Pular para o conteúdo principal

VEREADOR QUESTIONA APLICAÇÃO DE RECURSOS DA CFEM EM POÇOS DE CALDAS


A aplicação dos recursos provenientes da Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral (CFEM) é assunto de um requerimento apresentado pelo vereador Pedro Magalhães Júnior (Republicanos), durante a Sessão Ordinária do último dia 7.

Segundo o parlamentar, a Lei nº 13.540/2017, que dispõe sobre a CFEM, estabelece que 60% do valor arrecadado deve ser destinado ao município onde é feito a lavra. Além disso, a Lei Municipal 8.675, de 2010, estabelece condições para o exercício de fiscalização da arrecadação da CFEM no município e tem objetivo de colaborar com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que não dispõe de pessoal suficiente para o exercício dessa atividade. 

“Nós solicitamos uma fiscalização mais efetiva, que a Prefeitura demonstrasse realmente uma sinalização, quem sabe, de uma comissão que talvez acompanhasse mais de perto. Em resposta a um requerimento de [outros] vereadores dessa Casa, a Prefeitura não deixa claro se ela realmente tem acompanhando, ela sinaliza que é dever do DNPM, mas existe uma legislação municipal, e nós estamos discutindo essa arrecadação depois de uma década que entrou em vigor essa lei municipal”, afirmou o vereador.

Em seu requerimento, o vereador aponta os valores arrecadados com a CFEM, de 2014 a 2018, sendo que deste último ano o valor foi de R$ 676.766,01. Diante disso, o parlamentar indaga quanto foi arrecadado com a CFEM em 2019 e onde foram utilizados os recursos recebidos nos últimos cinco anos. 

Além disso, o vereador questiona se as empresas têm cumprido as obrigações estabelecidas pela Lei Municipal 8.675/2010.

Para o parlamentar, esse é um assunto para ser acompanhado de perto, já que a CFEM pode contribuir com a arrecadação de recursos para atender as necessidades e demandas da população. 

“O objetivo do requerimento é encontrar caminhos para melhorar a receita da Prefeitura sem que o Poder Público seja um peso no bolso do contribuinte, tendo em vista que são recursos oriundos da atividade de diversas mineradoras do nosso município. Então, nós necessitamos ter um acompanhamento e melhorar no sentido de que haja um repasse mais amplo e efetivo para o município e que parte desse recurso possa ser utilizado em projetos ambientais, para restabelecer o meio ambiente, para que gente possa garantir a continuidade de recursos naturais, recursos hídricos, tão necessários à nossa sobrevivência,” finaliza Pedro Magalhães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...