sexta-feira, 2 de outubro de 2020

DEZ PRIMEIRAS EDIÇÕES DO AMM NOS MUNICÍPIOS FOCARAM A RETOMADA ECONÔMICA


A décima edição do projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais” da Associação Mineira de Municípios (AMM) chegou junto com o final do mês de setembro. O grande público que as reuniões têm alcançado mostra que o propósito de levantar discussões e alavancar o desenvolvimento econômico local em todos os municípios do Estado, de acordo com os potenciais de cada localidade, está sendo cumprido. 

Os encontros virtuais que acontecerão nas 44 microrregiões mineiras compõem a primeira fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, construído a partir da parceria entre a AMM e o Sebrae, para mobilizar o poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios.

Em cada edição, são chamados ao debate os atores do poder público, como secretários municipais, vereadores, servidores públicos; e do terceiro setor, como associações comerciais, industriais, câmaras de dirigentes lojistas, cooperativas, comerciantes e produtores de pequenos negócios; e a população de um modo geral, para que todos possam ter orientações técnicas e capacitação sobre como buscar financiamentos e recursos. 

São apresentados também casos de sucesso, seja de empresários, seja de gestores, com soluções inteligentes para sair da crise e que possam propiciar caminhos e soluções para empreendedores de pequenos negócios locais se desenvolverem, criando mais emprego e fomentando a economia dos municípios.

“A AMM tem a clareza que, mesmo com as dificuldades que os prefeitos mineiros têm passado com a pandemia, e ainda tendo à frente eleições municipais, há a responsabilidade de levar a todos esse debate, para que, juntamente com o Sebrae e o apoio de diversos parceiros, possamos capacitar os gestores em favor do desenvolvimento econômico local em busca de ações e soluções para otimizar o comércio e a pequena indústria, fazendo o dinheiro circular nos municípios”, destacou o presidente da AMM, Julvan Lacerda, durante a live de lançamento do projeto Desenvolve Minas Gerais, no dia 14 de agosto.

No segundo momento, a expectativa é que seja possível retomar os encontros presencialmente, envolvendo os novos gestores eleitos nas eleições de novembro. 

“Serão elaborados diagnósticos das varias regiões do Estado, para ver quais as ações que, se implementadas pelos gestores, com o apoio dos empresários e do terceiro setor, vão fazer aquela região se desenvolver mais rapidamente”, explica Julvan. O projeto prevê ainda ações até 2022, envolvendo também o Congresso Mineiro de Municípios.

Dez microrregionais já receberam o encontro: a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG); Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR); Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Nova Ambaj) e Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA); Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI); e Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS).

No Portal AMM, é possível saber mais sobre o projeto Desenvolve Minas Gerais e todas as edições anteriores do AMM nos Municípios, inclusive ao conteúdo integral de cada reunião. Clique aqui e acesse.

Parceiros
O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Próximo evento
A Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo (AMARP), no Sul de Minas, será a próxima microrregional a receber o projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, em parceria com o Sebrae, na terça-feira, 6 de outubro, às 9h. Assim como as outras dez edições, a reunião acontecerá de forma totalmente virtual, pelos canais de comunicação da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Nenhum comentário: