Pular para o conteúdo principal

PROJETO DO CEFET-MG CRIA FERRAMENTA PARA AUXILIAR PRODUTORES RURAIS A VENDER ON-LINE

Ademais, vários webnários sobre e-commerce estão sendo realizados para os empresários da microrregião de Varginha

A propagação do novo coronavírus (COVID-19) e o consequente fechamento dos estabelecimentos comerciais a fim de frear a disseminação da doença afetou boa parte dos comerciantes brasileiros nas capitais e, sobretudo, no interior. 

Em Varginha, no Sul de Minas, por exemplo, como explica o professor Lázaro da Silva, coordenador do projeto “Estratégias de comércio em tempos de pandemia do COVID-19” do Campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com o fechamento do Mercado do Produtor, a maioria dos produtores rurais deixou de vender para seu consumidor tradicional, que precisou ficar em casa isolado.

Diante desse cenário, o professor Lázaro, juntamente com o professor Eduardo Carvalho e três alunos bolsistas (Fábio Mafra e Lavínia Pedrosa (graduação em Engenharia Civil) e Michel dos Santos (técnico em Informática), propôs um projeto de extensão para auxiliar os produtores rurais da microrregião de Varginha a vender pela internet e atender de maneira remota.

Nesse sentido, a equipe de pesquisadores obteve, inicialmente, um mapeamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em que havia as principais dificuldades e necessidades dos comerciantes da região do Sul de Minas Gerais. Dessa parceria com o Sebrae, agora, está sendo criado o “Tá na feira”, uma ferramenta de e-commerce para os produtores rurais da região. 

“A realização do projeto-piloto será no Mercado do Produtor de Varginha, mas essa ferramenta tem como objetivo atender qualquer produtor rural que se interesse em utilizá-la para vender on-line”, explica Lázaro.

Ademais da ferramenta, o projeto do CEFET-MG campus Varginha, selecionado pelo Edital 32/2020 da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), que apoia projetos de extensão emergenciais visando ao enfrentamento da COVID-19, estabeleceu uma parceria com o “Projeto Levante, Sul de Minas”, que vem organizando jornadas empresariais na região. 

São realizados eventos on-line (tipo webnários) com o material produzido pelos alunos-bolsistas da pesquisa. O foco está em três possibilidades de negócios: 1) venda por meio do WordPress, com o plugin WooCommerce; 2) venda via redes sociais, por meio do Marketplace do Facebook, Instagram e WhatsApp Business; e 3) venda via parcerias, com as ferramentas Magalu, B2W Marketplace e a partir da técnica de dropshipping.

O projeto, segundo o professor Lázaro, tem se mostrado de extrema importância para a formação dos alunos-bolsistas, que estão observando as necessidades do mercado atual e participando de sua evolução. 

“A ação de extensão é o momento que a universidade fica mais próximas da comunidade. É uma experiência valiosa que pode marcar a vida acadêmica deles, tornando-os profissionais mais humanos e empáticos em suas atuações”, afirma o pesquisador.

da assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.