quinta-feira, 3 de setembro de 2020

SOCIÓLOGA VARGINHENSE ANA CRISTINA BRAGA MARTES LANÇA SEU PRIMEIRO ROMANCE

Mesclando ficção e realidade, a estreia literária de Ana Cristina é parcialmente inspirada na vida e na obra da escritora mineira Maura Lopes Cançado para construir sua própria narrativa ficcional

A editora Confraria do Vento lança A origem da água, primeiro romance da socióloga Ana Cristina Braga Martes, natural de Varginha, no Sul de Minas. O livro é uma “biografia inventada” sobre Maura Lopes Cançado, abordando questões como loucura e sanidade, maternidade, trabalho, família, relações amorosas, saúde mental e institucionalização, além da busca pela liberdade da mulher num Brasil patriarcal com legado escravocrata.

O livro conta a história da protagonista Laura, que se interna voluntariamente num hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro, aos 25 anos. Com densidade psicológica e uma narrativa imersiva, a autora discorre sobre as percepções da protagonista nesse ambiente desde sua chegada: a falta de cores nas paredes e nas roupas, os silêncios, a maneira como é tratada pelos funcionários. “Passando o guichê e um longo corredor, no primeiro esbarrão já se percebe: tratar uma pessoa como louca é fechar a boca à sua frente, exercer muda contenção à sua volta”.

De forma poética, concisa e densa, A origem da água, escrito em primeira pessoa, conduz o leitor para o universo da loucura a partir do olhar e do mundo íntimo da protagonista. Nascida numa fazenda no interior rural do Brasil, desde a infância Laura começa a conhecer, desvelar e estranhar essa realidade, em que os homens ditavam as regras, e os papéis sociais, especialmente os de trabalho e gênero, eram fixos e intransponíveis.

A autora
Ana Cristina Braga Martes é socióloga, pesquisadora e ex-professora da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Nascida em Varginha, no Sul de Minas, mudou-se para São Carlos, no interior de São Paulo, ainda na infância. Estudou Ciências Sociais na UNESP-Araraquara e fez mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo, tendo feito parte do seu doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Viveu em Boston por dois anos, pesquisando a imigração brasileira naquela região. Foi Pesquisadora Visitante na Universidade de Boston e fez pós-doutorado na Universidade de Londres (King´s College of London). Publicou e organizou diversos artigos e livros acadêmicos, entre eles Brasileiros nos Estados Unidos – um estudo sobre imigrantes em Massachusetts, pela editora Paz e Terra, em 2000; e New Immigrants, New Land – A study of Brazilians in Massachusetts, pela University Press of Florida, em 2011. Como organizadora publicou Redes e Sociologia Econômica, pela UFSCAR, em 2009 e Fronteiras Cruzadas – etnicidade, gênero e redes sociais, pela editora Paz e Terra, em 2003. Tem mais de 30 artigos publicados em periódicos na Argentina, Brasil, Estados Unidos e França. A origem da água é seu primeiro livro de ficção.

Um comentário:

Cris Martes disse...

Obrigada pela divulgação. Há muitos anos não vou à Varginha. Sinto muitas saudades!