Pular para o conteúdo principal

CLÍNICA DA UNIFAL-MG REGISTRAM MAIS DE 1.570 ATENDIMENTOS DURANTE A PANDEMIA

Atendimento gratuito da Clínica de Especialidades Médicas à população retornou em junho
Triagem de pacientes realizada na Clínica de Especialidades Médicas por estudante em internato

Desde junho, a turma do 6º ano do curso de medicina, em internato, retomou os atendimentos gratuitos na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), após um período de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia. De lá para cá, já foram realizadas mais de 1.570 consultas.

Para adequar às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Clínica de Especialidades Médicas segue rigorosamente as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Além disso, acompanha as atualizações de medidas de segurança orientadas também pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde.

A equipe da Clínica de Especialidades Médicas passou por treinamento sobre os cuidados de paramentação e higiene que devem ocorrer antes, durante e após o atendimento aos pacientes. 

“A fim de garantir a segurança dos pacientes, funcionários, professores e alunos, utilizamos EPIs recomendados por estas normativas, a respeito ao distanciamento, limitação do número de pessoas nos consultórios, organização dos atendimentos com senhas e triagem dos pacientes para sintomas respiratórios antes das consultas de especialidades”, explica a professora Evelise Soares, diretora da Faculdade de Medicina (FAMED).

Atualmente, os atendimentos são realizados por 60 estudantes do curso de Medicina que se encontram em internato. 

“O internato envolve práticas na Estratégia de Saúde da Família (atenção primária), em ambulatórios de especialidades (atenção secundária) e em hospitais e pronto atendimentos médicos (atenção terciária), todos atendimentos são supervisionados pelos professores da FAMED em suas diferentes especialidades e por preceptores (médicos) do corpo clínico dos hospitais e unidades de saúde”, conta Profa. Evelise. Segundo ela, os atendimentos são realizados e discutidos entre docente e discente para melhor assistência ao paciente em seu tratamento.

Do ponto de vista da diretora da FAMED, o funcionamento da CEM durante a pandemia é importante não apenas por permitir a continuidade do tratamento, como também pela possibilidade de atender as demandas do município. 

“As atividades do internato médico garantem a assistência aos pacientes e a continuidade dos tratamentos, pois muitos necessitam de retornos constantes as especialidades para o acompanhamento, prescrições medicamentosas, adequações nos esquemas terapêuticos e consultas de novos pacientes. Hoje com diversos atendimentos em especialidades na CEM, auxiliamos na diminuição das demandas de especialidades reprimidas no município”, comenta.

Como é o procedimento para ser atendido na Clínica de Especialidades Médicas?
Os atendimentos na Clínica de Especialidades Médicas continuam seguindo o fluxo de agendamento, já realizado antes da pandemia, ou seja, o paciente para ser atendido na especialidade necessita de encaminhamento da atenção primária (seu PSF de referência).

Observação: Por orientação da Secretaria de Saúde de Alfenas até o momento não estão sendo realizadas consultas pelo Convênio CISLAGOS, uma vez que os pacientes do convênio necessitam se deslocar de outros municípios para serem atendidos na CEM.

com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.