Pular para o conteúdo principal

POÇOS DISPONIBILIZA DOSES CONTRA A INFLUENZA PARA TODA A POPULAÇÃO

Mais de 48.500 pessoas foram imunizadas durante a campanha

Esta é uma boa notícia para quem não fazia parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Poços de Caldas, no Sul de Minas, aproximadamente 15 mil doses passam a estar disponíveis a partir desta quarta, 1, para toda a população. 

Trata-se do quantitativo restante da campanha, que começou em março e foi prorrogada duas vezes. Até a última segunda, 29, foram aplicadas no município, 48.520 doses. O público total estimado para a Campanha em Poços, era de 56.869 pessoas, além dos trabalhadores do transporte coletivo e das pessoas com deficiência, grupos que não possuem estimativa prevista. 

“Atingimos a meta geral da campanha com 90,72%, mas a cobertura vacinal entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, adultos a partir dos 55 anos e puérperas, que são as mulheres até 45 dias no pós-parto, ficou abaixo da meta, inclusive estes públicos podem continuar procurando as nossas salas, até o fim dos nossos estoques”, explicou Gisele Scatola, referência técnica de Imunização.

Público imunizado
A meta foi superada entre dois públicos: profissionais de saúde, com 4.903 doses aplicadas e idosos a partir dos 60 anos, com 24.179 pessoas imunizadas. No caso da puérperas, a vacinação atingiu 54,95%. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, a cobertura está em 67,29%. No caso das gestantes, 54,95%; e entre os adultos na faixa etária dos 55 aos 59 anos, 42,81%. 

Também foram atendidos pela ação: profissionais das forças de segurança e salvamento, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil das redes pública e privada de ensino, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, foram outras categorias incluídas na campanha deste ano. 

“Os grupos prioritários que ainda não se imunizaram podem procurar até o fim dos estoques, mas agora temos essa abertura para a toda a população que queira se imunizar contra a Influenza. Temos aí uma campanha indiscriminada contra o Sarampo, para a faixa etária dos 20 aos 49 anos e esta então é mais uma oportunidade de colocar a carteirinha de vacinação em dia, atitude fundamental para a prevenção de muitas doenças”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Ação para Motoentregadores
Na próxima sexta, 3, será realizado um drive thru de vacina, ação específica para os motoentregadores. 

“Este é um pedido que recebemos da categoria e nós entendemos que são profissionais que estão muito expostos, que não pararam um dia durante esta pandemia e, que, inclusive, foram e são os responsáveis pela entrega de medicamentos e de alimentos durante este período todo, para muitas pessoas. Diante disso, vamos realizar esta ação, ao mesmo tempo em que a vacinação passa a ser aberta para toda a população”, comentou o prefeito Sérgio Azevedo. 

O drive para os motoentregadores será no Espaço Cultural da Urca, na sexta, 3, das 8h às 12h. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A

A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus, mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19.

Postos de Vacinação
Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira, São José e Country Club. 

“As salas de vacina funcionam em sistema de porta aberta e é muito importante que as pessoas procurem a sala mais próxima, evitem levar acompanhantes, mantenham o distanciamento e não se esqueçam da máscara”, finalizou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...