Pular para o conteúdo principal

CREA-MG DE LAVRAS PASSA A OFERECER SERVIÇOS 100% DIGITAIS

A transformação digital, iniciada em setembro de 2018, vai representar uma economia inicial de R$600 mil por ano aos cofres do Conselho. A unidade em Lavras será mantida em funcionamento
Inspetoria do Crea-MG em Lavras

A oferta de serviços do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) passará a ser 100% digital a partir do dia 04 de janeiro de 2021. Atividades como registro profissional, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), bem como a solicitação da Certidão de Acervo Técnico (CAT) poderão ser feitas online. 

Essa será uma grande mudança trazida pela implantação de um novo sistema de serviços, o Sistema de Informações Técnicas Administrativas (Sitac/Versão MG). E, apesar de profissionais, empresas e sociedade poderem resolver tudo virtualmente, a Inspetoria de Lavras, no Sul de Minas, estará mantida. O que muda é a dinâmica do atendimento, que está sendo reestruturada para se adequar ao novo patamar de prestação de serviços.

“Ponte Digital é o nome do projeto do Crea-MG que une tecnologia e pessoas em um movimento para tornar o Conselho mais ágil, eficiente e conectado com o futuro. Já oferecíamos alguns serviços de forma digital, como a denúncia para a fiscalização, mas, outros serviços eram acessíveis somente em canal presencial”, afirma o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges. Segundo ele, a mudança significa maior transparência, agilidade e flexibilidade, com menor tempo de espera e necessidade de menos deslocamentos para os profissionais e cidadãos.

Essa transformação digital, iniciada em setembro de 2018, vai representar uma economia inicial de R$600 mil por ano aos cofres do Conselho. 

“Teremos a redução em contratos de licença de uso de aplicações e infraestrutura existentes, já descontando o investimento com a nova solução. Ainda teremos um ganho, não considerado nesse total, que refere-se à redução substancial do volume de impressões”, detalha o gerente do Departamento de Planejamento, Gestão e Tecnologia, engenheiro mecânico Cesar Paiva. Ele explica ainda que a decisão pelo digital se deu após um diagnóstico realizado no Crea-MG e a percepção da necessidade da simplificação e modernização de processos pelo uso da tecnologia. “A partir daí, o desafio foi encontrar uma solução que garantisse a continuidade operacional e promovesse a melhoraria da qualidade de nossos serviços, além de compreender como estávamos estruturados para atender a requisitos de segurança da informação, infraestrutura, documentação e sanidade de nossos sistemas”.

Foram trabalhados cerca de 40 bilhões de dados, que foram analisados, saneados e transferidos para o Sitac/Versão MG por uma equipe de 20 pessoas diretamente envolvidas. No entanto, o projeto envolve todo o quadro funcional do Crea-MG. 

“Vamos transformar a nossa cultura, a forma de prestarmos os serviços, de atendermos e de nos relacionarmos com os profissionais, as empresas e a sociedade. Por isso mesmo, o projeto teve a participação de todos por meio dos treinamentos, em que foi possível também perceber lacunas a serem desenvolvidas e consideradas nas fases seguintes”, detalha Cesar.

Essa solução já foi adotada em 14 Creas, mas é a primeira vez que um Regional com tantos profissionais e empresas registrados quanto o de Minas Gerais vai implantá-la. O Sitac/Versão MG também será disponibilizado via aplicativo que, além de possibilitar acesso aos serviços, viabilizará consultas de profissionais e empresas, registro de denúncias, entre outras funcionalidades.

Restrição
Em função da transição de sistema, a partir do dia 18 de dezembro de 2020, alguns serviços do Crea-MG estarão indisponíveis. Será possível, por exemplo, registrar uma ART, mas não será possível alterá-la. 

Já entre os dias 28 de dezembro até o dia 03 de janeiro de 2021 todos os serviços serão suspensos para garantir que os dados sejam migrados corretamente para o novo sistema de informações. Portanto, o profissional que precisar de algum documento nesse período deverá se planejar para solicitá-lo até o dia 18 de dezembro ou após o dia 04 de janeiro do ano que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/