Pular para o conteúdo principal

FAPEMIG LANÇA VITRINE TECNOLÓGICA E INCLUI CINCO DEPÓSITOS DE PATENTES DA UNIFAL-MG

Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas

Projetos de tecnologia e inovação desenvolvidos na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) foram selecionados para integrar a Vitrine Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que tem como objetivo apresentar tecnologias produzidas por pesquisadores mineiros que podem ser exploradas comercialmente por empresas. 

A plataforma, lançada em 4 de junho, já possui mais de 100 oportunidades cadastradas, sendo que cinco depósitos de patente da universidade estão publicados no site.

De acordo com a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, professora Izabella Carneiro Bastos, a iniciativa é uma ótima oportunidade para dar visibilidade aos projetos da UNIFAL-MG.

“A Agência de Inovação e Empreendedorismo já possui uma vitrine tecnológica dos depósitos de patentes da nossa universidade em sua página, porém a FAPEMIG pode proporcionar um maior dimensionamento, possibilitando maiores chances de parcerias com o setor industrial”, afirmou a docente que atua no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).

A ideia surgiu devido à falta de canais que apresentem às empresas o conhecimento gerado nas universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais. 

Segundo a notícia publicada no site da FAPEMIG, o objetivo é criar oportunidades para as empresas e colocar essas tecnologias no mercado por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos ou negócios: “todas elas já possuem requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou no exterior. Ou seja, já possuem patente, registro de software ou de desenho industrial, dentre outras modalidades de proteção do conhecimento”.

Tais soluções tecnológicas abarcam vários setores econômicos, como alimentos, agronegócio, mineração, fármacos, energia, automotivo e autopeças, lácteos e café, software e tecnologia da informação. 

As cinco já selecionadas da UNIFAL-MG pela FAPEMIG estão relacionadas à área da saúde, como uma invenção que tem como primeiro objeto produzir um material para regeneração óssea com bioatividade e bioreabsorção superiores às hidroxiapatitas mais utilizadas em aplicações clínicas para preenchimento ou enxerto ósseo. 

A tecnologia desenvolvida por pesquisadores da UNIFAL-MG apresenta similaridade composicional ou microestrutural com o osso humano, proporcionando tempo de regeneração óssea inferior a 90 dias e elevando a capacidade de regeneração em defeitos ósseos críticos.

Duas invenções dizem respeito a novos compostos: um para resolver problemas relacionados às doenças neurodegenerativas, que demonstrou possuir importantes propriedades farmacológicas, e o outro aborda o desenvolvimento de novos fármacos inibidores de acetilcolinesterase, com estrutura inovadora, para o tratamento da doença de Alzheimer.

Há ainda a tecnologia de um novo polímero, um material seletivo de obtenção simples, barata e de alto desempenho, com capacidade de eliminar macromoléculas durante o processo de extração em fluídos proteicos, e o desenvolvimento de novos candidatos a fármacos anti-inflamatórios, com propriedades analgésicas, obtidos a partir das flores e folhas da Cassia spectabilis, planta ornamental, de fácil cultivo e muito comum no Brasil.

A expectativa é que as publicações na plataforma aumentem à medida que os Núcleos de Inovação Tecnológica enviarem novas tecnologias para atualização do portfólio. Também estarão disponíveis no espaço as soluções tecnológicas dos inventores independentes (aqueles que não são ligados a uma instituição de pesquisa), mas que são apoiados pela fundação.


da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...