Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR DO UNILAVRAS PARTICIPOU DE PESQUISA INTERCONTINENTAL SOBRE ESPÉCIES INVASORAS


Uma pesquisa envolvendo mais de 600 pesquisadores apresentou um rico material sobre a presença de espécies invasoras e seu impacto na biodiversidade da região Neotropical – do sul dos Estados Unidos até a América do Sul. O estudo, liderado pela doutora em ecologia, Clarissa Alves da Rosa, mapeou áreas de ocorrência de mamíferos exóticos e invasores na região Neotropical. Entre os pesquisadores está Nelson Curi, professor do curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Segundo ele, o artigo é importante pois reúne dados da década de 1990 até a atualidade. A pesquisa apresenta tabelas e gráficos com informações sobre a ocorrência de espécies exóticas (não-nativas) de mamíferos. Ao todo, o estudo apresentou registros de cerca de 77 espécies exóticas e mais de 70 mil registros. O acervo traz informações adquiridas por meio de capturas, armadilhas fotográficas, anotações e até mesmo amostragens fecais dos animais. Vale ressaltar que todos os animais capturados foram soltos logo após o registro.

Os mamíferos invasores, de acordo com Nelson, são aqueles que não são nativos, ou têm sua distribuição geográfica original fora de determinada região. Assim, estes animais oferecem risco à biodiversidade nativa destes locais. Os dados fornecidos por ele para a pesquisa são de 2004 a 2009. A coleta de informações aconteceu no Parque Nacional da Serra do Cipó e na RPPN de Galheiros, ambos em Minas Gerais.

Os principais mamíferos invasores detectados por Nelson foram gatos e cachorros. Já na pesquisa mencionada, também foi constatada a presença destes animais, além de bovinos e javalis. A espécie com maior número de registros em unidades de conservação é a bovina, seguida pelos javalis e pelos cães domésticos.

A presença de espécies invasoras, como o javali, podem causar diversos tipos de impactos, na maior parte das vezes negativos, como os danos econômicos e ecológicos, em que os animais invadem lavouras, predam, competem por recursos e afugentam as espécies nativas, por exemplo. Além disso, o impacto ambiental é severo, principalmente no caso das espécies onívoras. Elas podem destruir nascentes e riachos e causar danos, também, à saúde do ser humano e de outros animais, transmitindo doenças que não comuns naquela região.

Todas estas informações foram reunidas e transformadas em um datapaper, aceito em julho deste ano na Revista Ecology. O periódico é um dos mais respeitados da área de Ecologia e Conservação do Meio Ambiente e a nova edição deve ser publicada em breve, com o artigo em que Nelson é um dos coautores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho