Pular para o conteúdo principal

VENTILADOR PULMONAR DESENVOLVIDO NO INATEL GANHA O MERCADO COM INVESTIMENTO DA EMBRAPII


Um sistema de ventilação mecânica controlado por plataforma eletrônica desenvolvido por alunos e professores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, foi transferido para a indústria e ganhará o mercado em breve com financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), responsável por apoiar a inovação no Brasil. 

A parceria para a produção será entre o Inatel e a Ventrix, empresa de equipamentos eletromédicos, também sediada em Santa Rita do Sapucaí.

O protótipo de um dos equipamentos mais necessários para o atendimento a pacientes graves de Covid-19 foi desenvolvido na instituição de ensino e pesquisa em poucas semanas com a utilização de componentes nacionais. 

“O diferencial do projeto do Inatel é o sistema de pressurização digital que deixa o controle de gases mais preciso e sem a utilização de ambu, que é um balão usado em emergência, mas que não atende todos os casos de insuficiência respiratória, de acordo com médicos especialistas”, explica o professor e coordenador da equipe voluntária que desenvolveu o protótipo, Filipe Bueno Vilela.

O projeto foi apresentado para os Ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Economia e Saúde. 

“Desde o início da pandemia, colocamos à disposição do governo federal nossa competência e especialização como Instituição de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de soluções necessárias para esse momento, contribuindo com a nossa sociedade”, afirma o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins.

O ministro do MCTIC, Marcos Pontes, tem ressaltado a importância da ciência, tecnologia e inovação no combate ao Covid-19. “A ciência é a única arma que temos que pode atacar diretamente a causa do problema, que é o vírus”, afirma. O MCTIC e suas entidades vinculadas, como a EMBRAPII, têm atuado no incentivo à pesquisa em áreas estratégicas prioritárias no combate à pandemia.

A parceria firmada entre o Inatel e a Ventrix, com financiamento da EMBRAPII, prevê que 50 unidades do equipamento sejam produzidas em 90 dias. Depois, a produção pode passar para até cem unidades diárias do ventilador. 

“A Ventrix, nasceu com foco na inovação de produtos e sistemas para saúde humana. Desde o seu início, utiliza as melhores tecnologias para promover o acesso à saúde e trouxe novos conceitos de monitorização, diagnóstico e tratamento de pacientes. Dentro desta visão, a parceria com o Inatel, uma instituição renomada que sempre prezou pela ciência, tecnologia e inovação, muito nos honrou, possibilitando a chance de trabalharmos juntos para que a sociedade possa enfrentar com mais segurança este momento que atravessamos, contando com uma tecnologia desenvolvida em nosso País”, afirma Roberto Castro Júnior, diretor da Ventrix.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.