Pular para o conteúdo principal

NAF DO GRUPO UNIS TEM O MAIOR NÚMERO DE ATENDIMENTOS DO BRASIL PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO


Em 2018 uma parceria inédita entre a Receita Federal e o Grupo Unis deu luz ao NAF, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Instalado no Centro Universitário do Sul de Minas, o Núcleo oferece assistência tributária e fiscal à comunidade de Varginha e região.

Os alunos do curso de Ciências Contábeis do Grupo Unis são responsáveis por conduzirem os atendimentos do NAF, após passarem por capacitações, orientações e acompanhamentos oferecidos pelos professores do curso. 

Agendamento online de atendimentos na Receita Federal, informações e auxílio na regularização de CPF, auxílio na elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda simplificado, e recentemente ajuda a contribuintes com o Auxílio Emergencial do Governo, são alguns dos serviços ofertados pelo NAF.

E após completar dois anos de atendimento, em 2020, o NAF do Centro Universitário do Sul de Minas, pelo segundo ano consecutivo, ficou em primeiro lugar no número de atendimentos em relação a todos os Núcleos do Brasil. 

Com um total de 15.511 atendimentos realizados até o dia 30 de junho, o NAF auxiliou contribuintes em demandas relacionadas, principalmente a: Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, MEI – Micro Empreendedor Individual e Auxílio Emergencial do Governo Federal.

“O NAF está sendo uma experiência incrível, já estou fazendo parte desse projeto há algum tempo, e os desafios são diários, cada dia uma nova situação, novas idéias e projetos agregados ao NAF, dentre todos os desafios propostos pelo nosso professor Dimas, um evento onde fui palestrante em uma escola aqui de Varginha, marcou minha vida profissional. A motivação é constante, e nem mesmo a pandemia nos atrapalhou para que o nosso trabalho fosse feito com excelência, e com todo comprometimento e dedicação, conseguimos pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação com o maior número de atendimentos realizados no Brasil”, relatou o aluno do oitavo período de Ciências Contábeis, e colaborador do NAF, Daniel Filipe da Silva.

O coordenador do NAF e do curso de Ciências Contábeis, professor Dimas Reis, comenta que o Núcleo do Grupo Unis foi pioneiro na adaptação ao contexto da pandemia, que teve impacto direto na dinâmica de trabalho de todos os Núcleos do país. 

“O NAF UNIS foi pioneiro neste momento de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, desenvolvendo uma metodologia apropriada para o atendimento remoto, que integrou todas as unidades dos NAF’s UNIS, em Varginha, Pouso Alegre, Três Pontas e Cataguases. Vale ressaltar que este modelo desenvolvido pelo NAF UNIS serviu de modelo para os mais de 400 NAF’s do Brasil”, destacou.

A superação frente ao contexto da pandemia não foi apenas importante para a prática profissional dos alunos, mas também para uma grande parcela da sociedade que depende da dinâmica facilitadora oferecida pelo NAF. 

“Levar informação aos contribuintes é o principal desafio do NAF UNIS. Mesmo sem atendimento presencial, o desafio foi plenamente alcançado. Conseguimos, com êxito, atender até um contribuinte residente na Austrália que estava com pendência no CPF. Isso pra nós foi muito gratificante”, ressalta o professor Dimas Reis.

“Acredito que boa parte de tudo que o NAF UNIS conquistou, como o número de atendimentos, segue principalmente a maneira como interagimos com os contribuintes. Mesmo durante a pandemia conseguimos manter ativo o contato por meio de atendimento online, ligações, WhatsApp, etc. Durante a pandemia fizemos também uma live, o que nos despertou à importância em dedicar mais atenção às redes sociais, pelo fácil acesso a essas plataformas e possibilidade de aumentar ainda mais nosso precioso contato com os contribuintes. Agradeço imensamente a oportunidade de participar do NAF, que me garante uma quantidade incomparável de experiência prática com relação à minha futura profissão de Contadora. Finalizo agradecendo à Receita Federal pela criação do NAF, e também a todo o suporte do nosso coordenador Dimas, que inclusive sempre deixa claro para nós que o NAF é um projeto muito importante para a comunidade, mas principalmente para a formação de nós estudantes”, concluiu a aluna do sexto período do curso de Ciências Contábeis, e colaboradora do NAF, Karla Gomes Evangelista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.