Pular para o conteúdo principal

VEREADORES ATUAM PARA PROTEGER OS DIREITOS DOS TEMPORÁRIOS DA PREFEITURA TRICORDIANA

Demissão de centenas de servidores temporários da educação municipal, no começo de agosto, motivou a medida, que começou a tramitar ontem na Casa Legislativa

“Minha colega recebeu um dinheiro que não esperava, foi ver do que se tratava, descobriu que tinha sido demitida”, contou uma professora, durante a manifestação dos servidores temporários da educação tricordiana demitidos pela prefeitura de Três Corações, no Sul de Minas, no último dia 11, no Parque Dondinho. 

Era a segunda leva de demissões no setor em seis dias. Na quarta-feira anterior, 5, outras centenas de professores, cantineiros e faxineiros, entre outros profissionais foram demitidos. Estima-se que cerca de 500 trabalhadores perderam seus empregos.

Valendo-se de uma brecha na lei municipal contratações temporárias (nº 3577), que não obriga a Prefeitura de Três Corações a informar previamente o rompimento dos contratos, a gestão Cláudio Pereira (prefeito) e Luiz Vilela (vice-prefeito) surpreendeu a servidores, alunos e pais com as demissões em massa.

Em nota oficial, a Prefeitura atribuiu o corte de pessoal à queda na arrecadação do Município. Mas não explicou porque as demissões se concentraram no setor de educação. O corte de pessoal teve efeito mais devastador sobre as creches e os professores de educação física. 

De acordo com os demitidos, pelo menos duas creches da rede mantiveram apenas um servidor para cuidar de tudo. E 32 professores de educação física teriam sido desligados. Para estes, o corte tornou inviável a oferta da disciplina na rede municipal. A educação física não pode ser ministrada por professores de outras especialidades, sob pena de crime de exercício ilegal de profissão.

Os vereadores Eder da TNT e Werbinho, da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal, estiveram no Parque Dondinho ouvindo os manifestantes. Eles informaram aos professores que a comissão iniciaria no mesmo dia as investigações para confirmar se as demissões foram legais e se os serviços de educação não foram descontinuados em Três Corações.

“A educação é um serviço essencial, que não pode ser interrompido. A educação estadual e federal não parou. A pandemia não deu ao prefeito o direito de interromper os serviços de educação”, defende Eder da TNT.

Na noite desta segunda-feira, 24, a Comissão de Educação principiou os estudos para promover duas mudanças na lei municipal de contratações temporárias. Os vereadores querem que a demissão de qualquer comtratado do município tenha que ser comunicada com pelo menos 30 dias antes. E que os contratados que trabalham nas escolas tenham todos os direitos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Além disto, a Comissão de Educação requereu uma série de informações à Prefeitura sobre as demissões e seu impacto sobre a oferta dos serviços de educação. E representou no Ministério Público do Estado de Minas Gerais contra a descontinuidade dos serviços aos alunos. A representação foi assinada pelos vereadores Eder da TNT, Werbinho, Ricardinho do Gás e Maurício Gadbem.

Três Corações é uma das cidades sul mineiras de médio porte com maior número de contratados e comissionados nos quadros da Prefeitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...