Pular para o conteúdo principal

DESTINAÇÃO DO RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL É TEMA DE REUNIÃO NA FIEMG REGIONAL CENTRO-OESTE


O presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (SINDUCON-CO), Eduardo Soares, recebeu, no último dia 6, a secretária Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Flávia Mateus Gontijo D´Alessandro para discutir a elaboração de um projeto que contemple a destinação correta para os resíduos sólidos de Divinópolis, no Centro-Oeste, com destaque para o resíduo da construção civil.

Também participaram da reunião, o analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Divinópolis, Érico Bessa e o analista ambiental da FIEMG Regional, Túlio de Sá; Dimar Almeida participou representando os transportadores de resíduos da cidade.

No último mês, o Ministério Público estabeleceu um prazo para que a Prefeitura de Divinópolis apresentasse um encaminhamento demonstrando o cronograma de ações para a solução do descarte de resíduo da construção civil gerado na cidade. Com objetivo de apoiar a município, o SINDUSCON-CO e a FIEMG RCO, com a participação dos transportadores de resíduos, se uniram na elaboração desse projeto. O prazo do MP para a prefeitura apresentar o planejamento é de 45 dias a contar de 14 de outubro.

Dimar Almeida tem uma empresa de transporte de resíduos há 30 anos no mercado e, de acordo com o empresário, Divinópolis gera cerca de 600 toneladas de resíduos de construção civil por dia e não existe no município um licenciamento para o descarte correto. “Esse é um problema antigo. Com o apoio de duas entidades fortes como a FIEMG e o SINDUSCON, acredito que poderemos encontrar uma solução”, afirmou.

Logo após a reunião, a equipe técnica da FIEMG e do SINDUSCON iniciou o levantamento de informações com foco no planejamento. A expectativa é que o projeto que será apresentado ao Ministério Público seja uma proposta conjunta entre o Poder Público e os geradores e transportadores de resíduos.

O projeto deverá contemplar a criação de uma comissão para discutir a elaboração a proposta de lei. O próximo passo após a entrega do planejamento será indicar os representantes da comissão, reuni-los e preparar um cronograma de trabalho.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a construção civil está entre os principais motores da economia e um dos grandes desafios é que o desenvolvimento econômico e social seja feito com bases sustentáveis. 

“Sabemos que esse problema do descarte de resíduos é preocupante e estamos empenhados em buscar soluções. A parceria de todas as partes envolvidas será essencial na elaboração desse projeto que prevê a destinação ambientalmente correta do resíduo da construção civil gerado em Divinópolis”, finalizou.

com Gracielle Castro - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho