Pular para o conteúdo principal

INTELIGÊNCIA ARTIFICAL DESENVOLVIDA NA UNIFAL-MG AJUDA NA TRIAGEM DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

Solução ajuda no sistema de triagem para o diagnóstico de Covid-19 de pacientes do hospital Albert Einstein

Na corrida contra o tempo no enfrentamento ao novo coronavírus, cientistas brasileiros contribuem de forma decisiva no desenvolvimento de pesquisas que ajudam no combate à pandemia. Uma solução proposta pelo pesquisador Humberto Brandão, da área de inteligência artificial, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), ajudou a criar um processo de triagem para o diagnóstico de pacientes do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, para aplicar testes em quem tinha mais chances de estar com Covid-19, tendo em vista o número limitado de kits para essa finalidade, no início da pandemia.

A solução encontrada pelo professor Humberto fez parte de um desafio lançado pelo hospital no mês de abril, no qual foram disponibilizados dados de exames laboratoriais de pacientes com sintomas semelhantes àqueles causados pela Covid-19, em uma chamada à comunidade científica da área de pesquisa aplicada para ajudar a encontrar uma estratégia de triagem.

“Especialistas do hospital observaram que, pacientes com alguns sintomas causados pela Covid-19, poderiam ser ‘filtrados’, pois havia alta chance de apresentarem resultado negativo para Covid-19”, explica Prof. Humberto.

Segundo o pesquisador, sem a triagem, todos os primeiros pacientes desse grupo passariam pelo teste, o que ocasionaria o uso de kits que poderiam ser aplicados em pacientes com mais chances de terem o vírus. “Com a mesma quantidade de testes, podemos identificar um maior percentual de contaminados, se comparado a simplesmente aplicar testes em uma amostra aleatória de pessoas ou nos primeiros que chegam ao hospital. Para isso, fez-se necessário um processo de triagem”, ressalta.

O desafio foi lançado em abril na plataforma Kaggle.com, a qual reúne mais de meio milhão de pesquisadores de várias partes do mundo. Nesta plataforma, os participantes se dedicam a resolver problemas lançados pelas instituições e empresas, ofertando novas maneiras de resolver tais demandas a partir da análise dos dados disponibilizados.

No caso do hospital Albert Einstein, o banco de dados foi composto por informações anônimas de pacientes atendidos no hospital durante uma visita à emergência, cujas amostras coletadas tinham a finalidade de identificar o SARS-Cov-2. A tarefa dos pesquisadores seria encontrar uma maneira de prever o resultado do teste a partir dos resultados dos exames laboratoriais, se seria positivo ou negativo. 

A previsão dos pesquisadores também ajudaria a organizar quais dos pacientes seriam admitidos na enfermaria, na unidade semi-intensiva ou na unidade de terapia intensiva do hospital.
Sucesso da solução apresentada pela UNIFAL-MG

O processo de triagem criado pelo professor Humberto, fundamento em inteligência artificial, criou quatro tomadores de decisão que usam apenas os dados de exames simples e baratos que o hospital poderia com facilidade fazer. “Estes ‘cérebros’ artificiais tiveram focos diferentes para que diferentes hospitais pudessem escolher de acordo com a realidade de cada um”, relata.

A solução apresentada pela UNIFAL-MG foi a mais votada e mais visualizada pelo mundo afora e parte da comunidade científica de pesquisa aplicada se interessou em implantar a mesma solução com outras bases de dados e hospitais.

As abordagens utilizadas pelo sistema apresentaram previsões que podem identificar infectados e economizar a aplicação dos kits, porém, também podem cometer erros e liberar alguns pacientes infectados. “Embora tenha sido doloroso saber que erros serão cometidos pelo sistema, fico agradecido em ver que a estratégia adotada é capaz de direcionar melhor a quantidade de exames para um grupo de pessoas que apresentam maiores chances de contaminação. É uma mistura grande entre tristeza e esperança”, comenta professor Humberto.

O pesquisador observa que liberar do hospital um paciente na triagem que seja positivo é muito ruim pois ele poderá espalhar o vírus. Por outro lado, identificando uma maior quantidade de contaminados com a mesma quantidade de testes disponíveis, é possível reduzir o espalhamento da Covid-19 de forma geral.

“Em todas as quatro abordagens, o sistema apresentado é capaz de identificar uma quantidade maior de contaminados, desde que haja a triagem, sem aplicar testes apenas nos primeiros pacientes que chegam com sintomas de Covid-19”, comenta.

com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.