Pular para o conteúdo principal

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR LUZ VISÍVEL PODE SUBSTITUIR ROTEADOR WI-FI COM ALTÍSSIMA VELOCIDADE E SEGURANÇA


O distanciamento social provocado pela pandemia de COVID-19 evidenciou o uso de dispositivos conectados e a importância das telecomunicações, seja para trabalho, estudo e/ou lazer. O consumo de dados aumentou consideravelmente em todo o mundo em 2020 e acelerou a virtualização de muitos setores. 

A tendência é que esta realidade permaneça nos próximos anos, com crescimento exponencial das aplicações on-line, principalmente de vídeo. E como atender essa demanda com um espectro congestionado? A saída pode estar na luz que ilumina o ambiente em que você está agora, lendo este texto.

O sistema de comunicação por luz visível – VLC (do inglês, Visible Light Communication) já é uma realidade no mercado, mas com imenso potencial de expansão com as futuras redes de comunicações móveis. No Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, os pesquisadores do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) conseguiram transmissões utilizando o padrão pré-estabelecido para as redes de 5ª geração com velocidades de até 20 Gbps para o usuário final. 


“O primeiro experimento de VLC no mundo foi realizado por Alexander Graham Bell, em 1880, nos Estados Unidos. O interesse por esse sistema foi retomado nos últimos anos devido às vantagens de altíssima velocidade e robustez à interferência eletromagnética, por ser baseada em luz”, afirma o coordenador do Laboratório WOCA, professor Arismar Cerqueira Sodré Junior. 

Ele complementa que os testes nos laboratórios do Inatel já visam as futuras redes de sexta geração, o 6G, previsto para 2030, com velocidade que pode chegar até 1 Tbps, milhares de vezes mais que a vazão atual de dados para o usuário.

O sistema VLC apresenta ainda outras vantagens, segundo o pesquisador Marco Aurélio de Oliveira. “Economia de energia – já que utiliza luz de LED para iluminação e transmissão de dados - e maior segurança, já que o feixe de luz não atravessa parede. Assim, não há a ameaça da rede ser invadida. Outra vantagem é que o sistema pode ser utilizado em ambientes restritivos à transmissão por radiofrequência, como aeronaves e hospitais”.

O professor Arismar cita ainda a aplicação na comunicação entre chips, que será muito utilizada no 6G, e a Internet utilizando as próprias redes de energia elétrica, conhecida como PLC (Power Line Communication), em conjunto com o VCL. Vale lembrar que a transmissão por luz não exige licenciamento de órgãos reguladores e as pesquisas mostram que o sistema funciona bem com diferentes padrões de telecomunicações. Há poucos produtos com essa tecnologia, mas a previsão é que esse mercado alcance até 75 bilhões de dólares até 2023.


Pesquisas do Inatel em 5G e 6G
O Inatel, por meio do Centro de Referência em Radiocomunicações, concentra pesquisas em 5G e mais recentemente em 6G. Em dezembro, o CRR criou o Projeto Brasil 6G, apoiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Projeto estabeleceu parceria com o 6G Flagship Project, da Universidade de Oulu, na Finlândia, líder mundial das pesquisas nas futuras redes de comunicações móveis. Inclusive, por meio desta parceria, os nossos doutorandos podem obter Diploma de Doutorado duplo, pelo Inatel e pela Univesidade de Oulu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.