Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO QUE CONTROLA FÁBRICAS É RECONHECIDO NO JAPÃO

Importante Revista Japonesa publica pesquisa de aluna de Engenharia de Controle e Automação do Inatel

A automação industrial tem caminhado de forma acelerada e o Japão é considerado um dos principais representantes da robótica industrial com a mais avançada tecnologia do mundo nessa área. E foi em uma respeitada revista científica japonesa que a aluna do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, Adriene Magalhães e o professor Alexandre Baratella publicaram um artigo em parceria com Tales Cleber Pimenta. 

Nessa época em que o trabalho realizado a distância está em alta, a pesquisa de Adriene iniciou de forma pioneira há três anos um estudo para uma aplicação industrial envolvendo conceitos de Indústria 4.0, com o propósito de unir máquinas inteligentes, análise computacional avançada e trabalho colaborativo entre pessoas conectadas para melhorar a qualidade de vida com acesso as informações em qualquer lugar que se tenha internet.

De acordo com o orientador do trabalho, professor Alexandre Baratella, além do pioneirismo de iniciar a pesquisa ao mesmo tempo em que a Indústria 4.0 consolidava-se no mundo, o mérito também está na escolha pela revista japonesa, que recebe milhares de artigos de todos os continentes para selecionar apenas 15 para publicação mensal. 


“É uma grande conquista para a aluna e para o Instituto, essa publicação de alto impacto leva mais uma vez o nome do Inatel em nível global” reforça o professor e co-autor do artigo. 

A revista ICIC Express Letters, Part B: Applications tem grande repercussão na comunidade científica e a presença do artigo desenvolvido durante a graduação foi um início importante para nova pesquisadora formada no Inatel. 

“Uma das partes mais legais de pesquisas de controle e automação é a possibilidade de realizar experimentos que auxiliarão uma indústria real, utilizando equipamentos reais. Logo, aprendi e coloquei em prática! Também aprimorei minha escrita científica para a elaboração do artigo no meio do caminho” comemora a aluna de Engenharia de Controle e Automação do Instituto.

A tecnologia de produção dos robôs industriais japoneses já atinge níveis muito avançados, o país do Sol Nascente concentra 52% da oferta global da produção de automação fabril e por lá já são projetados robôs para trabalharem ao lado de humanos, por este motivo é tão relevante ter uma pesquisa de Engenharia de Controle e Automação reconhecida no país considerado berço da robótica.

O aplicativo apresentado no trabalho faz a leitura de um sensor de temperatura e monitora uma planta industrial (localmente e remotamente), controlando um atuador (motor) por meio de conceitos de Indústria 4.0. Sobre os desafios para se alcançar a publicação na disputada revista, Adriene relembra, “foi uma barreira passar o artigo para o inglês, pois existem diferentes formas de se traduzir, passamos três meses somente adaptando ao padrão da revista e mais cinco de muita ansiedade até a publicação, mas no fim tudo deu certo”.

Baratella, orgulha-se do resultado alcançado por sua aluna e orientanda: “o trabalho ficou realmente muito bom, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi validado com nota 100 e contou como publicação de artigo para os professores envolvidos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...