Pular para o conteúdo principal

VEREADOR QUESTIONA APLICAÇÃO DE RECURSOS DA CFEM EM POÇOS DE CALDAS


A aplicação dos recursos provenientes da Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral (CFEM) é assunto de um requerimento apresentado pelo vereador Pedro Magalhães Júnior (Republicanos), durante a Sessão Ordinária do último dia 7.

Segundo o parlamentar, a Lei nº 13.540/2017, que dispõe sobre a CFEM, estabelece que 60% do valor arrecadado deve ser destinado ao município onde é feito a lavra. Além disso, a Lei Municipal 8.675, de 2010, estabelece condições para o exercício de fiscalização da arrecadação da CFEM no município e tem objetivo de colaborar com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que não dispõe de pessoal suficiente para o exercício dessa atividade. 

“Nós solicitamos uma fiscalização mais efetiva, que a Prefeitura demonstrasse realmente uma sinalização, quem sabe, de uma comissão que talvez acompanhasse mais de perto. Em resposta a um requerimento de [outros] vereadores dessa Casa, a Prefeitura não deixa claro se ela realmente tem acompanhando, ela sinaliza que é dever do DNPM, mas existe uma legislação municipal, e nós estamos discutindo essa arrecadação depois de uma década que entrou em vigor essa lei municipal”, afirmou o vereador.

Em seu requerimento, o vereador aponta os valores arrecadados com a CFEM, de 2014 a 2018, sendo que deste último ano o valor foi de R$ 676.766,01. Diante disso, o parlamentar indaga quanto foi arrecadado com a CFEM em 2019 e onde foram utilizados os recursos recebidos nos últimos cinco anos. 

Além disso, o vereador questiona se as empresas têm cumprido as obrigações estabelecidas pela Lei Municipal 8.675/2010.

Para o parlamentar, esse é um assunto para ser acompanhado de perto, já que a CFEM pode contribuir com a arrecadação de recursos para atender as necessidades e demandas da população. 

“O objetivo do requerimento é encontrar caminhos para melhorar a receita da Prefeitura sem que o Poder Público seja um peso no bolso do contribuinte, tendo em vista que são recursos oriundos da atividade de diversas mineradoras do nosso município. Então, nós necessitamos ter um acompanhamento e melhorar no sentido de que haja um repasse mais amplo e efetivo para o município e que parte desse recurso possa ser utilizado em projetos ambientais, para restabelecer o meio ambiente, para que gente possa garantir a continuidade de recursos naturais, recursos hídricos, tão necessários à nossa sobrevivência,” finaliza Pedro Magalhães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho