terça-feira, 27 de outubro de 2020

UFLA RETOMA ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS PRESENCIAIS A PARTIR DO DIA 9 DE NOVEMBRO


A Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicou na última sexta-feira, 23, a Portaria 1.398/2020, que dispõe sobre o início do retorno às atividades técnicas e administrativas presenciais pelos servidores da Instituição, o que deverá ocorrer a partir de 9 de novembro. 

A decisão foi tomada considerando que o município de Lavras encontra-se na onda verde do Programa Minas Consciente, atendendo a uma série de quesitos que proporcionam segurança epidemiológica para um retorno monitorado, que siga todos os protocolos de segurança. O programa leva em conta indicadores como a taxa de incidência de Covid-19, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto, leitos existentes por 100 mil habitantes e positividade atual dos exames moleculares realizados.

De acordo com a Portaria, e com o Protocolo de Biossegurança publicado em anexo a ela, alguns grupos de servidores deverão permanecer integralmente em trabalho remoto, como os considerados em grupo de risco e os que apresentem sintomas ou coabitem com pessoas sintomáticas do novo Coronavírus (Sars-Cov-2/Covid-19). 

Também podem permanecer em atividades remotas os servidores que possuam filhos em idade escolar até doze anos e que necessitem da assistência de um adulto durante a interrupção de aulas presenciais na rede básica de ensino, e os responsáveis pelo cuidado de pessoas dos grupos de risco. 

As chefias das unidades e subunidades serão responsáveis por organizar as atividades das equipes, podendo haver opção pela permuta de servidores nos setores, para garantir a segurança no ambiente de trabalho e a continuidade das atividades necessárias ao bom andamento da Instituição.

A redução da taxa de mortalidade na cidade e os boletins epidemiológicos indicando que o sistema de saúde do município encontra-se equilibrado (com menos de 50% dos leitos destinados a pacientes com Covid-19 ocupados) são indicativos de que a doença tem se apresentado de forma menos grave, e isso torna o panorama favorável ao início do processo de retorno. 

O Comitê Especial de Emergência da Universidade Federal de Lavras (CEE-Covid-19-UFLA) continuará o monitoramento permanente do cenário epidemiológico para orientar caso haja necessidade de alterações nos procedimentos de trabalho presencial.

A Portaria também define que os serviços prestados ao público continuarão ocorrendo priorizando-se o atendimento virtual, por meio das Tecnologias de Comunicação e Informação. O Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Administrativas Presenciais foi estabelecido e está anexo à Portaria, para que todas as medidas de prevenção sejam tomadas durante a rotina de trabalho e no acesso ao campus. 

Ele trata de medidas individuais e coletivas de proteção no ambiente de trabalho, destacando que as chefias são responsáveis por monitorar a existência de condições adequadas, como limpeza do ambiente, distanciamento físico entre servidores, equipes escalonadas caso necessário para garantir o distanciamento social, entre outras.

“O movimento de um fluxo administrativo e técnico de pessoas no câmpus foi considerado seguro neste momento. O retorno de milhares de estudantes, vindos de diferentes partes do País, ainda não é possível, pois o impacto seria diferente. Por isso o Estudo Remoto Emergencial (ERE) precisa permanecer por mais tempo. Mas o retorno monitorado de um fluxo menor de pessoas às atividades presenciais nos ajuda a preparar a universidade para uma próxima etapa, com atividades internas e de manutenção, para que seja possível acolhermos aos poucos novos públicos, reabrir o campus para atividades de lazer, etc.”, explica o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior. 

da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: