.

A Embrapii possuía 44 unidades no Brasil até maio, sediadas em instituições de pesquisa, universidades e outros órgãos. Com o resultado da chamada pública 01/2020, mais 11 instituições passam a integrar essa rede, entre elas a UFLA.

Uma das bases mais importantes da Embrapii para o credenciamento de unidades da Agência UFLA de Inovação, Geotecnologia e Sistemas Inteligentes é ilustrada a seguir.

Contexto do credenciamento Embrapii. Fonte: apresentação Embrapii de 28/05

Sobre a Zetta UFLA
A Zetta é uma das quatro agências de inovação da UFLA, está ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e será o polo Embrapii na Universidade. O objetivo da agência é potencializar o conhecimento gerado pelos pesquisadores da UFLA, transformando-os em produtos inovadores para a sociedade, gerando, assim, frutos que ultrapassam os limites da pesquisa e alcançam a iniciativa privada e o mercado da indústria nacional. Está localizada no prédio 2 do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), com acesso pela Avenida Norte. Saiba mais sobre a Zetta.

da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho