Pular para o conteúdo principal

ABI-ENGENHARIA DA UFLA ESTREIA NO ENADE COM ÓTIMOS RESULTADOS


Três cursos de Engenharia que integram o projeto Área Básica de Ingresso (ABI-Engenharia) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estrearam no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - edição 2019 - com resultados elevados: os bacharelados em Engenharia Civil e Engenharia Química alcançaram a nota máxima (5), e o curso de Engenharia Mecânica obteve nota 4, equivalente a “muito bom”.

O desempenho dos estudantes dos três cursos também ficou acima da média do estado de Minas Gerais e do Brasil, tanto no Componente de Formação Geral do exame quanto no Componente de Formação Específico. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 20 de outubro.

A ABI foi implantada na UFLA em 2014, com o objetivo de permitir o ingresso em uma área básica, composta por disciplinas comuns aos cursos. A proposta é que o estudante percorra mais de um processo formativo no início do curso, facilitando a correção de rumo sem a necessidade de mudança de um curso para outro, fator gerador de evasão. 

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, presidiu a comissão elaboradora do projeto da ABI e considera que o modelo adotado contribuiu para o sucesso no Exame. 

“Desde a concepção do projeto pedagógico dos cursos, já vislumbrávamos que a entrada comum seria importante para permitir ao estudante uma escolha posterior ao ingresso, com mais maturidade, mas, principalmente por forçar o estudante a um maior comprometimento com os estudos, uma vez que ele concorre pelas vagas nos diversos cursos. Assim, quanto melhor o desempenho acadêmico, maior a chance de o estudante conseguir se formar na engenharia que ele escolheu. Esse modelo saudável de competição leva a um desempenho diferenciado, o que pode ser constatado nos primeiros resultados desses cursos no Enade”.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, enfatiza que a gestão da Instituição estruturou muito bem os cursos, realizando todos os investimentos necessários em infraestrutura, laboratórios, recursos didáticos e formação continuada para os professores. 

“As avaliações in loco de reconhecimento dos cursos, realizadas pelo MEC anteriormente, forneceram uma prévia de que o resultado na avaliação do Enade seria excelente”, acrescenta. O processo de reconhecimento de curso pelo MEC avalia a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e o corpo docente dos cursos. Os três bacharelados também obtiveram ótimo desempenho nessa avaliação (ver abaixo).

Além das condições institucionais adequadas, o pró-reitor ressalta o empenho e a dedicação dos estudantes. 

“As pontuações obtidas mostram que os estudantes estão de parabéns por se comprometerem com a implantação, apostarem nos cursos e na UFLA. É sempre um desafio fazer parte das primeiras turmas, e essas da Civil, Mecânica e Química imprimiram sua marca na Instituição, deixando excelentes resultados e levando alta competência profissional para o mundo do trabalho”, conclui o pró-reitor.

Os gestores também fazem coro com o chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Maykmiller Rodrigues, que ressalta todo o compromisso e dedicação humana por trás das notas obtidas. “Os excelentes resultados obtidos pelos cursos do DEG no modelo ABI são fruto do trabalho de excelência dos estudantes, bem como dos docentes e técnicos desta instituição. Oferecer à sociedade profissionais qualificados, que irão contribuir para o desenvolvimento de vários setores, é nosso maior orgulho”, afirma Maykmiller.

com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho