Pular para o conteúdo principal

PROJETO DO CEFET-MG CRIA FERRAMENTA PARA AUXILIAR PRODUTORES RURAIS A VENDER ON-LINE

Ademais, vários webnários sobre e-commerce estão sendo realizados para os empresários da microrregião de Varginha

A propagação do novo coronavírus (COVID-19) e o consequente fechamento dos estabelecimentos comerciais a fim de frear a disseminação da doença afetou boa parte dos comerciantes brasileiros nas capitais e, sobretudo, no interior. 

Em Varginha, no Sul de Minas, por exemplo, como explica o professor Lázaro da Silva, coordenador do projeto “Estratégias de comércio em tempos de pandemia do COVID-19” do Campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com o fechamento do Mercado do Produtor, a maioria dos produtores rurais deixou de vender para seu consumidor tradicional, que precisou ficar em casa isolado.

Diante desse cenário, o professor Lázaro, juntamente com o professor Eduardo Carvalho e três alunos bolsistas (Fábio Mafra e Lavínia Pedrosa (graduação em Engenharia Civil) e Michel dos Santos (técnico em Informática), propôs um projeto de extensão para auxiliar os produtores rurais da microrregião de Varginha a vender pela internet e atender de maneira remota.

Nesse sentido, a equipe de pesquisadores obteve, inicialmente, um mapeamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em que havia as principais dificuldades e necessidades dos comerciantes da região do Sul de Minas Gerais. Dessa parceria com o Sebrae, agora, está sendo criado o “Tá na feira”, uma ferramenta de e-commerce para os produtores rurais da região. 

“A realização do projeto-piloto será no Mercado do Produtor de Varginha, mas essa ferramenta tem como objetivo atender qualquer produtor rural que se interesse em utilizá-la para vender on-line”, explica Lázaro.

Ademais da ferramenta, o projeto do CEFET-MG campus Varginha, selecionado pelo Edital 32/2020 da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), que apoia projetos de extensão emergenciais visando ao enfrentamento da COVID-19, estabeleceu uma parceria com o “Projeto Levante, Sul de Minas”, que vem organizando jornadas empresariais na região. 

São realizados eventos on-line (tipo webnários) com o material produzido pelos alunos-bolsistas da pesquisa. O foco está em três possibilidades de negócios: 1) venda por meio do WordPress, com o plugin WooCommerce; 2) venda via redes sociais, por meio do Marketplace do Facebook, Instagram e WhatsApp Business; e 3) venda via parcerias, com as ferramentas Magalu, B2W Marketplace e a partir da técnica de dropshipping.

O projeto, segundo o professor Lázaro, tem se mostrado de extrema importância para a formação dos alunos-bolsistas, que estão observando as necessidades do mercado atual e participando de sua evolução. 

“A ação de extensão é o momento que a universidade fica mais próximas da comunidade. É uma experiência valiosa que pode marcar a vida acadêmica deles, tornando-os profissionais mais humanos e empáticos em suas atuações”, afirma o pesquisador.

da assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.