terça-feira, 27 de outubro de 2020

EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ESTUDANTES DE MEDICINA NOS ATENDIMENTOS NOS PSF's DE PARAGUAÇU

Acompanhados pela professora Larissa Bueno, estudantes chegam para o atendimento em Paraguaçu

Com a volta das consultas médicas realizadas pelos estudantes de Medicina em internato na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) no mês de junho, conforme divulgado no Portal da UNIFAL-MG em 07/10/2020, também foi retomado o atendimento dos estudantes de internato de Medicina de Família e Comunidade no município de Paraguaçu, cidade que fica a 30 km de distância de Alfenas. Os atendimentos tinham sido suspensos, temporariamente, em função das alterações das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19.

Sob a supervisão da médica de família e professora da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Larissa de Souza Bueno, e apoio do preceptor voluntário Lucas Guimarães Lobo, os estudantes do 6º ano em internato retomaram os atendimentos em Paraguaçu, tomando todas as medidas de prevenção e controle para a assistência médica aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pela Covid-19.

Vale destacar que além de normas de distanciamento, uso de EPIs e outras medidas de segurança orientadas pelo Ministério da Saúde, o número de estudantes em atendimento também foi limitado para evitar a aglomeração.

Os atendimentos foram feitos no PSF Casa de Apoio e também no PSF Guaipava, distrito de Paraguaçu, localizado na zona rural. De acordo com levantamentos, somente no PSF Guaipava, foram registradas 640 consultas realizadas por mês, totalizando entre junho e setembro, 2.560 consultas em Medicina de Família e Comunidade.

Segundo a diretora da Faculdade de Medicina, Profa. Evelise Soares, a oportunidade de realizar o internato em Paraguaçu foi importante para que os acadêmicos tivessem contato com outras realidades, principalmente, pela possibilidade de atender uma comunidade rural.

“A oportunidade de estagiar em um PSF na zona rural é extremamente importante para o estudante de Medicina, pois o contato com a comunidade local e poder conhecer a realidade rural, suas demandas e ajudar na promoção da saúde, torna-se uma experiência extremamente rica, no aspecto de atendimento médico e humanização”, afirmou.

Para a professora Larissa, responsável pela supervisão dos discentes, o internato realizado na zona rural de Paraguaçu foi uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes quanto para a população local. “O internato em Medicina de Família e Comunidade, no distrito de Guaipava, município de Paraguaçu, trouxe aos nossos discentes a oportunidade de vivenciar uma experiência única. Através das visitas domiciliares nos bairros rurais, os acadêmicos puderam enxergar uma realidade não encontrada nos centros urbanos, colecionando histórias e muito aprendizado”, compartilhou, complementando: “A população sentiu-se acolhida e as habilidades adquiridas, tanto acadêmicas quanto de vida, ficarão eternizadas na memória de todos.”

O acadêmico Pedro Alberto Ferreira Cavichioli, hoje médico pela UNIFAL-MG, formado em 30 de setembro de 2020, compartilhou a experiência que adquiriu em internato na Medicina de Família e Comunidade, que para ele, foi “além das expectativas criadas”.

“Eram sempre difíceis as viagens semanais, mas a leveza dos atendimentos e profissionais que nos recebiam nesses dois locais [PSF Casa de Apoio e PSF Guaipava] tornava tudo mais suave. Trouxe para mim, enquanto profissional da saúde, uma realidade sociocultural diferente da que estava acostumado em Alfenas”, relatou.

De acordo com Pedro, essa realidade sociocultural com que teve contato, mudou o exercício da Medicina. “Mudam-se os perfis das doenças e, principalmente, a maneira com que as pessoas se expressam diante delas. É imperioso que se direcione a anamnese para extrair o máximo possível dos indivíduos até se estabelecer um diagnóstico e tratamento adequado”, comentou.

O médico formado pela universidade ressaltou também o fato de a experiência vivida no atendimento em Paraguaçu ir ao encontro da proposta do curso de Medicina da UNIFAL-MG, o que ajudou a consolidar o aprendizado. 

“A parte das visitas domiciliares também nos permitiu compreender o coração das famílias e o quanto esse ambiente influencia na saúde dessas pessoas. A Medicina de Família e Comunidade, que é um dos grandes pilares do curso de Medicina da UNIFAL-MG, pede essa vivência e a experiência de Paraguaçu e Guaipava foi bastante importante no sentido de sedimentar ainda mais essa realidade”, concluiu.

O atendimento dos estudantes na cidade de Paraguaçu foi possível a partir de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal em 2018 para realização do internato.

da assessoria da UNIFAL-MG

Nenhum comentário: