Pular para o conteúdo principal

UFLA AVANÇOU NA PONTUAÇÃO DE QUATRO DOS CINCO PILARES AVALIADOS NO RANKING THE 2021


O reconhecimento internacional da Universidade Federal de Lavras (UFLA) registrou novo avanço: na edição 2021 do ranking mundial Times Higher Education (THE), com resultados divulgados no último dia 2, a instituição galgou pontuações mais altas em quatro dos cinco pilares avaliados. No pilar “ensino”, a UFLA subiu 52 posições, com o quesito reputação registrando pontuação três vezes maior que na edição anterior.

De acordo com o vice-diretor de Relações Internacionais, professor Márcio Lara, esses indicadores demonstram o reconhecimento crescente de outras universidades quanto à capacidade da UFLA de produzir pesquisa de qualidade por meio de um ensino de excelência. “Isso é fruto do empenho da gestão da UFLA na captação de recursos externos e do empenho de nossa comunidade de servidores e estudantes”.

No pilar “citações” houve elevação de pontuação em 25%, o que está relacionado ao aumento de orçamentos para pesquisa em relação ao número de docentes, e ao aumento do número de artigos publicados pela Instituição. Associado a esse último fator, foi registrado um crescimento expressivo também no pilar “perspectivas internacionais”, com um aumento de 20% na pontuação. A colaboração internacional nos artigos publicados e o aumento do número de estudantes estrangeiros colaboraram para esses avanços.

No pilar “pesquisa” o crescimento foi de 7,9% na pontuação. Esse item avalia reputação, renda e produtividade em pesquisa. Apesar de uma ligeira queda (0,9 pontos) nos resultados da categoria “investimento da indústria”, essa permanece sendo a categoria de maior impacto da UFLA segundo o THE. Nesse quesito, a UFLA está na posição 322 do ranking mundial.

Para o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, apesar de a melhoria desempenho nos rankings não ser o objetivo final, ela é uma consequência importante do empenho e da dedicação de todos. 

“Parabenizo a toda a comunidade universitária por esse avanço. A Diretoria Executiva continuará trabalhando de maneira intensa para dotar a UFLA das condições necessárias para que os seus servidores e estudantes possam desempenhar as suas funções da melhor maneira possível. Consequentemente, teremos, cada vez mais, o progresso dos resultados desta instituição centenária nos indicadores nacionais e internacionais, de forma a, principalmente, devolver à sociedade contrapartida à altura da confiança e dos investimentos que ela coloca na universidade pública."

O ranking THE classifica as universidades de 92 países, com base nos pilares ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. Na edição deste ano, foram incluídas 138 novas instituições no ranking, totalizando 1527 instituições classificadas em todo o mundo. A UFLA, em 2020, já se destacou por subir 10 posições no THE Latin America 2020, sendo destaque no Brasil.



com Ana Eliza Alvim - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.