Pular para o conteúdo principal

ESTUDO APONTA IMPACTO DA PANDEMIA DO SONO E NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA AMÉRICA LATINA


Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Ciências da Motricidade (ICM) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) busca identificar o impacto da pandemia na qualidade do sono e no nível de atividade física da população latino-americana. Até o momento, mais de 650 voluntários já estão participando e dados preliminares mostram que 55% ganharam peso durante o confinamento, cerca de 32% estão dormindo pior e 36% retrataram fortes emoções ligadas à pandemia.

Conforme o professor Lucas Emmanuel Teixeira, pesquisador que coordena o estudo, na atual situação global de confinamento doméstico decorrente do surto de Covid-19, as pessoas estão expostas a uma situação estressante sem precedentes, o que pode não apenas aumentar os níveis de estresse durante o dia e desencadear ansiedade e depressão, mas também interromper o sono.

“É importante ressaltar que, devido ao papel fundamental que o sono desempenha na regulação emocional, os distúrbios do sono podem ter consequências diretas no dia seguinte no funcionamento emocional. Também observamos uma interrupção abrupta no nível de atividade física da população, o que eleva o risco de complicações da Covid-19 causados pelo ganho de peso, descontrole dos níveis da pressão arterial e diabetes na população do grupo de risco para casos graves da doença”, afirma.

O estudo propõe avaliar o vínculo estresse-sono e confinamento-atividade física, bem como suas correlações, a fim de identificar fatores de comportamento de risco e protetores para sugerir medidas durante esta pandemia. “A pesquisa objetiva deixar um estudo de avaliação deste impacto para ‘A próxima pandemia’, como descrita pelo professor Steven Taylor em seu livro ‘The Psychology of Pandemics: Preparing for the Next Global Outbreak of Infectious Disease’ de 2019, que aborda os mais variados fatores de uma pandemia”, informa professor Lucas.

A finalidade dos pesquisadores do Instituto de Ciências da Motricidade da UNIFAL-MG é deixar um registro do momento atual e sugerir medidas mitigatórias para esta e as próximas pandemias, uma vez que estudos apontam para um aumento deste tipo de evento frente às alterações ambientais, com destruição dos habitats dos animais hospedeiros deste e outros vírus ainda desconhecidos.

Quem desejar participar da pesquisa, ainda é possível. Basta acessar os questionários disponibilizados no Google Forms. A equipe criou três questionários, nas versões português e espanhol, nos quais uma escala avalia o impacto da pandemia pela Covid-19 na saúde mental, um questionário avalia a qualidade do sono, e outro avalia o nível da atividade física da população.

Participe, acessando os links a seguir:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...