Pular para o conteúdo principal

PROJETO DO CEFET-MG CRIA FERRAMENTA PARA AUXILIAR PRODUTORES RURAIS A VENDER ON-LINE

Ademais, vários webnários sobre e-commerce estão sendo realizados para os empresários da microrregião de Varginha

A propagação do novo coronavírus (COVID-19) e o consequente fechamento dos estabelecimentos comerciais a fim de frear a disseminação da doença afetou boa parte dos comerciantes brasileiros nas capitais e, sobretudo, no interior. 

Em Varginha, no Sul de Minas, por exemplo, como explica o professor Lázaro da Silva, coordenador do projeto “Estratégias de comércio em tempos de pandemia do COVID-19” do Campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com o fechamento do Mercado do Produtor, a maioria dos produtores rurais deixou de vender para seu consumidor tradicional, que precisou ficar em casa isolado.

Diante desse cenário, o professor Lázaro, juntamente com o professor Eduardo Carvalho e três alunos bolsistas (Fábio Mafra e Lavínia Pedrosa (graduação em Engenharia Civil) e Michel dos Santos (técnico em Informática), propôs um projeto de extensão para auxiliar os produtores rurais da microrregião de Varginha a vender pela internet e atender de maneira remota.

Nesse sentido, a equipe de pesquisadores obteve, inicialmente, um mapeamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em que havia as principais dificuldades e necessidades dos comerciantes da região do Sul de Minas Gerais. Dessa parceria com o Sebrae, agora, está sendo criado o “Tá na feira”, uma ferramenta de e-commerce para os produtores rurais da região. 

“A realização do projeto-piloto será no Mercado do Produtor de Varginha, mas essa ferramenta tem como objetivo atender qualquer produtor rural que se interesse em utilizá-la para vender on-line”, explica Lázaro.

Ademais da ferramenta, o projeto do CEFET-MG campus Varginha, selecionado pelo Edital 32/2020 da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), que apoia projetos de extensão emergenciais visando ao enfrentamento da COVID-19, estabeleceu uma parceria com o “Projeto Levante, Sul de Minas”, que vem organizando jornadas empresariais na região. 

São realizados eventos on-line (tipo webnários) com o material produzido pelos alunos-bolsistas da pesquisa. O foco está em três possibilidades de negócios: 1) venda por meio do WordPress, com o plugin WooCommerce; 2) venda via redes sociais, por meio do Marketplace do Facebook, Instagram e WhatsApp Business; e 3) venda via parcerias, com as ferramentas Magalu, B2W Marketplace e a partir da técnica de dropshipping.

O projeto, segundo o professor Lázaro, tem se mostrado de extrema importância para a formação dos alunos-bolsistas, que estão observando as necessidades do mercado atual e participando de sua evolução. 

“A ação de extensão é o momento que a universidade fica mais próximas da comunidade. É uma experiência valiosa que pode marcar a vida acadêmica deles, tornando-os profissionais mais humanos e empáticos em suas atuações”, afirma o pesquisador.

da assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...