quinta-feira, 15 de outubro de 2020

UFLA INAUGURA LABORATÓRIO QUE REALIZARÁ TESTES DE DIAGNÓSTICO DE COVID-19


Desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) não tem medido esforços para auxiliar no combate à Covid-19. Uma das iniciativas, pela qual equipes da UFLA vêm trabalhando nos últimos meses, iniciou suas atividades nesta semana: o LabCovid, laboratório sediado no Departamento de Ciências da Saúde (DSA), estruturado para a realização de testes moleculares para diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. 

O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira, 14, com a presença do reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, do prefeito de Lavras e da coordenadora do laboratório e pró-reitora de Pesquisa, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante.


A iniciativa é multidepartamental, envolvendo, além do DSA, docentes dos departamentos de Biologia, Fitopatologia, Medicina Veterinária e Agricultura. Além de atuar nessa situação de emergência em saúde pública, o laboratório atenderá permanentemente às demandas do curso de Medicina e ao hospital universitário.

De acordo com a professora Joziana, “o LabCovid foi todo estruturado com equipamentos de alta tecnologia e vai atender, inicialmente, às demandas de testagem pré-determinadas pelas instituições responsáveis pelo enfrentamento da doença no município de Lavras, utilizando insumos adquiridos pela UFLA e pela Prefeitura Municipal de Lavras (PML). 

Esse é o primeiro fluxo de atendimento, já iniciado. Um segundo fluxo será para realização de testes diagnósticos pela Rede de Apoio Técnico Laboratorial Covid-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), atendendo critérios e demandas definidos por essa Fundação.

O reitor da universidade, professor João Chrysostomo, destacou que o LabCovid é resultado da integração entre diversas instâncias. "Trabalhamos em sinergia com o poder público municipal e estadual para garantir uma boa aplicação de recursos públicos no enfrentamento da doença".

O projeto LabCovid é um dos contemplados com os recursos obtidos pela Universidade em Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério da Educação (MEC) para desenvolvimento de ações de enfrentamento à Covid-19.


com assessoria da UFLA

Nenhum comentário: