Pular para o conteúdo principal

PROJETO DO IFSULDEMINAS IRÁ DESENVOLVER TECNOLOGIAS DE COMBATE À COVID-19 NO SUL DE MINAS

Para auxiliar no enfrentamento da Covid-19 em hospitais da região, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do Campus Poços de Caldas, irá desenvolver tecnologias em prol dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. 

Entre as ações, está o desenvolvimento de autoclaves de ozônio, para descontaminação de equipamentos de proteção individual (EPI’s); rodos de luz ultravioleta (UV-C) e robôs UV-C autônomos e com inteligência artificial, para descontaminação de pisos hospitalares.

O projeto com a iniciativa do IF, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), acaba de ser aprovado pelo Edital 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que disponibilizará um recurso de R$ 259.825,41 para as ações. 

Intitulado "Desenvolvimento de tecnologias para descontaminação de ambientes e equipamentos de proteção individual como auxílio ao combate da Covid-19 no Sul de Minas", o projeto do IFSULDEMINAS foi aprovado em 10º lugar entre 96 outras ideias de Institutos Federais e CEFET's de todo o Brasil.

Com duração de quatro meses, o projeto será desenvolvido de junho a setembro de 2020. As atividades já começaram através da realização de estudos prévios e da aquisição de equipamentos e materiais. A equipe responsável pelo projeto é coordenada pelo professor Humberto Vargas Duque, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, e formada pelos docentes: Douglas Donizeti de Castilho Braz (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas); Juliano de Souza Caliari (IFSULDEMINAS - Campus Passos); João Francisco Malachias Marques (IFSULDEMINAS - Campus Três Corações); Rafael Felipe Coelho Neves (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas); Rodrigo Lício Ortolan (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas); Manoel Gustavo Petrucelli Homem (Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR/SP) e pelo pesquisador Bruno Pereira de Oliveira (Instituto de Física de São Carlos da USP - IFSC). 

Entre outros voluntários, a execução do projeto contará ainda com a participação 05 Bolsistas de Apoio Técnico e 06 bolsistas de Iniciação Científica, que serão contratados.

As ações
Como forma de contribuir com a segurança dos agentes de saúde e dos ambientes de assistência e atendimento dedicados à Covid-19 no Sul de Minas, o projeto do IFSULDEMINAS irá desenvolver tecnologias em dois eixos: descontaminação de EPI’s e descontaminação de ambientes hospitalares. Serão produzidos e disponibilizados, a hospitais da região, 02 autoclaves para descontaminação de EPI’s sensíveis a agentes químicos úmidos e altas temperaturas, 40 rodos UV-C e 40 robôs UV-C autônomos (30 robôs autônomos e 10 autônomos com inteligência artificial), para descontaminação de pisos hospitalares.


O mecanismo de funcionamento das autoclaves envolve uma combinação de gás ozônio (O3) e vácuo, combinação capaz de descontaminar os EPI’s. Já os rodos e robôs utilizarão a luz ultravioleta na região de 200-300nm, conhecida como UV-C, para eliminar uma possível incidência do novo coronavírus nos pisos hospitalares. As autoclaves e os rodos serão baseados nos modelos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa em Ótica e Fotônica (CEPOF) do Instituto de Física de São Carlos da USP (IFSC).

“Com estes produtos, espera-se impactar positivamente na diminuição de casos de infecção pelo novo coronavírus nos serviços de saúde e otimizar o uso das máscaras pelo processo de descontaminação, contribuindo para suprir a falta de oferta de EPI´s no mercado e para a redução dos custos com as compras desses materiais. Tais ações irão interferir diretamente na garantia de mais segurança para os profissionais de saúde, bem como para os procedimentos por eles realizados, além de possibilitar maior economicidade, com a consequente diminuição dos gastos”, destacou o coordenador do projeto, o professor Humberto Duque.


