Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO DA CÂMARA DE ITAJUBÁ AMPLIA DEBATE E RECEBE REPRESENTANTES DE TRANSPORTE POR APLICATIVOS


Na última quinta-feira, 4, a ‘Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Política Urbana’ da Câmara Municipal de Itajubá realizou a sua 6ª reunião e trouxe para o debate em Plenário o Projeto de Lei n° 4449/2020 que prevê a permissão do uso de carros fabricados a partir do ano de 2010 pelos motoristas de aplicativos das empresas de Itajubá, no Sul de Minas.

A comissão foi representada pelos vereadores Sargento Pereira do Proerd e Fabrício da Farmácia que receberam os representantes da GoVip Dayvis de Carvalho Chiaradia, da ItaCar Waldecir Miller Candido, da Garupa Jeferson Rodrigues Silva e da GoCar Aloísio dos Santos. O vereador Renato Moraes, autor do projeto também compareceu à reunião para explanar a sua opinião a respeito do assunto.

No fim do ano passado entrou em vigência a Lei n° 3.342/2019, que regulamentou os serviços de transporte oferecidos por meio de aplicativos de internet. 

Essa lei determina que para oferecer transporte por aplicativo é necessário que o automóvel se enquadre em alguns requisitos, sendo um deles a idade máxima de 8 anos. A proposta do Projeto de Lei n° 4449 é de alterar essa condição para que os motoristas possam operar com veículos de 10 anos a contar do ano subsequente de sua fabricação.

Os representantes das empresas dos aplicativos são a favor da alteração. Segundo eles, para se trabalhar pela Uber, que é referência nesse tipo de serviço, o carro pode ter 10 anos e, além disso, a atual vigência de 8 anos tem contribuído para o aumento de veículos clandestinos e, com isso, os riscos ao usuário.

No momento o projeto de lei encontra-se sobrestado para melhores estudos podendo retornar ao trâmite normal a qualquer momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...