Pular para o conteúdo principal

DIVULGADA PESQUISA SOBRE O PERFIL DO CONSUMIDOR DE POÇOS DE CALDAS


Pesquisa aponta perfil do consumidor de Poços. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 de julho e 25 de agosto, pela internet e teve como objetivo levantar indicadores sobre o perfil do consumidor na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas.

A demanda para se ter esses dados veio dos próprios comerciantes, empresários e prestadores de serviços, durante as reuniões do Comitê de Economia, criado logo no início da pandemia do coronavírus pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). A proposta foi fortalecer, unir, prosperar e valorizar o comércio local diante de um quadro tão inesperado como o que vivemos.

A pesquisa foi divulgada pelos canais de comunicação da prefeitura e pela imprensa. Ela foi respondida por 667 pessoas e mostra ao empresariado as demandas e desejos do consumidor de Poços e possibilita ainda que esses indicadores sejam desdobrados em políticas públicas. 

“A pesquisa indica o desejo do consumidor, quais produtos ele adquire aqui ou em cidades vizinhas, qual a forma de pagamento que ele mais usa. O porquê dele comprar em outras cidades ou mesmo na internet. Com isso, o comerciante ou prestador de serviços vai poder criar ações de melhorias, investimentos, inclusive setoriais para investir em bairros, por exemplo”, explicou Diva Helena Funchal, coordenadora de Fomento à Indústria e Comércio, da Sedet.

Para 2021 a Sedet prevê fazer mais pesquisas. Uma com os jovens para ter indicadores sobre essa parcela da população que trabalha, estuda e consome na cidade e uma outra pesquisa com o consumidor em geral. 

“Com estes dados que temos agora, podemos repensar estratégias. Ninguém abre um negócio sem pesquisar antes o mercado. É o que estamos fazendo para fortalecer a nossa economia. Um dos dados interessantes levantados nesta pesquisa, mostra que 50% dos participantes acham interessante termos feiras gastronômicas dentro de feiras livre. Isso pode ser um novo nicho de negócio, uma atrativo para investidores”, complementou Diva Funchal.

Alguns indicadores
A forma de pagamento mais usada pelos moradores de Poços de Caldas é o cartão de débito.

Em outra questão, foram apresentados 29 setores e o consumidor tinha que responder como ele costumava fazer a compra de cada item. Se seria nas lojas físicas, pela internet/delivery, em cidades vizinhas ou em cidades a mais de 50 quilômetros de distância. Nos setores de calçados, vestuário, medicamentos, óticas e relojoarias, por exemplo, a maioria respondeu que prefere a loja física. Em contrapartida, os artigos esportivos, livros e produtos eletrônicos e de informática, na maioria das vezes, o consumidor faz a compra pela internet.

Outros dados obtidos pela pesquisa foram sobre o que leva as pessoas a fazer compra ou buscar serviços em outras cidades. Em primeiro lugar aparece a variedade de produtos, seguido do item “ preços e prazos melhores”.

O consumidor também foi questionado sobre o que ele aponta como dificuldade para o desenvolvimento da cidade. A maioria (57%) respondeu que os produtos por aqui, são caros.

Grande parte dos consumidores prefere fazer compra no centro da cidade (49%) e apenas 8% em centros comerciais.

Na questão sobre qual prestação de serviço a pessoa gostaria de ter no bairro dela, 34% apontaram as escolas dos ensinos fundamental e médio e 27% gostariam de ter bancos e lotéricas nos bairros.

A pesquisa completa, você acessa aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.