Pular para o conteúdo principal

PROJETO DO IFSULDEMINAS ENCONTRA ESPÉCIE DE PERERECA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

Foto 1. Pithecopus ayeaye registrada em 28/01/2020 no Morro do Ferro, Poços de Caldas. Fonte: Ederson Godoy

A professora e pesquisadora do IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas, Mireile Reis dos Santos, e os alunos de iniciação científica, Daniel Silvares, Bárbara Marcondes, Ederson Godoy, José Eduardo Coutinho (Licenciatura em Ciências Biológicas) e Roosevelt Heldt Junior (Tecnologia e Gestão Ambiental), encontraram a perereca da folhagem ou perereca-macaco (Pithecopus ayeaye - LUTZ 1966), alvo do estudo de ecologia e conservação aprovado em 2019, financiado pela instituição britânica Rufford Foundation e IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas.

O projeto intitulado “Ecologia e distribuição espacial da anurofauna do Morro do Ferro (Planalto de Poços de Caldas), com foco para Pithecopus ayeaye (ANURA, HYLIDAE)” contou com o suporte de laboratórios e equipamentos do Campus Poços de Caldas e o aporte financeiro de aproximadamente R$25.000,00 da Rufford Foundation, que foram gastos na compra de equipamentos e realização de trabalhos de campo.

Na primeira etapa (2019 – 2020), o projeto objetivou, principalmente, encontrar o sítio reprodutivo da espécie alvo, uma espécie de perereca com coloração verde vivo, tamanho reduzido e de ecologia desconhecida (Foto 1).

Esta espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção pela lista internacional de espécies ameaçadas, pois sua distribuição geográfica é relativamente restrita e seus locais de ocorrência sofrem impactos ambientais e estão se tornando cada vez mais reduzidos. Dessa forma, os trabalhos noturnos de campo para registro da anurofauna se iniciaram em setembro de 2019 e se estenderam até abril/maio de 2020.

Após percorrer uma área de aproximadamente 500.000 m2, em quase 40 dias de amostragem, a equipe do projeto, enfim, encontrou a espécie, já no final da estação reprodutiva, em janeiro de 2020. A discente Bárbara Marcondes, que esteve presente em quase todas as campanhas de campo, disse ter se sentido eufórica e muito emocionada ao registrar a espécie tão esperada. 

Segundo ela, “a sensação foi única. Sabe quando uma criança ganha um presente? Seus olhos brilham e o coração se enche. Foi assim que me senti!”. 

De acordo com Daniel Silvares e José Eduardo Coutinho, “achamos maravilhoso encontrar a espécie, pois já estávamos há algum tempo fazendo o levantamento e registrando várias espécies. Mas, quando encontramos a Pithecopus ayeaye, tivemos a sensação de dever cumprido”. Para o aluno e fotógrafo da equipe, Ederson Godoy, “embora eu tenha a sensação de dever cumprido, fico preocupado por registrar a espécie em condição não ideal e ansioso para novos registros fotográficos da Pithecopus ayeaye”.

As buscas ativas ocorreram em trechos de riachos e ecossistemas próximos (poças temporárias, áreas abertas, bromélias e ocos de árvores). Apenas quatro adultos da espécie Pithecopus ayeaye foram registrados, sendo três machos e uma fêmea, além de girinos em algumas poças temporárias. 

A área onde a espécie foi encontrada constitui um fragmento remanescente de Campos Naturais de Altitude, uma feição específica e nativa de Mata Atlântica, e representou apenas 3% da área total amostrada ao longo da campanha 2019-2020. 

O discente Roosevelt, hoje já Gestor Ambiental graduado pelo Campus Poços de Caldas, acredita que “possam existir outros locais no Planalto de Poços de Caldas com potencial para a ocorrência da espécie, mesmo estas áreas estando sob desrespeito de normas de proteção ambiental”. 

A equipe também registrou, durante os trabalhos de campo, a presença de gado pastando livremente e maquinário para cortes de eucaliptos nos arredores dos sítios reprodutivos da espécie. 

“É muito triste percebermos que uma espécie tão vulnerável e tão linda esteja confinada em uma área tão reduzida e sob ameaças tão iminentes. Ficamos sem saber como agir para a sua proteção, já que a área é de domínio privado”, afirma Mireile Reis dos Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...