Pular para o conteúdo principal

PNAES COMPLETA 10 ANOS, COM RESULTADOS QUE REVELAM MAIS IGUALDADE DE OPORTUNIDADES NA UFLA

Restaurante Universitário da UFLA

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) completou 10 anos no último dia 19. Criado com o objetivo de proporcionar igualdade de oportunidades no ensino superior a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, após a implementação do sistema de cotas de ingresso, o programa tem possibilitado avanços na assistência estudantil da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Valter Carvalho, explica que ações de assistência estudantil sempre existiram na UFLA, mas a consolidação de uma política só foi possível com o PNAES. Atualmente, a universidade possui ampla atuação na área, com programas de moradia estudantil, assistência médica e odontológica, alimentação, acessibilidade, esporte e lazer, auxílio-creche, acesso digital, entre outros. Mais de 1.300 estudantes têm acesso aos programas de assistência estudantil de forma prioritária.

Na UFLA, os recursos do PNAES são aplicados principalmente em três frentes: o Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA), a Moradia Estudantil e o Restaurante Universitário (RU).

O PIB/UFLA concede bolsas em projetos relacionados a ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, aliando auxílio financeiro a atividades de formação acadêmica.

A Moradia Estudantil atende cerca de 478 estudantes, contribuindo significativamente com a permanência na Universidade dos estudantes mais vulneráveis de diferentes regiões do País. O RU oferece alimentação a toda a comunidade acadêmica, com subsídio diferenciado para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fornecendo diariamente, nos meses letivos, uma média de 3.900 refeições.

Desempenho acadêmico
As avaliações anuais da aplicação dos recursos do PNAES na UFLA revelam que o programa tem contribuído para a permanência e o sucesso dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Nas avaliações mais recentes (2017, 2018 e 2019), a taxa de desistência ou desligamento de curso é menor entre estudantes beneficiários do PNAES do que entre os não beneficiários:


2017
2018
2019
Beneficiários
7,68%
6,50%
4,12%
Não beneficiários
9,79%
8,47%
11,08%

A diferença entre o Coeficiente de Rendimento Acadêmico médio de beneficiários e não beneficiários do programa só é significativa em 2019, quando o desempenho dos beneficiários supera o de não beneficiários.


2017
2018
2019
Beneficiários
64,58
64,66
69,34
Não beneficiários
64,99
65,05
64,12

Os resultados do PNAES na UFLA mostram que "o programa tem cumprido seu objetivo, que é proporcionar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica a oportunidade de se manterem matriculados nos cursos de graduação da Universidade e concluírem a graduação com sucesso, contribuindo com a mudança de sua realidade, de sua família e de toda a sociedade”, conclui o pró-reitor.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho