Pular para o conteúdo principal

EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ESTUDANTES DE MEDICINA NOS ATENDIMENTOS NOS PSF's DE PARAGUAÇU

Acompanhados pela professora Larissa Bueno, estudantes chegam para o atendimento em Paraguaçu

Com a volta das consultas médicas realizadas pelos estudantes de Medicina em internato na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) no mês de junho, conforme divulgado no Portal da UNIFAL-MG em 07/10/2020, também foi retomado o atendimento dos estudantes de internato de Medicina de Família e Comunidade no município de Paraguaçu, cidade que fica a 30 km de distância de Alfenas. Os atendimentos tinham sido suspensos, temporariamente, em função das alterações das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19.

Sob a supervisão da médica de família e professora da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Larissa de Souza Bueno, e apoio do preceptor voluntário Lucas Guimarães Lobo, os estudantes do 6º ano em internato retomaram os atendimentos em Paraguaçu, tomando todas as medidas de prevenção e controle para a assistência médica aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pela Covid-19.

Vale destacar que além de normas de distanciamento, uso de EPIs e outras medidas de segurança orientadas pelo Ministério da Saúde, o número de estudantes em atendimento também foi limitado para evitar a aglomeração.

Os atendimentos foram feitos no PSF Casa de Apoio e também no PSF Guaipava, distrito de Paraguaçu, localizado na zona rural. De acordo com levantamentos, somente no PSF Guaipava, foram registradas 640 consultas realizadas por mês, totalizando entre junho e setembro, 2.560 consultas em Medicina de Família e Comunidade.

Segundo a diretora da Faculdade de Medicina, Profa. Evelise Soares, a oportunidade de realizar o internato em Paraguaçu foi importante para que os acadêmicos tivessem contato com outras realidades, principalmente, pela possibilidade de atender uma comunidade rural.

“A oportunidade de estagiar em um PSF na zona rural é extremamente importante para o estudante de Medicina, pois o contato com a comunidade local e poder conhecer a realidade rural, suas demandas e ajudar na promoção da saúde, torna-se uma experiência extremamente rica, no aspecto de atendimento médico e humanização”, afirmou.

Para a professora Larissa, responsável pela supervisão dos discentes, o internato realizado na zona rural de Paraguaçu foi uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes quanto para a população local. “O internato em Medicina de Família e Comunidade, no distrito de Guaipava, município de Paraguaçu, trouxe aos nossos discentes a oportunidade de vivenciar uma experiência única. Através das visitas domiciliares nos bairros rurais, os acadêmicos puderam enxergar uma realidade não encontrada nos centros urbanos, colecionando histórias e muito aprendizado”, compartilhou, complementando: “A população sentiu-se acolhida e as habilidades adquiridas, tanto acadêmicas quanto de vida, ficarão eternizadas na memória de todos.”

O acadêmico Pedro Alberto Ferreira Cavichioli, hoje médico pela UNIFAL-MG, formado em 30 de setembro de 2020, compartilhou a experiência que adquiriu em internato na Medicina de Família e Comunidade, que para ele, foi “além das expectativas criadas”.

“Eram sempre difíceis as viagens semanais, mas a leveza dos atendimentos e profissionais que nos recebiam nesses dois locais [PSF Casa de Apoio e PSF Guaipava] tornava tudo mais suave. Trouxe para mim, enquanto profissional da saúde, uma realidade sociocultural diferente da que estava acostumado em Alfenas”, relatou.

De acordo com Pedro, essa realidade sociocultural com que teve contato, mudou o exercício da Medicina. “Mudam-se os perfis das doenças e, principalmente, a maneira com que as pessoas se expressam diante delas. É imperioso que se direcione a anamnese para extrair o máximo possível dos indivíduos até se estabelecer um diagnóstico e tratamento adequado”, comentou.

O médico formado pela universidade ressaltou também o fato de a experiência vivida no atendimento em Paraguaçu ir ao encontro da proposta do curso de Medicina da UNIFAL-MG, o que ajudou a consolidar o aprendizado. 

“A parte das visitas domiciliares também nos permitiu compreender o coração das famílias e o quanto esse ambiente influencia na saúde dessas pessoas. A Medicina de Família e Comunidade, que é um dos grandes pilares do curso de Medicina da UNIFAL-MG, pede essa vivência e a experiência de Paraguaçu e Guaipava foi bastante importante no sentido de sedimentar ainda mais essa realidade”, concluiu.

O atendimento dos estudantes na cidade de Paraguaçu foi possível a partir de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal em 2018 para realização do internato.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ÁLVARO DAMIÃO GARANTE R$ 1 BILHÃO PARA NOVO ANEL JUNTO AO BANCO DO BRICS

A Prefeitura de Belo Horizonte terá R$ 1 bilhão para obras do Novo Anel em financiamento junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics. O acordo financeiro foi firmado nesta quinta-feira (9) em Xangai, na China, onde o prefeito Álvaro Damião reuniu-se com a presidente da instituição, a ex-presidente da República Dilma Rousseff. “No nosso primeiro dia em Xangai, sou recebido pela presidente do banco Brics, nossa eterna presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e quero agradecer pelo carinho com os belo-horizontinos e os mineiros. Na hora que fiz um pedido a ela, ela olhou para mim e disse assim, estamos juntos”, afirmou o prefeito. De acordo com Álvaro Damião, as tratativas formais para a liberação dos recursos já começaram e vão avançar “de forma acelerada”. No encontro com Dilma Rousseff, que nasceu em Belo Horizonte, ele apresentou um panorama da cidade e os projetos da gestão. “O prefeito falou para mim dos problemas de Belo Horizonte e levantou um deles, que é a questã...