terça-feira, 10 de novembro de 2020

DESTINAÇÃO DO RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL É TEMA DE REUNIÃO NA FIEMG REGIONAL CENTRO-OESTE


O presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (SINDUCON-CO), Eduardo Soares, recebeu, no último dia 6, a secretária Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Flávia Mateus Gontijo D´Alessandro para discutir a elaboração de um projeto que contemple a destinação correta para os resíduos sólidos de Divinópolis, no Centro-Oeste, com destaque para o resíduo da construção civil.

Também participaram da reunião, o analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Divinópolis, Érico Bessa e o analista ambiental da FIEMG Regional, Túlio de Sá; Dimar Almeida participou representando os transportadores de resíduos da cidade.

No último mês, o Ministério Público estabeleceu um prazo para que a Prefeitura de Divinópolis apresentasse um encaminhamento demonstrando o cronograma de ações para a solução do descarte de resíduo da construção civil gerado na cidade. Com objetivo de apoiar a município, o SINDUSCON-CO e a FIEMG RCO, com a participação dos transportadores de resíduos, se uniram na elaboração desse projeto. O prazo do MP para a prefeitura apresentar o planejamento é de 45 dias a contar de 14 de outubro.

Dimar Almeida tem uma empresa de transporte de resíduos há 30 anos no mercado e, de acordo com o empresário, Divinópolis gera cerca de 600 toneladas de resíduos de construção civil por dia e não existe no município um licenciamento para o descarte correto. “Esse é um problema antigo. Com o apoio de duas entidades fortes como a FIEMG e o SINDUSCON, acredito que poderemos encontrar uma solução”, afirmou.

Logo após a reunião, a equipe técnica da FIEMG e do SINDUSCON iniciou o levantamento de informações com foco no planejamento. A expectativa é que o projeto que será apresentado ao Ministério Público seja uma proposta conjunta entre o Poder Público e os geradores e transportadores de resíduos.

O projeto deverá contemplar a criação de uma comissão para discutir a elaboração a proposta de lei. O próximo passo após a entrega do planejamento será indicar os representantes da comissão, reuni-los e preparar um cronograma de trabalho.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a construção civil está entre os principais motores da economia e um dos grandes desafios é que o desenvolvimento econômico e social seja feito com bases sustentáveis. 

“Sabemos que esse problema do descarte de resíduos é preocupante e estamos empenhados em buscar soluções. A parceria de todas as partes envolvidas será essencial na elaboração desse projeto que prevê a destinação ambientalmente correta do resíduo da construção civil gerado em Divinópolis”, finalizou.

com Gracielle Castro - da assessoria

Nenhum comentário: