Pular para o conteúdo principal

PROJETO DO IFSULDEMINAS ENCONTRA ESPÉCIE DE PERERECA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

Foto 1. Pithecopus ayeaye registrada em 28/01/2020 no Morro do Ferro, Poços de Caldas. Fonte: Ederson Godoy

A professora e pesquisadora do IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas, Mireile Reis dos Santos, e os alunos de iniciação científica, Daniel Silvares, Bárbara Marcondes, Ederson Godoy, José Eduardo Coutinho (Licenciatura em Ciências Biológicas) e Roosevelt Heldt Junior (Tecnologia e Gestão Ambiental), encontraram a perereca da folhagem ou perereca-macaco (Pithecopus ayeaye - LUTZ 1966), alvo do estudo de ecologia e conservação aprovado em 2019, financiado pela instituição britânica Rufford Foundation e IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas.

O projeto intitulado “Ecologia e distribuição espacial da anurofauna do Morro do Ferro (Planalto de Poços de Caldas), com foco para Pithecopus ayeaye (ANURA, HYLIDAE)” contou com o suporte de laboratórios e equipamentos do Campus Poços de Caldas e o aporte financeiro de aproximadamente R$25.000,00 da Rufford Foundation, que foram gastos na compra de equipamentos e realização de trabalhos de campo.

Na primeira etapa (2019 – 2020), o projeto objetivou, principalmente, encontrar o sítio reprodutivo da espécie alvo, uma espécie de perereca com coloração verde vivo, tamanho reduzido e de ecologia desconhecida (Foto 1).

Esta espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção pela lista internacional de espécies ameaçadas, pois sua distribuição geográfica é relativamente restrita e seus locais de ocorrência sofrem impactos ambientais e estão se tornando cada vez mais reduzidos. Dessa forma, os trabalhos noturnos de campo para registro da anurofauna se iniciaram em setembro de 2019 e se estenderam até abril/maio de 2020.

Após percorrer uma área de aproximadamente 500.000 m2, em quase 40 dias de amostragem, a equipe do projeto, enfim, encontrou a espécie, já no final da estação reprodutiva, em janeiro de 2020. A discente Bárbara Marcondes, que esteve presente em quase todas as campanhas de campo, disse ter se sentido eufórica e muito emocionada ao registrar a espécie tão esperada. 

Segundo ela, “a sensação foi única. Sabe quando uma criança ganha um presente? Seus olhos brilham e o coração se enche. Foi assim que me senti!”. 

De acordo com Daniel Silvares e José Eduardo Coutinho, “achamos maravilhoso encontrar a espécie, pois já estávamos há algum tempo fazendo o levantamento e registrando várias espécies. Mas, quando encontramos a Pithecopus ayeaye, tivemos a sensação de dever cumprido”. Para o aluno e fotógrafo da equipe, Ederson Godoy, “embora eu tenha a sensação de dever cumprido, fico preocupado por registrar a espécie em condição não ideal e ansioso para novos registros fotográficos da Pithecopus ayeaye”.

As buscas ativas ocorreram em trechos de riachos e ecossistemas próximos (poças temporárias, áreas abertas, bromélias e ocos de árvores). Apenas quatro adultos da espécie Pithecopus ayeaye foram registrados, sendo três machos e uma fêmea, além de girinos em algumas poças temporárias. 

A área onde a espécie foi encontrada constitui um fragmento remanescente de Campos Naturais de Altitude, uma feição específica e nativa de Mata Atlântica, e representou apenas 3% da área total amostrada ao longo da campanha 2019-2020. 

O discente Roosevelt, hoje já Gestor Ambiental graduado pelo Campus Poços de Caldas, acredita que “possam existir outros locais no Planalto de Poços de Caldas com potencial para a ocorrência da espécie, mesmo estas áreas estando sob desrespeito de normas de proteção ambiental”. 

A equipe também registrou, durante os trabalhos de campo, a presença de gado pastando livremente e maquinário para cortes de eucaliptos nos arredores dos sítios reprodutivos da espécie. 

“É muito triste percebermos que uma espécie tão vulnerável e tão linda esteja confinada em uma área tão reduzida e sob ameaças tão iminentes. Ficamos sem saber como agir para a sua proteção, já que a área é de domínio privado”, afirma Mireile Reis dos Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...