Pular para o conteúdo principal

TERRENO QUE SEDIARÁ UEMG EM BARBACENA PASSA POR PROJETO DE RESTAURO E PROTEÇÃO


Dentre as medidas de combate aos frequentes incêndios que têm acontecido no terreno da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Barbacena, nas Vertentes, em função do tempo seco e da ação humana, a instituição iniciou, nas últimas semanas de setembro, serviços de capina, roçados, aceiros e limpeza da área, além dos serviços de coroamento, adubagem e proteção de mudas de árvores plantadas em setembro de 2019. O objetivo é gerar condições para o plantio de novas mudas e outras ações para a restauração do meio ambiente.

O trabalho começou com uma visita técnica ao terreno, com o apoio do superintendente regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Barbacena, Ricardo Ayres Loschi, e do coordenador regional de conservação e restauração de sistemas, Edson da Silva. As ações foram organizadas conforme a obrigatoriedade das normas de proteção ambiental, especificidade do território e necessidade de determinados equipamentos e de mão de obra adequada, considerando o relevo, os recursos naturais do local e as características de um projeto de restauração florestal.

Segundo Ricardo Ayres, serão duas fases de trabalho. A primeira consiste em roçar, coroar as mudas que sobreviveram e abrir covas para novos plantios. A segunda é a fase de adubação e plantio. “Roçar e coroar são ações que devem ser feitas de imediato, pois estamos em tempo de seca. A parte de adubagem e plantio é ideal que aconteça na segunda quinzena de outubro por causa das chuvas”, destaca, ressaltando a necessidade de combater a braquiária, que pega foco fácil e sufoca as mudas, além dos cuidados iniciais necessários a uma recuperação e restauração florestal.

A diretora da UEMG Unidade Barbacena, professora Rita de Cássia Oliveira, explicou que desde o início do ano a UEMG já trabalhava em um plano de trabalho para manutenção e novos plantios, com o apoio de instituições públicas e privadas. Ações que seriam realizadas ainda no primeiro semestre letivo, mas que foram interrompidas pela pandemia. 

“Portanto, a contratação da empresa, solicitada pela UEMG Barbacena e apoiada pela reitoria da UEMG, foi uma opção que cumprirá um papel paralelo aos projetos de extensão da Unidade, pois o terreno da UEMG precisa desse cuidado especializado para que outras ações se realizem”, completou.

Esse trabalho de preparação do terreno permitirá o desenvolvimento das ações do projeto “Aqui Tem Cuidado”, da UEMG Barbacena. Como conta a diretora, a iniciativa foi criada no início de 2020 e, mesmo diante das dificuldades advindas da pandemia, tem contribuído para o desenvolvimento de ações e esforços no sentido de cuidar daquele território, em muitas frentes de trabalho. 

Rondas diárias, reuniões frequentes entre a direção e servidores da reitoria, reuniões entre direção da UEMG Barbacena e professores, marcaram a agenda da direção, professores e técnicos administrativos, que têm se empenhado em cuidar do terreno e impedir ações que provoquem a destruição da área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho