quarta-feira, 3 de junho de 2020

COVID-19: INDÚSTRIA FLORESTAL MINEIRA SE UNE PARA DAR SUPORTE ÀS COMUNIDADES LOCAIS

Doação de equipamentos, máscaras, produtos de limpeza e aquisição de testes rápidos para beneficiar comunidades onde atuam estão entre as principais iniciativas das empresas do setor
 Gerdau doa 37 mil itens de proteção para secretarias de saúde em Minas

 30 municípios mineiros foram beneficiados com pulverizadores doados pela Cenibra


Cientes da importância de agirem para minimizar os impactos da Covid-19, especialmente nas comunidades em que atuam, as indústrias de base florestal de Minas Gerais se mobilizaram para fazer o bem durante a pandemia. Grandes empresas, que tem a responsabilidade social como pilar, doaram, nos últimos meses, equipamentos hospitalares, máscaras, álcool em gel, testes rápidos, ventiladores pulmonares e produtos de limpeza para hospitais, instituições e órgãos públicos.

De acordo com a Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), o setor florestal fornece insumos essenciais à sobrevivência humana, principalmente em tempos de pandemia. Abastecidas pelo carvão-vegetal, as siderúrgicas produzem o aço utilizado na fabricação de máquinas, equipamentos hospitalares, veículos e instrumentos cirúrgicos. 

A celulose, por sua vez, está presente nas máscaras de proteção, fraldas descartáveis, papel-higiênico, papéis absorventes, receituários e até mesmo em cápsulas de medicamentos e curativos. Essas e muitas outras matérias-primas provenientes das florestas plantadas têm sido aliadas importantes na preservação de vidas. 

“Seja por fornecer bens garantidores do suporte médico/hospitalar, seja por colocar em prática medidas eficazes de enfrentamento ao novo coronavírus, com o apoio às autoridades públicas, a indústria florestal mineira tem evidenciado seu papel como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico do nosso Estado”, disse a presidente da AMIF, Adriana Maugeri.

Principais iniciativas das empresas
Produtora integrada de aço inox, elétrico e carbono especial, a Aperam lançou um projeto solidário com o objetivo de minimizar os impactos sociais causados pelo novo Coronavírus nas regiões de atuação da empresa, no Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha. 

O projeto, que recebeu o nome de “Aperam Bem Maior”, tem como objetivo destinar recursos para atender as necessidades emergenciais da comunidade, e já possibilitou recuperação de respiradores mecânicos, doação de mais de 10 toneladas de alimentos, materiais de higiene e assepsia, termômetros digitais e luvas e tambem a doação de duas mil máscaras confeccionadas por costureiras voluntárias do Vale do Aço.

Já a produtora de aço ArcelorMittal arrecadou, por meio da Fundação ArcelorMittal, mais de R$ 2,4 milhões que serão destinados para instituições sociais de 11 estados e do Distrito Federal. Uma das instituições apoiadas é o Hospital Misericórdia de Santos Dumont, na Zona da Mata de Minas Gerais. A Santa Casa de Bom Despacho, no Centro-Oeste do estado, também recebeu recursos da campanha. 

A Gerdau doou, no início de maio, 37 mil itens de proteção que ficarão à disposição das instituições de saúde, por meio de doações feitas às secretarias de saúde do Estado. A empresa também investiu na ampliação dos leitos ou compra de insumos essenciais em hospitais de Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Divinópolis.

A Suzano, produtora de papel e celulosa, juntamente com a Positivo Tecnologia, a Klabin e a Flextronics, se uniu à Magnamed, maior fabricante de respiradores pulmonares do Brasil, para entregar 6,5 mil respiradores para o Ministério da Saúde até agosto de 2020.

A Ligas de Alumínio S.A. (Liasa) e a MINASLIGAS doaram Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a diretoria da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, localizada em Pirapora, Minas Gerais. Toucas, aventais, protetores faciais, caixas de luvas cirúrgicas, óculos de proteção e álcool em gel foram alguns dos itens doados pelas empresas.

A CENIBRA por sua vez, tem doado centenas de frascos de álcool em gel (70%) para hospitais e entidades filantrópicas dos municípios em que atua. Além disso, 30 municípios mineiros foram beneficiados com pulverizadores doados pela empresa para ajudar na desinfecção de espaços públicos e unidades de saúde.

A Duratex, por meio das marcas Deca e Hydra, doou todas as Louças e Metais sanitários para a construção dos hospitais de campanha do Pacaembu e do Anhembi juntos à Prefeitura de São Paulo.

A Vallourec está doando materiais a 13 instituições de saúde para colaborar com a infraestrutura de atendimento à população nos locais onde está presente. Esses recursos, voltados para a proteção dos profissionais de saúde e dos pacientes, permitirão a manutenção da assistência aos casos suspeitos de Covid-19 e o funcionamento de unidades de saúde.

Em parceria com a Usina Coruripe, a Norflor doou 10 mil litros de álcool 70% aos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho, Josenópolis, Botumirim, Cristália e Januária.

Para ajudar as famílias a aproveitarem melhor o tempo em casa, tornando a quarentena mais leve e divertida, a Faber-Castell disponibilizou cursos online gratuitos. Ao todo, são 17 opções, que tratam de temas como desenho, lettering, narrativa, composição e desenvolvimento de personagens. 

O setor florestal em Minas
Em Minas Gerais, a área cultivada de florestas plantadas já ultrapassou a marca de dois milhões de hectares, reforçando a posição do estado como maior detentor do plantio de florestas do país. Estas florestas são cultivadas para a produção renovável de madeira, que abastece o mercado produtor de painéis, pisos laminados, carvão vegetal, lápis, celulose, madeira tratada, serrada, entre outros produtos madeireiros. Juntas, as 22 empresas associadas da AMIF somam quase um milhão de hectares de plantios florestais.

Nenhum comentário: