quarta-feira, 4 de novembro de 2020

ABI-ENGENHARIA DA UFLA ESTREIA NO ENADE COM ÓTIMOS RESULTADOS


Três cursos de Engenharia que integram o projeto Área Básica de Ingresso (ABI-Engenharia) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estrearam no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - edição 2019 - com resultados elevados: os bacharelados em Engenharia Civil e Engenharia Química alcançaram a nota máxima (5), e o curso de Engenharia Mecânica obteve nota 4, equivalente a “muito bom”.

O desempenho dos estudantes dos três cursos também ficou acima da média do estado de Minas Gerais e do Brasil, tanto no Componente de Formação Geral do exame quanto no Componente de Formação Específico. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 20 de outubro.

A ABI foi implantada na UFLA em 2014, com o objetivo de permitir o ingresso em uma área básica, composta por disciplinas comuns aos cursos. A proposta é que o estudante percorra mais de um processo formativo no início do curso, facilitando a correção de rumo sem a necessidade de mudança de um curso para outro, fator gerador de evasão. 

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, presidiu a comissão elaboradora do projeto da ABI e considera que o modelo adotado contribuiu para o sucesso no Exame. 

“Desde a concepção do projeto pedagógico dos cursos, já vislumbrávamos que a entrada comum seria importante para permitir ao estudante uma escolha posterior ao ingresso, com mais maturidade, mas, principalmente por forçar o estudante a um maior comprometimento com os estudos, uma vez que ele concorre pelas vagas nos diversos cursos. Assim, quanto melhor o desempenho acadêmico, maior a chance de o estudante conseguir se formar na engenharia que ele escolheu. Esse modelo saudável de competição leva a um desempenho diferenciado, o que pode ser constatado nos primeiros resultados desses cursos no Enade”.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, enfatiza que a gestão da Instituição estruturou muito bem os cursos, realizando todos os investimentos necessários em infraestrutura, laboratórios, recursos didáticos e formação continuada para os professores. 

“As avaliações in loco de reconhecimento dos cursos, realizadas pelo MEC anteriormente, forneceram uma prévia de que o resultado na avaliação do Enade seria excelente”, acrescenta. O processo de reconhecimento de curso pelo MEC avalia a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e o corpo docente dos cursos. Os três bacharelados também obtiveram ótimo desempenho nessa avaliação (ver abaixo).

Além das condições institucionais adequadas, o pró-reitor ressalta o empenho e a dedicação dos estudantes. 

“As pontuações obtidas mostram que os estudantes estão de parabéns por se comprometerem com a implantação, apostarem nos cursos e na UFLA. É sempre um desafio fazer parte das primeiras turmas, e essas da Civil, Mecânica e Química imprimiram sua marca na Instituição, deixando excelentes resultados e levando alta competência profissional para o mundo do trabalho”, conclui o pró-reitor.

Os gestores também fazem coro com o chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Maykmiller Rodrigues, que ressalta todo o compromisso e dedicação humana por trás das notas obtidas. “Os excelentes resultados obtidos pelos cursos do DEG no modelo ABI são fruto do trabalho de excelência dos estudantes, bem como dos docentes e técnicos desta instituição. Oferecer à sociedade profissionais qualificados, que irão contribuir para o desenvolvimento de vários setores, é nosso maior orgulho”, afirma Maykmiller.

com assessoria da UFLA

Nenhum comentário: