Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR DO UNILAVRAS PARTICIPOU DE PESQUISA INTERCONTINENTAL SOBRE ESPÉCIES INVASORAS


Uma pesquisa envolvendo mais de 600 pesquisadores apresentou um rico material sobre a presença de espécies invasoras e seu impacto na biodiversidade da região Neotropical – do sul dos Estados Unidos até a América do Sul. O estudo, liderado pela doutora em ecologia, Clarissa Alves da Rosa, mapeou áreas de ocorrência de mamíferos exóticos e invasores na região Neotropical. Entre os pesquisadores está Nelson Curi, professor do curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Segundo ele, o artigo é importante pois reúne dados da década de 1990 até a atualidade. A pesquisa apresenta tabelas e gráficos com informações sobre a ocorrência de espécies exóticas (não-nativas) de mamíferos. Ao todo, o estudo apresentou registros de cerca de 77 espécies exóticas e mais de 70 mil registros. O acervo traz informações adquiridas por meio de capturas, armadilhas fotográficas, anotações e até mesmo amostragens fecais dos animais. Vale ressaltar que todos os animais capturados foram soltos logo após o registro.

Os mamíferos invasores, de acordo com Nelson, são aqueles que não são nativos, ou têm sua distribuição geográfica original fora de determinada região. Assim, estes animais oferecem risco à biodiversidade nativa destes locais. Os dados fornecidos por ele para a pesquisa são de 2004 a 2009. A coleta de informações aconteceu no Parque Nacional da Serra do Cipó e na RPPN de Galheiros, ambos em Minas Gerais.

Os principais mamíferos invasores detectados por Nelson foram gatos e cachorros. Já na pesquisa mencionada, também foi constatada a presença destes animais, além de bovinos e javalis. A espécie com maior número de registros em unidades de conservação é a bovina, seguida pelos javalis e pelos cães domésticos.

A presença de espécies invasoras, como o javali, podem causar diversos tipos de impactos, na maior parte das vezes negativos, como os danos econômicos e ecológicos, em que os animais invadem lavouras, predam, competem por recursos e afugentam as espécies nativas, por exemplo. Além disso, o impacto ambiental é severo, principalmente no caso das espécies onívoras. Elas podem destruir nascentes e riachos e causar danos, também, à saúde do ser humano e de outros animais, transmitindo doenças que não comuns naquela região.

Todas estas informações foram reunidas e transformadas em um datapaper, aceito em julho deste ano na Revista Ecology. O periódico é um dos mais respeitados da área de Ecologia e Conservação do Meio Ambiente e a nova edição deve ser publicada em breve, com o artigo em que Nelson é um dos coautores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

MEC REALIZA INAUGURAÇÃO E VISITAS EM MINAS GERAIS

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda em Minas Gerais, na quarta-feira, 11 de fevereiro, com chegada prevista em Sete Lagoas (MG) às 10h (horário de Brasília). O primeiro compromisso oficial será uma visita técnica às obras de expansão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde acompanhará o andamento das intervenções que visam ampliar a oferta de vagas e a infraestrutura da unidade. No período da tarde, ainda em solo sete-lagoano, o ministro se deslocará para o campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), às 14h.  Na quinta-feira (12), a agenda terá continuidade no município de Machado (MG), onde o ministro inaugurará, às 10h, o novo restaurante estudantil do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Após o descerramento da placa inaugural, participará de um almoço no próprio restaurante junto aos estudantes, simbolizando a entrega oficial da nova estrutura de assistência estudantil. Camilo Santana encerrará a c...