Pular para o conteúdo principal

UFSJ É PARCEIRA EM MOVIMENTO EMPREENDEDOR NA REGIÃO DE DIVINÓPOLIS


A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) é uma das entidades parceiras do Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (Movap). Trata-se de um Programa de Pré-Incubação de Empresas que tem como finalidade disseminar a educação empreendedora na região do Vale do Rio Pará, onde está situada a cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste.

O programa será executado com recursos da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio de um projeto de extensão desenvolvido pela nascente incubadora de empresas do CEFET-MG.

Atuação
O Movap buscará incentivar alunos do Ensino Médio, graduação, pós-graduação e professores, vinculados às instituições, a desenvolverem ideias e pesquisas que tenham potencial de negócio, por meio de capacitação e treinamento intensivo, visando prepará-los para a produção de soluções tecnológicas aplicadas ao mercado.

O programa será lançado hoje, dia 29, terça, às 14h30, por videoconferência, com a presença do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim. No mesmo evento, será lançada chamada pública para submissão de ideias a serem desenvolvidas dentro do Movap.

O prazo para as inscrições vai de 1º a 23 de outubro. Entre 4 de novembro de 18 de dezembro, haverá processo de capacitação das propostas selecionadas, ao fim do qual 12 serão selecionadas para a pré-incubação, de janeiro a julho do ano que vem. Cada uma das instituições parceiras indicam três projetos. Na UFSJ, três docentes atuarão como tutores: Alexandro Galdino, Mariana Campos da Paz e Juliana Teixeira de Magalhães.

Parcerias
O Programa surgiu de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Pará, do Grupo de Educação Ética e Cidadania; o CEFET-MG - Campus Divinópolis; a Prefeitura Municipal de Itapecerica; a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis; e a Federal de São João Del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), tendo o Sebrae Minas como órgão responsável pela capacitação das equipes participantes, e a Fundação CEFET Minas, gestora dos recursos financeiros.

Para o professor Paulo Granjeiro, do curso de Bioquímica no CCO, coordenador local do Movap, o Programa vai “estimular nossos acadêmicos a assumirem o papel de protagonistas na sua vida profissional, contribuindo para a criação de novos empregos, por intermédio do vínculo entre o conhecimento, a concepção e o desenvolvimento de ideias, voltadas para a inovação.”

Os processos de um programa de pré-incubação, explica Paulo, partem da realização de um diagnóstico inicial para estruturação da “árvore dos problemas”, seguida pela validação da ideia e reflexão de formas de aprimoramento. E envolvem também o desenvolvimento de um protótipo, apresentado ao final daquela etapa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho