Pular para o conteúdo principal

TERRENO QUE SEDIARÁ UEMG EM BARBACENA PASSA POR PROJETO DE RESTAURO E PROTEÇÃO


Dentre as medidas de combate aos frequentes incêndios que têm acontecido no terreno da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Barbacena, nas Vertentes, em função do tempo seco e da ação humana, a instituição iniciou, nas últimas semanas de setembro, serviços de capina, roçados, aceiros e limpeza da área, além dos serviços de coroamento, adubagem e proteção de mudas de árvores plantadas em setembro de 2019. O objetivo é gerar condições para o plantio de novas mudas e outras ações para a restauração do meio ambiente.

O trabalho começou com uma visita técnica ao terreno, com o apoio do superintendente regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Barbacena, Ricardo Ayres Loschi, e do coordenador regional de conservação e restauração de sistemas, Edson da Silva. As ações foram organizadas conforme a obrigatoriedade das normas de proteção ambiental, especificidade do território e necessidade de determinados equipamentos e de mão de obra adequada, considerando o relevo, os recursos naturais do local e as características de um projeto de restauração florestal.

Segundo Ricardo Ayres, serão duas fases de trabalho. A primeira consiste em roçar, coroar as mudas que sobreviveram e abrir covas para novos plantios. A segunda é a fase de adubação e plantio. “Roçar e coroar são ações que devem ser feitas de imediato, pois estamos em tempo de seca. A parte de adubagem e plantio é ideal que aconteça na segunda quinzena de outubro por causa das chuvas”, destaca, ressaltando a necessidade de combater a braquiária, que pega foco fácil e sufoca as mudas, além dos cuidados iniciais necessários a uma recuperação e restauração florestal.

A diretora da UEMG Unidade Barbacena, professora Rita de Cássia Oliveira, explicou que desde o início do ano a UEMG já trabalhava em um plano de trabalho para manutenção e novos plantios, com o apoio de instituições públicas e privadas. Ações que seriam realizadas ainda no primeiro semestre letivo, mas que foram interrompidas pela pandemia. 

“Portanto, a contratação da empresa, solicitada pela UEMG Barbacena e apoiada pela reitoria da UEMG, foi uma opção que cumprirá um papel paralelo aos projetos de extensão da Unidade, pois o terreno da UEMG precisa desse cuidado especializado para que outras ações se realizem”, completou.

Esse trabalho de preparação do terreno permitirá o desenvolvimento das ações do projeto “Aqui Tem Cuidado”, da UEMG Barbacena. Como conta a diretora, a iniciativa foi criada no início de 2020 e, mesmo diante das dificuldades advindas da pandemia, tem contribuído para o desenvolvimento de ações e esforços no sentido de cuidar daquele território, em muitas frentes de trabalho. 

Rondas diárias, reuniões frequentes entre a direção e servidores da reitoria, reuniões entre direção da UEMG Barbacena e professores, marcaram a agenda da direção, professores e técnicos administrativos, que têm se empenhado em cuidar do terreno e impedir ações que provoquem a destruição da área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...