Pular para o conteúdo principal

UFLA HOMENAGEIA EX-ALUNOS COM AÇÕES VIRTUAIS


Diversas gerações esperam se reunir, a cada cinco anos, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), para a comemoração do Jubileu de Ouro e Prata e o jantar do ex-aluno. Mas, neste ano, esse encontro presencial não foi possível devido à pandemia do Covid-19.

Na tentativa de amenizar essa perda, a Universidade tem realizado ações remotas em uma semana especial dedicada aos egressos. Uma delas tem sido divulgar depoimentos de ex-alunos que estão completando o Jubileu de Ouro e Prata, na editoria “Embaixadores” no Facebook oficial da UFLA, no site dos 112 anos da UFLA e na Rádio Universitária, como uma forma de homenagear todos que fizeram parte da sua história. As solenidades tradicionais serão realizadas posteriormente, quando houver a indicação de segurança para realização de eventos com grandes aglomerações.

Um dos ex-alunos da UFLA que comemoram neste ano o Jubileu de Ouro, ou seja, 50 anos de formado, é o professor Magno Antônio Patto Ramalho (do Departamento de Biologia). A sua história na UFLA começou em 1967, quando se tornou estudante de Agronomia, e em 1971 ingressou como professor.

Aos 72 anos, o professor, natural da vizinha cidade de Ribeirão Vermelho, resume a sua vida profissional como “superação de expectativas”. Para ele, por maiores que tenham sido os seus sonhos quando jovem, tudo o que ocorreu em sua vida foi ainda melhor. “Grande parte desses fatos, que marcaram a minha existência, ocorreram graças a ESAL/UFLA. Quando iniciei o curso de Agronomia, não imaginava ser professor. A mudança ocorreu a partir do segundo ano da graduação. O professor da disciplina de Genética à época, certo dia perguntou-me se não gostaria de ficar no seu lugar, pois estava saindo da ESAL”.

O segredo para manter-se satisfeito por tanto tempo na profissão era o estímulo a cada dia em sempre recomeçar com novos desafios. “Não existe rotina nas atividades do professor/ pesquisador. Tudo se renova constantemente, com os estudantes e também na pesquisa, basta querer. Enfim, os 50 anos passaram e nem percebi, parece que foi ontem mesmo”, conclui.

Nesse percurso recebeu diversas homenagens e honrarias pelas contribuições que deu ao ensino, à pesquisa e à extensão. Além das muitas distinções oficiais, o professor recebe com frequência um reconhecimento ainda mais valioso para ele: o agradecimento que vem dos estudantes. A atuação profissional de Magno na pesquisa fica marcada pelos estudos voltados ao melhoramento do feijão, desenvolvidos desde a graduação e geradores de motivação profissional. Se o aumento da produtividade do feijão no Brasil ao longo do tempo teve impactos sociais e econômicos importantes, faz parte do percurso a contribuição desse professor que formou centenas de melhoristas.

Para os próximos anos, o professor é enfático em dizer que “depois de ter vivido tão intensamente, confesso que não tenho muitas expectativas. O que desejo é viver intensamente cada momento, sem se preocupar com o amanhã. Basta viver bem hoje é o suficiente”.

Sobre não poder encontrar fisicamente, neste ano, os seus colegas de ESAL, o professor diz: “Rever os colegas, lembrar dos inúmeros 'causos' e discutir como foram os últimos cinco anos na vida em família e na profissão de cada um é ótimo. A pandemia impediu que o nosso encontro tão esperado dos 50 anos ocorresse na data planejada. Contudo, um problema dessa magnitude não pode e não deve ser desconsiderado. Tenho certeza que iremos nos encontrar em outra oportunidade. Será apenas um adiamento”.

Clique aqui e confira os homenageados,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/