Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO QUE CONTROLA FÁBRICAS É RECONHECIDO NO JAPÃO

Importante Revista Japonesa publica pesquisa de aluna de Engenharia de Controle e Automação do Inatel

A automação industrial tem caminhado de forma acelerada e o Japão é considerado um dos principais representantes da robótica industrial com a mais avançada tecnologia do mundo nessa área. E foi em uma respeitada revista científica japonesa que a aluna do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, Adriene Magalhães e o professor Alexandre Baratella publicaram um artigo em parceria com Tales Cleber Pimenta. 

Nessa época em que o trabalho realizado a distância está em alta, a pesquisa de Adriene iniciou de forma pioneira há três anos um estudo para uma aplicação industrial envolvendo conceitos de Indústria 4.0, com o propósito de unir máquinas inteligentes, análise computacional avançada e trabalho colaborativo entre pessoas conectadas para melhorar a qualidade de vida com acesso as informações em qualquer lugar que se tenha internet.

De acordo com o orientador do trabalho, professor Alexandre Baratella, além do pioneirismo de iniciar a pesquisa ao mesmo tempo em que a Indústria 4.0 consolidava-se no mundo, o mérito também está na escolha pela revista japonesa, que recebe milhares de artigos de todos os continentes para selecionar apenas 15 para publicação mensal. 


“É uma grande conquista para a aluna e para o Instituto, essa publicação de alto impacto leva mais uma vez o nome do Inatel em nível global” reforça o professor e co-autor do artigo. 

A revista ICIC Express Letters, Part B: Applications tem grande repercussão na comunidade científica e a presença do artigo desenvolvido durante a graduação foi um início importante para nova pesquisadora formada no Inatel. 

“Uma das partes mais legais de pesquisas de controle e automação é a possibilidade de realizar experimentos que auxiliarão uma indústria real, utilizando equipamentos reais. Logo, aprendi e coloquei em prática! Também aprimorei minha escrita científica para a elaboração do artigo no meio do caminho” comemora a aluna de Engenharia de Controle e Automação do Instituto.

A tecnologia de produção dos robôs industriais japoneses já atinge níveis muito avançados, o país do Sol Nascente concentra 52% da oferta global da produção de automação fabril e por lá já são projetados robôs para trabalharem ao lado de humanos, por este motivo é tão relevante ter uma pesquisa de Engenharia de Controle e Automação reconhecida no país considerado berço da robótica.

O aplicativo apresentado no trabalho faz a leitura de um sensor de temperatura e monitora uma planta industrial (localmente e remotamente), controlando um atuador (motor) por meio de conceitos de Indústria 4.0. Sobre os desafios para se alcançar a publicação na disputada revista, Adriene relembra, “foi uma barreira passar o artigo para o inglês, pois existem diferentes formas de se traduzir, passamos três meses somente adaptando ao padrão da revista e mais cinco de muita ansiedade até a publicação, mas no fim tudo deu certo”.

Baratella, orgulha-se do resultado alcançado por sua aluna e orientanda: “o trabalho ficou realmente muito bom, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi validado com nota 100 e contou como publicação de artigo para os professores envolvidos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...