terça-feira, 15 de setembro de 2020

VICE-PRESIDENTE DA COOPERVASS É VENCEDOR DO CONCURSO DE QUALIDADE 'SENTA QUE LÁ VEM CAFÉ'

Alessandro Hervaz, cafeicultor e vice-presidente da Coopervass, alcança o primeiro lugar no Concurso Senta que lá vem Café

Os cafés especiais ganharam o paladar dos consumidores do mundo todo. Com uma demanda maior desses produtos e a sua consequente valorização, muitos produtores, de olho nesse novo nicho, optaram por dar mais atenção às suas lavouras de café e produzir um grão com mais qualidade. Na última década, sobretudo, nunca se falou tanto em cafés especiais e o que se tem visto, tanto no mercado interno quanto externo, é uma procura cada vez maior por esses grãos.

Na esteira dessa onda, os cafeicultores têm tido mais suporte para produzirem um grão que alcance as expectativas dos exigentes consumidores. Os concursos de qualidade de café, por exemplo, são uma forma de reconhecer, valorizar e levar esses cafés especiais a torrefadoras do mundo todo. Um desses concursos foi realizado pela primeira vez pela Algrano, uma startup suíça que ajuda os produtores a mostrar e fazer ofertas de café diretamente às torrefadoras.

Em um universo de 53 amostras, os 10 finalistas da primeira edição do Senta que lá vem Café foram divulgados na última sexta-feira, 11, e a satisfação tomou conta da Coopervass: cinco amostras vencedoras são de origem de cooperados de São Gonçalo do Sapucaí. O grande campeão, com 89,5 pontos, é Alessandro Hervaz, vice-presidente da Coopervass, que há 10 anos se dedica à produção de cafés especiais. 

"Estou muito feliz com a premiação; a conquista do primeiro lugar em um concurso de nível nacional é muito importante, afinal, já são mais de 10 anos que trabalho para melhorar a qualidade do café e a vitória vem mostrar que estamos no caminho certo. O potencial e a força da região e dos nossos produtores na produção de cafés de alta qualidade ficou bem evidente. Esse concurso foi uma grande oportunidade para os produtores", comenta Hervaz.

Segundo lugar no concurso, Augusto Borges Pereira, da Fazenda Capadócia

Ademir Francisco Pereira: duas amostras vencedoras
Nivaldo Donizett Arantes e Willer de Carvalho Arantes produzem há 20 anos cafés especiais

Os cooperados Augusto Borges Pereira (Fazenda Capadócia), Ademir Francisco Pereira (Sítio Bela Vista) e Willer de Carvalho Arantes e Nivaldo Donizett Arantes (Chácara N. Sra. Aparecida) alcançaram, respectivamente, o quarto (88,41 pontos), o sétimo (88), o nono (87, 58) e o décimo (87,5) lugares. 

"Foi muito bom colher um resultado como esse, porque esse café foi plantado há três anos para competição e para extrair o máximo de qualidade da nossa região. Então, esse concurso veio para concretizar o nosso trabalho e mostrar que estamos na direção certa", diz o proprietário da Fazenda Capadócia.

O cooperado Ademir Francisco Pereira participou com duas amostras de café. "Felicidade em dobro, fruto de um longo trabalho e que agora foi reconhecido. São dois lotes que vêm se destacando e, este ano, conseguimos ser finalistas no concurso da Algrano", comenta.

Nivaldo Donizett Arantes e Willer de Carvalho Arantes, pai e filho, são proprietários da Chácara N. Sra. Aparecida, onde produzem o café Aroma da Serra, e estão muito felizes com o resultado. 

"Uma oportunidade excelente de ficar entre os 10 primeiros em um concurso de nível europeu.  O café que a gente faz aqui na Serra de São Gonçalo é natural, não tem nada de diferente, mas tem potencial e qualidade para ser enviado para a Europa e para o mundo", diz Willer. Já o pai conta que o café vencedor é produzido há mais de 20 anos. 

"Antes a gente tinha qualidade, mas não tinha preço diferenciado. De uns anos para cá isso já mudou muito. Depois que a gente começou a trabalhar com cafés especiais, a renda da propriedade melhorou. Este concurso já é mais uma porta aberta e estamos felizes e gratos em estar entre os 10 vencedores".

Concurso Senta que lá vem Café
O concurso, realizado pela Algrano, é exclusivo para produtores do território brasileiro registrados na plataforma, e destacou os melhores lotes da safra 2020, assim como as melhores histórias para participarem da próxima Brazilian Discovery (Descubra o Brasil), uma campanha de promoção e vendas de cafés exclusivos de forma direta a torrefadores europeus. 

Os 10 cafés pontuados serão disponibilizados para venda direta na plataforma Algrano e os prêmios incluem uma viagem à Europa em 2021 ao primeiro colocado, cursos de análise sensorial para o segundo e terceiro lugares e sessões de consultoria com uma agência de branding e marketing para os demais vencedores.

Luiza Pereira Furquim, gerente de Projetos em Cafés Especiais da Algrano no Brasil, explica que “a distribuição do material impresso está prevista para o final do ano. Mas o material digital será enviado a todos os torrefadores ativos na plataforma nos países nos quais temos presença: Reino Unido, Bálticos, Nórdicos, DACH e Leste Europeu”.

Algrano
O vice-presidente da Coopervass conta que conheceu a Algrano em 2014, por meio de uma consultoria do Sebrae para grupos Fairtrade, e a plataforma tinha acabado de ganhar um prêmio no Chile e estava com uma proposta de fincar pé no Brasil. 

"Através da Associação de Produtores Rurais do Alto da Serra – APAS, acreditamos e apoiamos a criação da plataforma aqui no Brasil e, em 2015, fizemos as primeiras vendas. Nesse mesmo ano, eu consegui vender para a Suíça, e até hoje forneço meu café para esse cliente. A Algrano em sido um grande parceiro da APAS e, agora, também da Coopervass, que acredita muito no trabalho e na transparência da plataforma".

Ainda de acordo com o vice-presidente da Coopervass, a Cooperativa, juntamente com a APAS, divulgou o concurso da Algrano entre os seus cooperados. "Quero agradecer àqueles que acreditaram e apoiaram. Mesmo que não tenham sido premiados, começaram um relacionamento com a Algrano, com a criação do perfil, e agora podem oferecer seu lote por meio da plataforma". 

Nenhum comentário: