Pular para o conteúdo principal

EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ESTUDANTES DE MEDICINA NOS ATENDIMENTOS NOS PSF's DE PARAGUAÇU

Acompanhados pela professora Larissa Bueno, estudantes chegam para o atendimento em Paraguaçu

Com a volta das consultas médicas realizadas pelos estudantes de Medicina em internato na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) no mês de junho, conforme divulgado no Portal da UNIFAL-MG em 07/10/2020, também foi retomado o atendimento dos estudantes de internato de Medicina de Família e Comunidade no município de Paraguaçu, cidade que fica a 30 km de distância de Alfenas. Os atendimentos tinham sido suspensos, temporariamente, em função das alterações das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19.

Sob a supervisão da médica de família e professora da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Larissa de Souza Bueno, e apoio do preceptor voluntário Lucas Guimarães Lobo, os estudantes do 6º ano em internato retomaram os atendimentos em Paraguaçu, tomando todas as medidas de prevenção e controle para a assistência médica aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pela Covid-19.

Vale destacar que além de normas de distanciamento, uso de EPIs e outras medidas de segurança orientadas pelo Ministério da Saúde, o número de estudantes em atendimento também foi limitado para evitar a aglomeração.

Os atendimentos foram feitos no PSF Casa de Apoio e também no PSF Guaipava, distrito de Paraguaçu, localizado na zona rural. De acordo com levantamentos, somente no PSF Guaipava, foram registradas 640 consultas realizadas por mês, totalizando entre junho e setembro, 2.560 consultas em Medicina de Família e Comunidade.

Segundo a diretora da Faculdade de Medicina, Profa. Evelise Soares, a oportunidade de realizar o internato em Paraguaçu foi importante para que os acadêmicos tivessem contato com outras realidades, principalmente, pela possibilidade de atender uma comunidade rural.

“A oportunidade de estagiar em um PSF na zona rural é extremamente importante para o estudante de Medicina, pois o contato com a comunidade local e poder conhecer a realidade rural, suas demandas e ajudar na promoção da saúde, torna-se uma experiência extremamente rica, no aspecto de atendimento médico e humanização”, afirmou.

Para a professora Larissa, responsável pela supervisão dos discentes, o internato realizado na zona rural de Paraguaçu foi uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes quanto para a população local. “O internato em Medicina de Família e Comunidade, no distrito de Guaipava, município de Paraguaçu, trouxe aos nossos discentes a oportunidade de vivenciar uma experiência única. Através das visitas domiciliares nos bairros rurais, os acadêmicos puderam enxergar uma realidade não encontrada nos centros urbanos, colecionando histórias e muito aprendizado”, compartilhou, complementando: “A população sentiu-se acolhida e as habilidades adquiridas, tanto acadêmicas quanto de vida, ficarão eternizadas na memória de todos.”

O acadêmico Pedro Alberto Ferreira Cavichioli, hoje médico pela UNIFAL-MG, formado em 30 de setembro de 2020, compartilhou a experiência que adquiriu em internato na Medicina de Família e Comunidade, que para ele, foi “além das expectativas criadas”.

“Eram sempre difíceis as viagens semanais, mas a leveza dos atendimentos e profissionais que nos recebiam nesses dois locais [PSF Casa de Apoio e PSF Guaipava] tornava tudo mais suave. Trouxe para mim, enquanto profissional da saúde, uma realidade sociocultural diferente da que estava acostumado em Alfenas”, relatou.

De acordo com Pedro, essa realidade sociocultural com que teve contato, mudou o exercício da Medicina. “Mudam-se os perfis das doenças e, principalmente, a maneira com que as pessoas se expressam diante delas. É imperioso que se direcione a anamnese para extrair o máximo possível dos indivíduos até se estabelecer um diagnóstico e tratamento adequado”, comentou.

O médico formado pela universidade ressaltou também o fato de a experiência vivida no atendimento em Paraguaçu ir ao encontro da proposta do curso de Medicina da UNIFAL-MG, o que ajudou a consolidar o aprendizado. 

“A parte das visitas domiciliares também nos permitiu compreender o coração das famílias e o quanto esse ambiente influencia na saúde dessas pessoas. A Medicina de Família e Comunidade, que é um dos grandes pilares do curso de Medicina da UNIFAL-MG, pede essa vivência e a experiência de Paraguaçu e Guaipava foi bastante importante no sentido de sedimentar ainda mais essa realidade”, concluiu.

O atendimento dos estudantes na cidade de Paraguaçu foi possível a partir de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal em 2018 para realização do internato.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...