Pular para o conteúdo principal

FAPEMIG LANÇA VITRINE TECNOLÓGICA E INCLUI CINCO DEPÓSITOS DE PATENTES DA UNIFAL-MG

Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas

Projetos de tecnologia e inovação desenvolvidos na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) foram selecionados para integrar a Vitrine Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que tem como objetivo apresentar tecnologias produzidas por pesquisadores mineiros que podem ser exploradas comercialmente por empresas. 

A plataforma, lançada em 4 de junho, já possui mais de 100 oportunidades cadastradas, sendo que cinco depósitos de patente da universidade estão publicados no site.

De acordo com a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, professora Izabella Carneiro Bastos, a iniciativa é uma ótima oportunidade para dar visibilidade aos projetos da UNIFAL-MG.

“A Agência de Inovação e Empreendedorismo já possui uma vitrine tecnológica dos depósitos de patentes da nossa universidade em sua página, porém a FAPEMIG pode proporcionar um maior dimensionamento, possibilitando maiores chances de parcerias com o setor industrial”, afirmou a docente que atua no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).

A ideia surgiu devido à falta de canais que apresentem às empresas o conhecimento gerado nas universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais. 

Segundo a notícia publicada no site da FAPEMIG, o objetivo é criar oportunidades para as empresas e colocar essas tecnologias no mercado por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos ou negócios: “todas elas já possuem requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou no exterior. Ou seja, já possuem patente, registro de software ou de desenho industrial, dentre outras modalidades de proteção do conhecimento”.

Tais soluções tecnológicas abarcam vários setores econômicos, como alimentos, agronegócio, mineração, fármacos, energia, automotivo e autopeças, lácteos e café, software e tecnologia da informação. 

As cinco já selecionadas da UNIFAL-MG pela FAPEMIG estão relacionadas à área da saúde, como uma invenção que tem como primeiro objeto produzir um material para regeneração óssea com bioatividade e bioreabsorção superiores às hidroxiapatitas mais utilizadas em aplicações clínicas para preenchimento ou enxerto ósseo. 

A tecnologia desenvolvida por pesquisadores da UNIFAL-MG apresenta similaridade composicional ou microestrutural com o osso humano, proporcionando tempo de regeneração óssea inferior a 90 dias e elevando a capacidade de regeneração em defeitos ósseos críticos.

Duas invenções dizem respeito a novos compostos: um para resolver problemas relacionados às doenças neurodegenerativas, que demonstrou possuir importantes propriedades farmacológicas, e o outro aborda o desenvolvimento de novos fármacos inibidores de acetilcolinesterase, com estrutura inovadora, para o tratamento da doença de Alzheimer.

Há ainda a tecnologia de um novo polímero, um material seletivo de obtenção simples, barata e de alto desempenho, com capacidade de eliminar macromoléculas durante o processo de extração em fluídos proteicos, e o desenvolvimento de novos candidatos a fármacos anti-inflamatórios, com propriedades analgésicas, obtidos a partir das flores e folhas da Cassia spectabilis, planta ornamental, de fácil cultivo e muito comum no Brasil.

A expectativa é que as publicações na plataforma aumentem à medida que os Núcleos de Inovação Tecnológica enviarem novas tecnologias para atualização do portfólio. Também estarão disponíveis no espaço as soluções tecnológicas dos inventores independentes (aqueles que não são ligados a uma instituição de pesquisa), mas que são apoiados pela fundação.


da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...