Pular para o conteúdo principal

CESUL LAB DESENVOLVE DIAGNÓSTICO DE INOVAÇÃO VOLTADA A ALAVANCAR EMPRESAS DA REGIÃO


No mês de março o Grupo Unis inaugurou em Varginha, no Sul de Minas, o Cesul Lab, um hub de inovação que tem como propósito reunir empresas consolidadas e startups que possam interagir, resolvendo problemas comuns e partilhando soluções. 

Nesses tempos de pandemia e mudanças rápidas a equipe do Cesul Lab entendeu que muitas empresas têm uma necessidade grande de mudanças, e que essas mudanças precisam ser muito efetivas e atender as necessidades do mercado. 

“Quando criamos o Cesul Lab nós pensamos em como usar a inovação aberta para atender as necessidades das empresas, que precisam mudar, se transformar e ao mesmo tempo se manter vivas no mercado atual. Através de uma pesquisa internacional conseguimos compreender os fatores de sucesso das empresas que mais cresceram nos últimos 10 anos, especialmente na área de inovação e tecnologia”, comentou o Innovation Researcher no Cesul Lab, Vilson Martins Filho.

A partir desses estudos o time do Cesul Lab desenvolveu um diagnóstico de inovação, o Horizonte H. “Através do Horizonte H nós iremos conduzir empresas a iniciarem projetos de inovação com as forças que elas já possuem, além de desenvolverem capacidades internas e externas voltadas à futuros projetos de inovação”, explicou Vilson.

O desenvolvimento de projetos de inovação e capacitação, fazem com que a empresa evite o famoso ‘vale da morte’ ou a imunidade corporativa, que é a resistência natural das organizações a novos negócios ou novas ideias em termos de inovação. 

“O Horizonte H faz um acompanhamento dos líderes de inovação das empresas, trabalha com mentores e ao mesmo tempo faz um diagnóstico com os colaboradores da empresa. Isso nos dá uma dimensão precisa de quanto a empresa precisa capacitar seus colaboradores e mudar seus processos para adotar um ecossistema de inovação aberta”, destacou Vilson.

A grande vantagem e diferencial do Horizonte H é entender a realidade das empresas e conduzi-las a um cenário novo, onde a própria empresa constrói o seu horizonte de inovação. “A partir do Horizonte H nós criamos trilhas de capacitação e mentoria dos colaboradores das empresas para o universo de intra-empreendedorismo, inovação e conexão com empresas, startups e investidores”, concluiu Vilson.

O Horizonte H estará pronto para ser utilizado por qualquer empresa em breve, de forma 100% online, sendo acessível em todo o Brasil, e talvez no mundo. No momento está disponível apenas para empresas que fazem parte do ecossistema de inovação aberta do Cesul Lab.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.