Pular para o conteúdo principal

DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI DECRETA RETOMADA DE CELEBRAÇÕES A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 15

Sede da Cúria Diocesana funciona anexa à Casa Episcopal, centro histórico de São João del-Rei, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis

Na manhã de ontem, quarta-feira, 5, o bispo diocesano de São João del-Rei, nas Vertentes, dom José Eudes Campos do Nascimento, juntamente o vigário Geral, padre Geraldo Magela da Silva, e os demais membros do Colégio de Consultores e Conselho Presbiteral, se reuniram de forma remota, através de uma videoconferência, para avaliar a atual situação vivenciada neste tempo de pandemia e a viabilidade na retomada das celebrações.

Segundo o decreto, as celebrações poderão ser realizadas a partir do dia 15 de agosto, seguindo diversas recomendações para a maior segurança de todos. As atividades pastorais e de natureza formativa (encontros de oração, catequeses e reuniões) continuam suspensas. 
    Recomendações:

  • A respeito do número de participantes seja respeitada a marca de 30% da capacidade do templo e nunca mais que isso. Onde houver a recomendação das autoridades competentes estabelecer outro número, esta orientação seja acolhida.
  • Seja mantida a distância de segurança de 2 metros entre os participantes das celebrações.
  • Que as celebrações não extrapolem a duração de uma hora e a comunhão aos fiéis seja dada, única e exclusivamente, na mão.
  • O uso de máscara é obrigatório durante as celebrações.
  • As ofertas e o dízimo sejam sempre entregues ao final da celebração.
  • Recomendamos que pessoas idosas e com fatores de risco não participem das celebrações.
  • Onde houver necessidade, a juízo do Pároco ou Administrador Paroquial, as celebrações poderão ser multiplicadas de modo a atender um maior número de fiéis.
  • O Pároco ou Administrador Paroquial juntamente com o Conselho de Pastoral Paroquial defina como e quando acontecerão as celebrações nas Comunidades.
  • Lembramos que durante a Pandemia todos os fiéis estão dispensados do Preceito da Missa Dominical. Como não será possível acolher a todos nas Missas Dominicais, que os fiéis possam fazer a opção por participarem das Missas durante a semana.
  • A definição de quem irá participar das Celebrações seja feita de modo criterioso mediante agendamento na secretaria paroquial.
  • Em caso de Missas com intenções de sétimo dia, bodas, aniversários, seja dada preferência de participação aos familiares.
  • As transmissões pelas mídias sociais sejam mantidas de modo que, aqueles que não podem participar presencialmente, tenham oportunidade de acompanhar as celebrações.
  • Ficam vedadas as procissões e Missas Campais. As Missas de Exéquias (corpo presente) também continuarão suspensas, vigorando a prática da Encomendação no local do velório.
  • Para as celebrações seja organizado o fluxo de pessoas na Igreja da seguinte forma: uma só entrada dos fiéis onde haverá o controle e a aferição da temperatura de todos. Os fiéis deverão sair, ao final da celebração, por outra porta distinta.
  • Cada Paróquia ofereça aos fiéis Álcool em Gel ou Álcool 70% na entrada das Igrejas para higienização.
  • Seja organizada uma equipe de limpeza para a correta higienização e assepsia do ambiente celebrativo, bem como dos vasos e utensílios utilizados nas liturgias.
  • Os sanitários e bebedouros das Igrejas devem ser interditados.
  • Promova-se ventilação do espaço celebrativo deixando durante a celebração janelas e portas abertas.
  • Para a celebração comunitária do batismo deve vigorar o mesmo percentual de participação, ou seja, 30% da capacidade de cada templo. Assim, pedimos atenção quanto ao número de crianças em cada celebração. Será permitida na celebração batismal somente a presença de pais e padrinhos de batismo.
  • Como a celebração batismal exige contato físico do ministro do batismo com a criança, recomendamos a leitura prévia das indicações da Comissão de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Confira: https://www.cnbb.org.br/cnbb-envia-aos-bispos-do-brasil-orientacoes-liturgico-pastorais-para-retorno-as-atividades/
  • No tocante à Celebração Matrimonial, serão admitidas a presença dos pais dos noivos e das testemunhas (padrinhos) somente .
  • Para a Celebração dos demais Sacramentos consultar as indicações da Comissão de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Confira: https://www.cnbb.org.br/cnbb-envia-aos-bispos-do-brasil-orientacoes-liturgico-pastorais-para-retorno-as-atividades/
  • Para a maior segurança de todos, os Ministros Ordenados (Bispos, Padres e Diáconos) façam o teste para a COVID-19 antes da retomada das Celebrações Presenciais.
  • As atividades pastorais e de natureza formativa (encontros de oração, catequeses e reuniões) continuam suspensas.
  • Nas cidades e paróquias onde não seja possível a retomada das celebrações em virtude de legislação local, sejam observadas as recomendações das autoridades locais e sanitárias.
  • Orientamos que diante de um possível agravamento da pandemia na região ou no município haja suspensão imediata das atividades religiosas, priorizando a vida e saúde das pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...