Pular para o conteúdo principal

ESTUDOS ESTATÍSTICOS DESENVOLVIDOS NA UNIFAL-MG POSSIBILITAM ACOMPANHAR PROPAGAÇÃO DA COVID-19

Em breve, gestores poderão identificar onde começa a doença, por onde se dissemina e a que velocidade

Entre as diversas ações que vêm sendo desenvolvidas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) no enfrentamento à Covid-19, mais um estudo se destaca como ferramenta para que a população e gestores possam acompanhar e compreender a proliferação do vírus.

O estudo é uma iniciativa do professor Deive Ciro de Oliveira, da área de Estatística, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, em parceria com os colegas Renato Lima, Thelma Sáfadi e Jorge Garcia Filho, da UFLA, e também com Elias Medeiros, da UFMS.

Professor Deive Oliveira explica do que se trata esse trabalho de dispersão do espaço temporal. “São estudos estatísticos de espaço e tempo que têm o objetivo de avaliar como varia um indicador – neste trabalho, dados sobre Covid-19 -, ao longo do tempo em diversas referências espaciais – neste trabalho, municípios”, esclarece.

A realização do estudo, segundo o pesquisador, tem duas propostas: uma, descritiva, em que se realiza o cálculo de indicadores e a produção de informações visuais, em vídeos, para descrever a proliferação da doença. A outra é a modelagem, a qual possibilita estudar como a doença se propaga ao longo do tempo no estado de Minas Gerais, o que será útil para atual enfrentamento e para epidemias futuras.

Imagem da tela gerada no vídeo da progressão dos casos de Covid-19 em Minas

Para desenvolver a pesquisa, professor Deive Oliveira conta que são utilizados dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os quais são atualizados diariamente. As bases de dados das secretarias são programadas por scripts usando um software de linguagem R e algumas ferramentas de geração de vídeos a partir de frames. “A partir dos dados padronizados podemos produzir gráficos espacias para cada momento no tempo, com uma foto ou com o frame, como é chamado. A partir dos frames são produzidos os vídeos”, detalha.

De acordo com o pesquisador, os mapas gerados apontam cores que refletem a variação do indicador em cada região. “Na medida em que uma região escurece há o aumento do indicador, seja em números diários ou totais de casos, como exemplo casos/100.000 habitantes e óbitos/100.000 habitantes”, descreve.

O pesquisador informa que neste primeiro momento, os vídeos contribuem para que a população possa acompanhar a progressão da doença no estado. “A análise descritiva dos vídeos é uma forma simples e eficaz de ilustrar a progressão da doença ao longo do estado para o público em geral. Assim é uma forma adicional de esclarecer à sociedade sobre as medidas tomadas pelo poder público”, diz.

Segundo o professor, em breve, a modelagem e análise inferencial também ajudará a entender o processo de disseminação da doença. “Estas informações de onde começa a doença, por onde se dissemina e a que velocidade poderão subsidiar o poder público no enfrentamento de epidemias de características similares”, ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...