Pular para o conteúdo principal

REUNIÃO MARCA INÍCIO DA CAMPANHA "NATAL SEM FOME", EM INCONFIDENTES

Diretor-geral explica o funcionamento da campanha para os representantes dos bairros

Foi dada a largada para a Ação de Cidadania “Natal Sem Fome" promovida pelo Campus Inconfidentes, em parceria com a Paróquia São Geraldo Majela, de Inconfidentes, e com a Associação Ação da Cidadania do Sul de Minas Gerais. Com a iniciativa, Inconfidentes formou um Comitê Local para a realização da Campanha que tem dimensão nacinal.

Na noite desta quinta-feira, 29, representantes das três entidades promotoras da ação participaram do encontro realizado no Salão Social do campus do IFSULDEMINAS. 

O objetivo da reunião foi apresentar a Ação da Cidadania e debater as estratégias de arrecadação de alimentos.“Nossa finalidade é estimular a cidade para realizarmos uma grande campanha de solidariedade de combate à fome, especialmente nesse momento de dificuldades econômicas pelas quais passam as famílias, por causa da Covid-19", discursou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luís Flávio Reis Fernandes.

A campanha consiste em mobilizar os moradores do município para doar alimentos não perecíveis que serão distribuídos para as famílias carentes, incluídas no Cadastro Único do Governo Federal . O Cadastrado Único (CadÚnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, utilizado pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Retrato da pobreza em Inconfidentes

O presidente da Associação Ação da Cidadania do Sul de Minas, Eduardo Fernandes Tardiole, participou por web conferência. Ele relatou a história da iniciativa na região, além de ter mostrado indicadores da situação de vulnerabilidade, em Inconfidentes. “Hoje, tem muitas famílias do município em situação de vulnerabilidade alimentar. No Cadastro Único, há 976 famílias de Inconfidentes registradas, recebendo algum tipo de Auxílio do Governo Federal”, argumentou Tardiole. 

Segundo o presidente da Associação, do total de famílias de Inconfidentes listadas no Cadastro do Governo, 131 delas têm renda per capita de até R$ 89,00. Ou seja, cada pessoa dessas famílias sobrevive com este valor, mensalmente. “Vamos fazer do Sul de Minas a região mais solidária do país”, projetou Eduardo.

História da Ação Solidária 
A Ação Solidária "Natal Sem Fome" foi criada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Inicialmente, o objetivo era arrecadar apenas alimentos não perecíveis para garantir que as famílias abaixo da linha de pobreza tivessem uma refeição digna para comer no dia de Natal. A ação é considerada uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil e já ajudou mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil a terem um Natal digno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.