Pular para o conteúdo principal

UFSJ É PARCEIRA EM MOVIMENTO EMPREENDEDOR NA REGIÃO DE DIVINÓPOLIS


A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) é uma das entidades parceiras do Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (Movap). Trata-se de um Programa de Pré-Incubação de Empresas que tem como finalidade disseminar a educação empreendedora na região do Vale do Rio Pará, onde está situada a cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste.

O programa será executado com recursos da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio de um projeto de extensão desenvolvido pela nascente incubadora de empresas do CEFET-MG.

Atuação
O Movap buscará incentivar alunos do Ensino Médio, graduação, pós-graduação e professores, vinculados às instituições, a desenvolverem ideias e pesquisas que tenham potencial de negócio, por meio de capacitação e treinamento intensivo, visando prepará-los para a produção de soluções tecnológicas aplicadas ao mercado.

O programa será lançado hoje, dia 29, terça, às 14h30, por videoconferência, com a presença do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim. No mesmo evento, será lançada chamada pública para submissão de ideias a serem desenvolvidas dentro do Movap.

O prazo para as inscrições vai de 1º a 23 de outubro. Entre 4 de novembro de 18 de dezembro, haverá processo de capacitação das propostas selecionadas, ao fim do qual 12 serão selecionadas para a pré-incubação, de janeiro a julho do ano que vem. Cada uma das instituições parceiras indicam três projetos. Na UFSJ, três docentes atuarão como tutores: Alexandro Galdino, Mariana Campos da Paz e Juliana Teixeira de Magalhães.

Parcerias
O Programa surgiu de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Pará, do Grupo de Educação Ética e Cidadania; o CEFET-MG - Campus Divinópolis; a Prefeitura Municipal de Itapecerica; a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis; e a Federal de São João Del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), tendo o Sebrae Minas como órgão responsável pela capacitação das equipes participantes, e a Fundação CEFET Minas, gestora dos recursos financeiros.

Para o professor Paulo Granjeiro, do curso de Bioquímica no CCO, coordenador local do Movap, o Programa vai “estimular nossos acadêmicos a assumirem o papel de protagonistas na sua vida profissional, contribuindo para a criação de novos empregos, por intermédio do vínculo entre o conhecimento, a concepção e o desenvolvimento de ideias, voltadas para a inovação.”

Os processos de um programa de pré-incubação, explica Paulo, partem da realização de um diagnóstico inicial para estruturação da “árvore dos problemas”, seguida pela validação da ideia e reflexão de formas de aprimoramento. E envolvem também o desenvolvimento de um protótipo, apresentado ao final daquela etapa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/