Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO QUE CONTROLA FÁBRICAS É RECONHECIDO NO JAPÃO

Importante Revista Japonesa publica pesquisa de aluna de Engenharia de Controle e Automação do Inatel

A automação industrial tem caminhado de forma acelerada e o Japão é considerado um dos principais representantes da robótica industrial com a mais avançada tecnologia do mundo nessa área. E foi em uma respeitada revista científica japonesa que a aluna do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, Adriene Magalhães e o professor Alexandre Baratella publicaram um artigo em parceria com Tales Cleber Pimenta. 

Nessa época em que o trabalho realizado a distância está em alta, a pesquisa de Adriene iniciou de forma pioneira há três anos um estudo para uma aplicação industrial envolvendo conceitos de Indústria 4.0, com o propósito de unir máquinas inteligentes, análise computacional avançada e trabalho colaborativo entre pessoas conectadas para melhorar a qualidade de vida com acesso as informações em qualquer lugar que se tenha internet.

De acordo com o orientador do trabalho, professor Alexandre Baratella, além do pioneirismo de iniciar a pesquisa ao mesmo tempo em que a Indústria 4.0 consolidava-se no mundo, o mérito também está na escolha pela revista japonesa, que recebe milhares de artigos de todos os continentes para selecionar apenas 15 para publicação mensal. 


“É uma grande conquista para a aluna e para o Instituto, essa publicação de alto impacto leva mais uma vez o nome do Inatel em nível global” reforça o professor e co-autor do artigo. 

A revista ICIC Express Letters, Part B: Applications tem grande repercussão na comunidade científica e a presença do artigo desenvolvido durante a graduação foi um início importante para nova pesquisadora formada no Inatel. 

“Uma das partes mais legais de pesquisas de controle e automação é a possibilidade de realizar experimentos que auxiliarão uma indústria real, utilizando equipamentos reais. Logo, aprendi e coloquei em prática! Também aprimorei minha escrita científica para a elaboração do artigo no meio do caminho” comemora a aluna de Engenharia de Controle e Automação do Instituto.

A tecnologia de produção dos robôs industriais japoneses já atinge níveis muito avançados, o país do Sol Nascente concentra 52% da oferta global da produção de automação fabril e por lá já são projetados robôs para trabalharem ao lado de humanos, por este motivo é tão relevante ter uma pesquisa de Engenharia de Controle e Automação reconhecida no país considerado berço da robótica.

O aplicativo apresentado no trabalho faz a leitura de um sensor de temperatura e monitora uma planta industrial (localmente e remotamente), controlando um atuador (motor) por meio de conceitos de Indústria 4.0. Sobre os desafios para se alcançar a publicação na disputada revista, Adriene relembra, “foi uma barreira passar o artigo para o inglês, pois existem diferentes formas de se traduzir, passamos três meses somente adaptando ao padrão da revista e mais cinco de muita ansiedade até a publicação, mas no fim tudo deu certo”.

Baratella, orgulha-se do resultado alcançado por sua aluna e orientanda: “o trabalho ficou realmente muito bom, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi validado com nota 100 e contou como publicação de artigo para os professores envolvidos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...