Pular para o conteúdo principal

EMPRESA MINEIRA SUPERA CRISE E CRESCE NA PANDEMIA

Queijo D'Alagoa-MG bate recorde de postagens, contrata mais funcionários e pretende construir nova queijaria para atender demanda
Osvaldo Filho - fundador da @queijodalagoamg

No Sul de Minas, na pequena cidade de Alagoa, a Queijo D’Alagoa-MG - empresa mineira pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega em todo o Brasil - vem superando a crise causada pela pandemia.

Criatividade e Inovação - no início da pandemia começou a acumular queijos nas prateleiras, pois a cidade ficou fechada para visita de turistas e os clientes revenda também ficaram com seus estabelecimentos fechados. 

A saída da empresa foi fazer uma campanha de SOS pelo Instagram @queijodalagoamg e também colocar queijo pra maturar. “Lançamos o Queijo Pérola da Mantiqueira, que é um queijo revestido com película de carvão vegetal, maturado por 90 dias” conta Osvaldo Filho, fundador da Queijo D’Alagoa-MG.

O primeiro lote esgotou assim que foi lançado. E as últimas cunhas do segundo lote já estão prestes a terminar.


Recorde de Postagem - o contrato de postagem da Queijo D’Alagoa-MG com os Correios mantém a única agência da cidade aberta.

“Com a campanha do SOS nas redes a empresa bateu recorde de postagem no mês de Abril” conta a gerente dos Correios, Flávia Valério de Varginha-MG, que além de gerente do contrato é fã do Queijo Alagoinha. “Amo harmonizar com geleia de pimenta biquinho. É impossível parar de comer” confessa.

Mais parceiros - Foi pra ajudar o Sô Batistinha que o Osvaldo fundou o e-commerce em 2009.

Atualmente diversas famílias de pequenos produtores de queijo dependem deste trabalho para escoar a produção. 

E o parceiro mais recente é o produtor Eli, esposo da Bárbara e pai da Heloísa, que em meio à pandemia firmou parceria com a Queijo D’Alagoa-MG: “Nunca fomos tão valorizados como agora, estamos super felizes” conta Bárbara.

Mais funcionários - devido o aumento no fluxo de postagens e no recebimento de mensagens foi necessário aumentar a equipe.

Mais dois funcionários foram contratados para dar suporte no atendimento ao consumidor e na expedição dos queijos.

Dificuldades - além da alta nos suprimentos agrícolas a empresa também sofre com a falta e a alta dos preços das embalagens.

“Empreender no Brasil já é difícil, ainda mais em tempos de pandemia. Tem que ter paciência e ser transparente com o cliente, para que ele entenda as dificuldades enfrentadas: uma hora é o leite que diminui, outra hora é greve dos carteiros, outra hora é empresa de que fornece embalagens que nos deixa na mão” explica Osvaldo. “Temos que ser otimistas. Uma das minhas #frasesqueijísticas prediletas é Fé em Deus e Queijo na Tábua!” afirma.

Expansão - alguns queijos foram retirados do site, pois a fila de espera está grande. É o caso do Queijo Alagoa Grande e a Panela de Queijo.

Como os queijos são produzidos em pequenas quantidades de forma artesanal é diferente da capacidade da indústria que produz em grande escala.

A Queijo D’Alagoa-MG adquiriu um novo imóvel rural recentemente onde pretende construir uma queijaria.

Com o apoio da Emater Minas o projeto arquitetônico será desenhado de maneira que atenda a legislação estadual e nacional e o queijo saia com liberação do Selo Arte para ser comercializado em todo território nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...