Pular para o conteúdo principal

PROJETO EM AREADO GARANTE VERDURAS E LEGUMES A MAIS DE 50 IDOSOS E 60 USUÁRIOS DA APAE


Mais de 500 usuários, de 22 APAES do Sul de Minas, são atendidos pelo programa Aprendendo com as Diferenças, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) por meio da Pró-Reitoria de Extensão, com apoio de suas escolas-fazenda e reitoria. 

Um deles acontece em Areado, com uma horta estruturada em terreno cedido pelo Lar dos Idosos da cidade. Lá, cerca de 100 alunos da APAE aprendem matemática, melhoram o convívio social e desenvolvem suas atividades motoras por meio do plantio assistido, além de diversos outros suportes. O Aprendendo com as Diferenças visa desenvolver a capacidade de aprendizagem dos alunos em todas as áreas do conhecimento junto às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

Estudantes de cursos como o técnico em agropecuária e agronomia fazem o acompanhamento semanal, com o preparo dos canteiros etc. Os de enfermagem atuam nas questões básicas de saúde. Alunos de Biologia auxiliam no manejo e orientam quanto a assuntos da área. 

Já os de educação física promovem atividades lúdicas. Infelizmente, com a pandemia, os trabalhos presenciais com os usuários foram suspensos, mas a horta não parou e hoje alimenta a 56 idosos do lar, bem como os 60 alunos da APAE, da zona urbana, que recebem em casa legumes e verduras fresquinhos, diariamente. 

A continuidade é possível graças ao trabalho voluntário na horta e a assistência do instituto federal, por meio do coordenador de Integração e Inclusão Social, Generci Dias Lopes, do IFSULDEMINAS campus Muzambinho. 

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, destacou a importância do envolvimento na área social. 

“Temos orgulho em promover o Aprendendo com as Diferenças e atender a centenas de pessoas. Ele soma a dezenas de outros trabalhos que desenvolvemos no instituto, voltados às questões sociais”. Segundo o pró-reitor de extensão, professor Cléber Ávila Barbosa, “o programa em Areado reflete o sucesso em todas as cidades em que está implantado. Somos gratos em participar e contribuir junto a sociedade”.

O projeto chamou a atenção da ADECOAGRO, empresa de açúcar, etanol e energia situada na região. A APAE de Areado participou do Edital Fortalecer, em 2019, e foi contemplada pelo grupo com R$ 56.800,00 como apoio às ações, até dezembro de 2020. 

Com os recursos foi possível fazer 150 máscaras personalizadas para a equipe da associação, além de 60 camisas, para uniforme, custear o combustível para a entrega dos alimentos, além da aquisição de ferramentas para plantio, mudas de verduras, entre outros. 

“O projeto teve início em Muzambinho e ganhou força e apoio dos demais campi. Em Areado, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida, buscamos também uma melhor qualidade alimentar por meio das produções de legumes e verduras. Sinto-me honrado em participar do programa, pelo instituto, junto às Apaes. Deixo aqui meu agradecimento aos professores da área de Olericultura, Bráulio Rezende, do campus Muzambinho, e Cleiton Silva, da UFLA; e ao Alexandro Silva, da Proex, pelo sempre apoio nas atividades”, destacou o coordenador de Integração e Inclusão, Generci Lopes. 

Como em Areado, há diversos trabalhos empreendidos pelo IFSULDEMINAS em outros municípios, trazendo benefícios diretos às APAES, em uma parceria em que todos ganham.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...