Pular para o conteúdo principal

ESTUDO APONTA IMPACTO DA PANDEMIA DO SONO E NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA AMÉRICA LATINA


Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Ciências da Motricidade (ICM) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) busca identificar o impacto da pandemia na qualidade do sono e no nível de atividade física da população latino-americana. Até o momento, mais de 650 voluntários já estão participando e dados preliminares mostram que 55% ganharam peso durante o confinamento, cerca de 32% estão dormindo pior e 36% retrataram fortes emoções ligadas à pandemia.

Conforme o professor Lucas Emmanuel Teixeira, pesquisador que coordena o estudo, na atual situação global de confinamento doméstico decorrente do surto de Covid-19, as pessoas estão expostas a uma situação estressante sem precedentes, o que pode não apenas aumentar os níveis de estresse durante o dia e desencadear ansiedade e depressão, mas também interromper o sono.

“É importante ressaltar que, devido ao papel fundamental que o sono desempenha na regulação emocional, os distúrbios do sono podem ter consequências diretas no dia seguinte no funcionamento emocional. Também observamos uma interrupção abrupta no nível de atividade física da população, o que eleva o risco de complicações da Covid-19 causados pelo ganho de peso, descontrole dos níveis da pressão arterial e diabetes na população do grupo de risco para casos graves da doença”, afirma.

O estudo propõe avaliar o vínculo estresse-sono e confinamento-atividade física, bem como suas correlações, a fim de identificar fatores de comportamento de risco e protetores para sugerir medidas durante esta pandemia. “A pesquisa objetiva deixar um estudo de avaliação deste impacto para ‘A próxima pandemia’, como descrita pelo professor Steven Taylor em seu livro ‘The Psychology of Pandemics: Preparing for the Next Global Outbreak of Infectious Disease’ de 2019, que aborda os mais variados fatores de uma pandemia”, informa professor Lucas.

A finalidade dos pesquisadores do Instituto de Ciências da Motricidade da UNIFAL-MG é deixar um registro do momento atual e sugerir medidas mitigatórias para esta e as próximas pandemias, uma vez que estudos apontam para um aumento deste tipo de evento frente às alterações ambientais, com destruição dos habitats dos animais hospedeiros deste e outros vírus ainda desconhecidos.

Quem desejar participar da pesquisa, ainda é possível. Basta acessar os questionários disponibilizados no Google Forms. A equipe criou três questionários, nas versões português e espanhol, nos quais uma escala avalia o impacto da pandemia pela Covid-19 na saúde mental, um questionário avalia a qualidade do sono, e outro avalia o nível da atividade física da população.

Participe, acessando os links a seguir:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.