Pular para o conteúdo principal

SABIA QUE É POSSÍVEL FAZER MICROCÓSPIO COM CAIXA DE LEITE?

O microscópio é uma combinação de lentes. É possível simular o efeito de um equipamento de laboratório com materiais caseiros
Imagem de um grilo feita com microscópio de caixa de leite

Que tal brincar de cientista usando materiais que temos em casa? A professora do Departamento de Física (DFI) e da Pós-graduação em educação cientifica e ambiental Universidade Federal de Lavras (UFLA), Karen Rosso, está desde 2013 aprimorando versões diferentes de microscópios caseiros. Ela usa materiais como caixa de leite, lentes de DVDs, embalagens de álcool em gel.

Durante o período de isolamento, por conta do coronavírus, ela difundiu esse conhecimento com professoras da rede municipal de ensino de Nepomuceno, no Sul de Minas. A intenção é que essas educadoras possam levar a técnica aos alunos e reproduzir a oficina de criação com as crianças.

A ideia da professora Karen Rosso é simular o efeito de um microscópio de laboratório, considerando quem nem todo mundo vai ter acesso a um equipamento como esse. Sendo assim, objetos que poderiam ir para o lixo se transformam em um conjunto de técnicas de reflexão de luz e lente de aumento.

“O microscópio é uma combinação de lentes. Com materiais caseiros dá para criar um laboratório de ótica possível de abrir um universo microscópico para as estudantes. Para isso, é preciso a ferramenta específica e a curiosidade pela exploração científica, que se torna uma realidade na educação pública se tiver meios alternativos para isso”, explica.

A ideia da professora Karen Rosso surgiu quando ela e uma amiga, ambas mães de crianças de 5 anos na época, decidiram que seria legal ver os filhos brincarem de cientistas. “Nós duas queríamos fazer algo tecnológico com material de baixo curso. Pesquisamos sobre microscópios caseiros que eram feitos com acrílico nos EUA”, contou.

Elas tentaram fazer uma versão que não deu certo. A partir daí, testaram outros materiais e chegaram até a caixa de leite. “É muito versátil para trabalhar, cortar e colar. Se fizer errado pode desmontar. A caixa é prateada por dentro e ajuda no experimento porque a luz é o principal elemento para observação”.

A montagem do microscópio caseiro é uma verdadeira aula de física. De acordo com a professora Karen Rosso, é necessário trabalhar conceitos da ótica e escalas. Foi assim que ela realizou o curso “Microscópio caseiro e sua relevância para uma educação cientifica, ambiental e inclusiva” com as educadoras de Nepomuceno.

Para Karen Rosso, a construção do equipamento é parte de um entendimento sobre educação científica. Aproveitar materiais que virariam lixo é parte da conscientização ambiental e valorizar o mundo milimétrico dá novos olhares à inclusão. “O mundo microscópico convive com o nosso”, diz. As educadoras que participaram do curso observaram e registraram formigas, grilos, frutas em estado de decomposição, entre outros.

por Luana Cruz - do Minas Faz Ciência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.