quarta-feira, 29 de julho de 2020

UFSJ PARTICIPA DE PESQUISA INTERINSTITUCIONAL PARA TRATAMENTO DA COVID-19


A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participa de pesquisa interinstitucional com as federais de Alfenas (UNIFAL-MG) e de Minas Gerais (UFMG), que investiga um novo tratamento para a Covid-19. O trabalho envolve a análise de substâncias bioativas de fonte microbiana e vegetal que já vêm sendo produzidas há dez anos no Laboratório de Processos Biotecnológicos e Purificação de Macromoléculas da UFSJ.

De acordo com o professor Paulo Afonso Granjeiro (Campus Centro-Oeste Dona Lindu), uma revisão na literatura aponta que essas moléculas têm a capacidade de romper partículas virais de Sars-CoV-2, reduzindo a infectividade do vírus.

Após a produção na UFSJ, as substâncias seguem para a UNIFAL-MG, onde serão elaboradas composições para tratamento de células de pulmão. Por fim, serão feitos ensaios in vitro no Laboratório de Biossegurança 3 da UFMG, para avaliar se os compostos realmente possuem ação contra o vírus causador da Covid-19.

A expectativa é de que o trabalho seja concluído em um ano. Entretanto, para desenvolver uma medicação, ainda seriam necessários testes em animais e humanos, o que poderia levar cerca de cinco anos. “A gente sabe que o vírus não vai ter um tratamento tão cedo. Porém, é importante que se tenha diferentes estratégias de tratamento, e essa é mais uma que vem para auxiliar”, comenta o professor Paulo Afonso.

Também participam da pesquisa, pela UFSJ, os professores José Antonio da Silva e Daniel Bonoto Gonçalves, além do doutorando Diego Fernandes Lívio, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). A coordenação do projeto é da professora Marina Quádrio Raposo Branco Rodrigues (Unifal) e, pela UFMG, participa o professor Mauro Teixeira.

O projeto recebeu financiamento de R$ 150 mil por meio da da Chamada 02/2020 – Edital PRPPG/Reitoria, da Universidade Federal de Alfenas, que será investido na compra de equipamentos, insumos e pagamento de bolsas de pesquisa. 

da assessoria da UFSJ

Nenhum comentário: