Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE PESQUISA DA UNIFAL-MG ESTUDA NOVO MÉTODO PARA REALIZAR TESTES RÁPIDOS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG, Laís Mendes Alvarenga, realizando um teste usando a técnica espectroscópica

Encontrar um método que permita a realização de teste diagnóstico rápido da infecção por SARS-CoV-2 na população é o principal objetivo de um estudo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) aprovado na chamada de propostas de pesquisa para enfrentamento à Covid-19. 

Caso a metodologia investigada seja comprovada viável, ela poderá permitir que um grande número de pessoas sejam testadas rapidamente, com alta confiabilidade nos testes, possibilitando a identificação de pessoas contaminadas logo nos primeiros dias de infecção.

“Os atuais testes rápidos estão, na sua maioria, limitados a detecção de anticorpos nas pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. O problema é que esses anticorpos só aparecem em quantidades que possam ser detectadas com confiabilidade a partir do 10º dia de infecção”, explicou o professor do Instituto de Química (IQ) e coordenador da pesquisa, Luciano Sindra Virtuoso.

De acordo com ele, o projeto, intitulado “Estratégias Integradas de biomarcadores do SARS-CoV-2 usando sistemas aquosos bifásicos e detecção – diagnóstico por espectroscopia Raman e Inteligência Artificial”, em sua primeira etapa, pretende alcançar uma melhor compreensão sobre como extrair proteínas e material genético (RNA) do vírus mantendo a integridade desses materiais de forma que possam ser preservados por longo tempo sem prejuízo para futuras análises. 

“Se conseguirmos desenvolver um novo sistema de extração-preservação da amostra à um custo viável e sem a necessidade de congelamento da amostra, isso será de enorme contribuição para garantir a confiabilidade de futuros testes de RT-PCR, principalmente, quando amostras forem coletadas em regiões do país com pouca ou nenhuma estrutura para esses procedimentos”, afirmou.

A foto mostra a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG, Laís Mendes Alvarenga, realizando um teste usando a técnica espectroscópica (Crédito da imagem: Luciano Sindra Virtuoso)

A segunda etapa do projeto prevê o desenvolvimento de um sistema de detecção rápida do vírus SARS-CoV-2 a partir de amostras da saliva humana. A ideia é conseguir detectar proteínas e/ou material genético do vírus mesmo nas etapas iniciais da contaminação. Para isso, será usada uma técnica espectroscópica, chamada espectroscopia RAMAN, que se baseia na interação da luz com a amostra, para conseguir detectar componentes do vírus mesmo em pequenas proporções.

“A análise da luz espalhada permite identificar as vibrações dos diferentes componentes presentes nessa amostra gerando um gráfico (espectro) com diferentes picos, que correspondem às vibrações dos componentes presentes na amostra. Queremos tratar esses dados espectrais com uso de métodos matemáticos para identificar quais desses picos vibracionais correspondem ao material viral, separando-os daqueles relacionados a outros componentes da saliva humana”, contou o professor Luciano Virtuoso.

Segundo os pesquisadores, o método possui inúmeras vantagens, como a facilidade de coleta da saliva e a realização em curto tempo, além de baixo custo e execução por meio de um software de análise diagnóstica que elimina a necessidade de recursos humanos especializados. Outra característica ressaltada, é a de que o teste tem o potencial de fazer análises simultâneas em tempo real de forma a reconhecer diferentes biomarcadores do vírus, podendo ser utilizado para a detecção de outras infecções, como por exemplo, a dengue.

No momento, enquanto aguarda a liberação dos recursos aprovados para desenvolvimento do projeto, a equipe de pesquisa realiza testes preliminares com materiais já disponíveis em laboratórios da Universidade. 

“Nossa perspectiva é a de que conseguiremos realizar grande parte dos estudos interacionais dentro de três à cinco meses. Esperamos ainda, nesse mesmo período, já termos conseguido avançar bastante no cumprimento do primeiro objetivo da pesquisa. A segunda parte do trabalho também será iniciada em breve, mas a previsão é que seja cumprida até o final da vigência da proposta, que é de 12 meses”, finaliza o professor.

com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...