Com as autoclaves, serão montadas centrais de descontaminação de EPI’s nos campi do IFSULDEMINAS nas cidades de Poços de Caldas e Passos. Cada central terá capacidade para descontaminar, a cada duas horas, de 800 a 1000 máscaras N95, também chamadas de respiradores descartáveis de máscara facial (RDMF). 

A alta capacidade de descontaminação por parte dessas autoclaves poderá ajudar não só na descontaminação de máscaras, mas também de orotraqueais e tubos de respiradores mecânicos, instrumentação cirúrgica, tubos, jalecos, gorros, pastas, podendo atender organizações da segurança pública, que têm enfrentado a falta de máscaras, e organizações de atendimento ao público em geral.

Os rodos de descontaminação UVC e os robôs autônomos serão entregues aos hospitais e unidades de atendimento de Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Três Corações. A meta é que os rodos fiquem prontos para serem distribuídos já na segunda semana de junho. 

Os robôs e as autoclaves, por sua vez, deverão ser disponibilizados a partir de julho. As ações beneficiarão os hospitais que atualmente atendem os casos de Covid-19 na região, como a Santa Casa e Hospital de Campanha de Poços de Caldas, o Hospital Samuel Libânio de Pouso Alegre, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Campanha de Passos, o Hospital São Sebastião e de Campanha de Três Corações.

Cenário nacional
Com o projeto, o IFSULDEMINAS acaba de dar mais um passo no auxílio aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19. As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), também conhecidas como infecções hospitalares, representam um grave problema de saúde pública mundial. 

No Brasil, estima-se que a prevalência de IRAS seja de 15% nos hospitais, o que decorre da associação entre os procedimentos realizados com às precárias condições de limpeza e desinfecção dos ambientes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o cenário piorou. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no dia 14 de maio, o Brasil tem 31.790 profissionais de saúde infectados com o novo coronavírus. 

O número de trabalhadores com suspeita da Covid-19 já chega a 199.768. De acordo com o professor Humberto, “o cenário de infecção acentuada de profissionais da saúde é causado pela escassez de EPI’s adequados, como as máscaras do tipo N95, sendo os agentes forçados ao reúso destas. Soma-se a isso o problema de infecções cruzadas causadas pelas superfícies e pisos hospitalares”.

da assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE LEI MIRA ROTINA DAS REPÚBLICAS DE LAVRAS E PENALIZA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Festas em imóveis residenciais com cobrança de ingressos serão proibidas. Proposta não foi aberta para discussão com a sociedade local Pressa: Projeto já será votado na próxima reunião da Câmara Municipal Após a maioria dos vereadores da Câmara darem uma Lei Delegada para o prefeito José Cherem (PSD) governar com amplos poderes, sem fazer alarde, agora está em tramitação acelerada naquela Casa Legislativa de Lavras, no Sul de Minas, um projeto de lei que vai atingir em cheio a rotina principalmente das repúblicas da cidade. O Projeto de Lei 06 de 2017, de autoria do vereador Coronel Claret (PSD), trata sobre a perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade. De acordo com o PL, a fonte ou o fato gerador da perturbação do sossego poderá estar localizado no interior do imóvel ou estendendo-se pela calçada ou via pública. As pessoas físicas e jurídicas que causarem perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade e que não atenderem a notificação gerada pelos...

MP DENUNCIA 25 PESSOAS NA SEGUNDA FASE DE OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM CAMPO DO MEIO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Gerais, ofereceu denúncia contra 25 pessoas no âmbito da segunda fase da Operação Reação Adversa. A investigação apurou a prática de crimes relacionados à falsificação de medicamentos veterinários e à posterior comercialização dos produtos em plataformas de comércio eletrônico por uma organização criminosa instalada em Campo do Meio, no Sul de Minas. Nesta segunda fase da operação, os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa e de falsificação, depósito, venda ou exposição à venda de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Dois investigados também foram denunciados pelo crime de ameaça contra um advogado de uma empresa farmacêutica. Segundo as apurações, a organização criminosa era estruturada em rede e composta por 13 núcleos, que atuavam com compartilhamento de informa...

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...