quarta-feira, 14 de outubro de 2020

TERRENO QUE SEDIARÁ UEMG EM BARBACENA PASSA POR PROJETO DE RESTAURO E PROTEÇÃO


Dentre as medidas de combate aos frequentes incêndios que têm acontecido no terreno da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Barbacena, nas Vertentes, em função do tempo seco e da ação humana, a instituição iniciou, nas últimas semanas de setembro, serviços de capina, roçados, aceiros e limpeza da área, além dos serviços de coroamento, adubagem e proteção de mudas de árvores plantadas em setembro de 2019. O objetivo é gerar condições para o plantio de novas mudas e outras ações para a restauração do meio ambiente.

O trabalho começou com uma visita técnica ao terreno, com o apoio do superintendente regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Barbacena, Ricardo Ayres Loschi, e do coordenador regional de conservação e restauração de sistemas, Edson da Silva. As ações foram organizadas conforme a obrigatoriedade das normas de proteção ambiental, especificidade do território e necessidade de determinados equipamentos e de mão de obra adequada, considerando o relevo, os recursos naturais do local e as características de um projeto de restauração florestal.

Segundo Ricardo Ayres, serão duas fases de trabalho. A primeira consiste em roçar, coroar as mudas que sobreviveram e abrir covas para novos plantios. A segunda é a fase de adubação e plantio. “Roçar e coroar são ações que devem ser feitas de imediato, pois estamos em tempo de seca. A parte de adubagem e plantio é ideal que aconteça na segunda quinzena de outubro por causa das chuvas”, destaca, ressaltando a necessidade de combater a braquiária, que pega foco fácil e sufoca as mudas, além dos cuidados iniciais necessários a uma recuperação e restauração florestal.

A diretora da UEMG Unidade Barbacena, professora Rita de Cássia Oliveira, explicou que desde o início do ano a UEMG já trabalhava em um plano de trabalho para manutenção e novos plantios, com o apoio de instituições públicas e privadas. Ações que seriam realizadas ainda no primeiro semestre letivo, mas que foram interrompidas pela pandemia. 

“Portanto, a contratação da empresa, solicitada pela UEMG Barbacena e apoiada pela reitoria da UEMG, foi uma opção que cumprirá um papel paralelo aos projetos de extensão da Unidade, pois o terreno da UEMG precisa desse cuidado especializado para que outras ações se realizem”, completou.

Esse trabalho de preparação do terreno permitirá o desenvolvimento das ações do projeto “Aqui Tem Cuidado”, da UEMG Barbacena. Como conta a diretora, a iniciativa foi criada no início de 2020 e, mesmo diante das dificuldades advindas da pandemia, tem contribuído para o desenvolvimento de ações e esforços no sentido de cuidar daquele território, em muitas frentes de trabalho. 

Rondas diárias, reuniões frequentes entre a direção e servidores da reitoria, reuniões entre direção da UEMG Barbacena e professores, marcaram a agenda da direção, professores e técnicos administrativos, que têm se empenhado em cuidar do terreno e impedir ações que provoquem a destruição da área.

Nenhum comentário: