Pular para o conteúdo principal

CRIADORES DE CABRA AMPLIAM MERCADO

Agroindústria de pequeno porte é primeira do estado autorizada a comercializar produtos em todo o país

A conquista da família da produtora Marli Alves, de Itaguara, na região Central do Estado, merece ser comemorada por todos que trabalham com a agroindústria capril de pequeno porte.

Após anos na lida, Marli conseguiu o registro de habilitação sanitária concedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com a inclusão no Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), que padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal no país. 

Com a inclusão no Sisbi, os produtos do capril podem, agora, ser comercializados em todo o território nacional. A agroindústria familiar de Marli é a primeira de pequeno porte a conquistar o registro em Minas Gerais.

Marli e a família comemoram conquista

“Somos pioneiros. Depois de tanta luta, é como conseguir uma premiação. Estamos rindo à toa”, afirma Marli Alves que, além da família, conta com o trabalho de três funcionários no Capril Santa Cecília.

Queijos
A produção da agroindústria da propriedade é voltada principalmente para a produção de queijos finos. São cerca de 150 quilos por semana. Os destaques são os queijos maturado, frescal, temperado, padrão e cremoso tipo Boursin. A produção familiar também inclui doces, manteiga, leite pasteurizado e iogurte.


Marli conta que os  produtos já são comercializados em grandes redes de supermercados da capital e da Região Metropolitana graças a um registro provisório concedido pelo IMA, que permitia as vendas no estado.

Agora, com o registro definitivo, a família tem o aval para comercializar em todo o país e já faz planos. “Estávamos recebendo propostas de compradores de São Paulo, Natal, Florianópolis. Só que não tinha como enviar. Agora vamor retomar o contato para fechar as negociações, ir além de Minas”, comemora Marli.

Assistência
Marli destaca que para estruturar a agroindústria da propriedade de acordo com as normas sanitárias contou com a ajuda de órgãos como a Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

“A Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) fez visitas técnicas para levantamento das informações, elaboração de planta baixa, memoriais descritivos e prestou auxílio em toda a documentação exigida pelo IMA. Além disso, a empresa analisou os rótulos e implantou o manual de Boas Práticas de Fabricação e os Programas de Autocontrole, que também fazem parte das exigências para obtenção do registro”, explica a laticinista e assessora técnica da Emater-MG, Marciana de Souza Lima.

Sisbi
Serviço nacional, o  Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e a segurança alimentar no país.

Os estados e municípios podem solicitar a equivalência dos seus serviços de inspeção com o serviço nacional.

Em Minas Gerais, este serviço é feito pelo IMA. Para obter a equivalência, o instituto comprovou que o serviço de inspeção do estado tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

com Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho