Pular para o conteúdo principal

HENRIQUE ABI-ACKEL TORRES É O NOVO DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS

Doutor em Direito Penal e Processual pela Universidade de Sevilha, novo membro atuou como advogado e professor
O presidente Nelson Missias, a mãe do novo desembargador, Eliane Abi-Ackel e o avô e ex-ministro Ibrahim Abi-Ackel colocam o Colar do Mérito Judiciário em Henrique Abi-Ackel Torres

No último dia 24, foi empossado o novo integrante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o advogado Henrique Abi-Ackel Torres, em vaga do quinto constitucional. A solenidade no auditório do Tribunal Pleno foi conduzida pelo chefe do Judiciário estadual mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais.

Ao dar posse para o novo desembargador, que atuará na 8ª Câmara Criminal, o presidente do TJMG enalteceu a dedicação da família Abi-Ackel à causa pública, especialmente ao ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal, Ibrahim Abi-Ackel, e ao deputado federal, Paulo Abi-Ackel, presentes na cerimônia, e, por fim, o colega.

“Sua juventude, com certeza, virá trazer sangue novo a esta Casa. Mas sua juventude não chega sozinha, evidentemente, caro colega desembargador. Chega acompanhada de um currículo e de uma prática profissional que o fazem altamente merecedor da magistratura superior e lhe garantem todas as condições para aqui desenvolver uma carreira em alto nível”, afirmou.

“Para mim, é um momento emocionante porque, como advogado, sempre tive muita admiração pelo Poder Judiciário. Fui muito feliz na minha profissão e pretendo representá-la com um trabalho digno e sério do primeiro ao último dia na minha carreira como magistrado”, declarou Henrique Abi-Ackel.

Além de doutor em Direito Penal e Processual pela Universidade de Sevilha (2017), defendido com louvor, Henrique Abi-Ackel, de 39 anos, é mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2010), onde também se bacharelou, em 2005, e especialista em Vitimologia pela instituição espanhola, onde também atua como pesquisador e professor convidado.

No magistério, leciona na pós-graduação latu sensu do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC – PUC/MG) e da Faculdade de Direito Milton Campos, na graduação em Direito da Unifenas em BH e é professor visitante do Instituto Hispalense em Política Criminal y Ciencias de la Seguridad (México).

Na Ordem dos Advogados Brasileiros – Seção Minas Gerais (OAB/MG), foi vice-presidente da Comissão de Estudos Permanentes em Compliance, membro da Comissão de Advocacia Criminal e delegado do setor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.

Além da atuação acadêmica, tem livros e artigos publicados na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Empresarial, Societário e Econômico.

O evento respeitou as regras de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool 70%, exigidas pelas autoridades de saúde para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Presenças
A mãe do desembargador Henrique Abi-Ackel acompanhou a cerimônia, prestigiada também por diversas autoridades. Entre elas estiveram o presidente eleito do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; a 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Maria Brasil; a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer.

Compareceram também, representando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o secretário geral do Estado, Mateus Simões; representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, a procuradora-geral de Justiça adjunta, Cássia Virgínia Gontijo; o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB/MG), Raimundo Cândido Júnior; e o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG), Mauri Torres, além de vários desembargadores, amigos e familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...