Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR DO UNILAVRAS PARTICIPOU DE PESQUISA INTERCONTINENTAL SOBRE ESPÉCIES INVASORAS


Uma pesquisa envolvendo mais de 600 pesquisadores apresentou um rico material sobre a presença de espécies invasoras e seu impacto na biodiversidade da região Neotropical – do sul dos Estados Unidos até a América do Sul. O estudo, liderado pela doutora em ecologia, Clarissa Alves da Rosa, mapeou áreas de ocorrência de mamíferos exóticos e invasores na região Neotropical. Entre os pesquisadores está Nelson Curi, professor do curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Segundo ele, o artigo é importante pois reúne dados da década de 1990 até a atualidade. A pesquisa apresenta tabelas e gráficos com informações sobre a ocorrência de espécies exóticas (não-nativas) de mamíferos. Ao todo, o estudo apresentou registros de cerca de 77 espécies exóticas e mais de 70 mil registros. O acervo traz informações adquiridas por meio de capturas, armadilhas fotográficas, anotações e até mesmo amostragens fecais dos animais. Vale ressaltar que todos os animais capturados foram soltos logo após o registro.

Os mamíferos invasores, de acordo com Nelson, são aqueles que não são nativos, ou têm sua distribuição geográfica original fora de determinada região. Assim, estes animais oferecem risco à biodiversidade nativa destes locais. Os dados fornecidos por ele para a pesquisa são de 2004 a 2009. A coleta de informações aconteceu no Parque Nacional da Serra do Cipó e na RPPN de Galheiros, ambos em Minas Gerais.

Os principais mamíferos invasores detectados por Nelson foram gatos e cachorros. Já na pesquisa mencionada, também foi constatada a presença destes animais, além de bovinos e javalis. A espécie com maior número de registros em unidades de conservação é a bovina, seguida pelos javalis e pelos cães domésticos.

A presença de espécies invasoras, como o javali, podem causar diversos tipos de impactos, na maior parte das vezes negativos, como os danos econômicos e ecológicos, em que os animais invadem lavouras, predam, competem por recursos e afugentam as espécies nativas, por exemplo. Além disso, o impacto ambiental é severo, principalmente no caso das espécies onívoras. Elas podem destruir nascentes e riachos e causar danos, também, à saúde do ser humano e de outros animais, transmitindo doenças que não comuns naquela região.

Todas estas informações foram reunidas e transformadas em um datapaper, aceito em julho deste ano na Revista Ecology. O periódico é um dos mais respeitados da área de Ecologia e Conservação do Meio Ambiente e a nova edição deve ser publicada em breve, com o artigo em que Nelson é um dos coautores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/