Pular para o conteúdo principal

SABIA QUE É POSSÍVEL FAZER MICROCÓSPIO COM CAIXA DE LEITE?

O microscópio é uma combinação de lentes. É possível simular o efeito de um equipamento de laboratório com materiais caseiros
Imagem de um grilo feita com microscópio de caixa de leite

Que tal brincar de cientista usando materiais que temos em casa? A professora do Departamento de Física (DFI) e da Pós-graduação em educação cientifica e ambiental Universidade Federal de Lavras (UFLA), Karen Rosso, está desde 2013 aprimorando versões diferentes de microscópios caseiros. Ela usa materiais como caixa de leite, lentes de DVDs, embalagens de álcool em gel.

Durante o período de isolamento, por conta do coronavírus, ela difundiu esse conhecimento com professoras da rede municipal de ensino de Nepomuceno, no Sul de Minas. A intenção é que essas educadoras possam levar a técnica aos alunos e reproduzir a oficina de criação com as crianças.

A ideia da professora Karen Rosso é simular o efeito de um microscópio de laboratório, considerando quem nem todo mundo vai ter acesso a um equipamento como esse. Sendo assim, objetos que poderiam ir para o lixo se transformam em um conjunto de técnicas de reflexão de luz e lente de aumento.

“O microscópio é uma combinação de lentes. Com materiais caseiros dá para criar um laboratório de ótica possível de abrir um universo microscópico para as estudantes. Para isso, é preciso a ferramenta específica e a curiosidade pela exploração científica, que se torna uma realidade na educação pública se tiver meios alternativos para isso”, explica.

A ideia da professora Karen Rosso surgiu quando ela e uma amiga, ambas mães de crianças de 5 anos na época, decidiram que seria legal ver os filhos brincarem de cientistas. “Nós duas queríamos fazer algo tecnológico com material de baixo curso. Pesquisamos sobre microscópios caseiros que eram feitos com acrílico nos EUA”, contou.

Elas tentaram fazer uma versão que não deu certo. A partir daí, testaram outros materiais e chegaram até a caixa de leite. “É muito versátil para trabalhar, cortar e colar. Se fizer errado pode desmontar. A caixa é prateada por dentro e ajuda no experimento porque a luz é o principal elemento para observação”.

A montagem do microscópio caseiro é uma verdadeira aula de física. De acordo com a professora Karen Rosso, é necessário trabalhar conceitos da ótica e escalas. Foi assim que ela realizou o curso “Microscópio caseiro e sua relevância para uma educação cientifica, ambiental e inclusiva” com as educadoras de Nepomuceno.

Para Karen Rosso, a construção do equipamento é parte de um entendimento sobre educação científica. Aproveitar materiais que virariam lixo é parte da conscientização ambiental e valorizar o mundo milimétrico dá novos olhares à inclusão. “O mundo microscópico convive com o nosso”, diz. As educadoras que participaram do curso observaram e registraram formigas, grilos, frutas em estado de decomposição, entre outros.

por Luana Cruz - do Minas Faz Ciência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...