Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE ENFERMAGEM CONTRIBUEM COM A SAÚDE PÚBLICA DE CAMPESTRE E COQUEIRAL


A ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, que tem o objetivo de otimizar os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia, a partir da convocação de alunos de cursos de graduação da área da saúde, passou a contar com a colaboração de discentes do curso de enfermagem  d Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) desde agosto deste ano. Supervisionados por enfermeiros, os alunos cumprem 40 horas semanais nos serviços de saúde das cidades de Campestre e Coqueiral, no Sul de Minas, atuando em áreas compatíveis com práticas e estágios específicos da Enfermagem. No total, 8 alunos participam da ação; destes, 3 alunas já colaram grau.

O trabalho é desenvolvido em unidades ambulatoriais, hospitais gerais ou especializados, rede básica de atenção à saúde ou outros serviços em que o enfermeiro desempenha atividades profissionais. 

Segundo a professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, os alunos atuam diretamente no enfrentamento à Covid-19, realizando orientações em saúde no momento em que a equipe está envolvida com outras atividades. 

“Assim, eles contribuem para a organização do processo de trabalho e para a promoção da saúde e prevenção de doenças dos usuários”, completou a docente.

Conforme explicou à Diretoria de Comunicação (Dicom) da UNIFAL-MG, para não fragilizar a situação do aluno, nem colocá-lo em posição de risco, a professora responsável pela disciplina de Estágio Curricular, Adriana Olimpia Barbosa Felipe, também da Escola de Enfermagem, orienta e acompanha a participação dos discentes e faz reuniões remotas semanais. 

“Como a formação em enfermagem engloba também a conscientização do papel social do enfermeiro, especialmente no momento pelo qual passa o país e pela relevância de sua participação no esforço de combate à pandemia, para os estudantes, é uma oportunidade ímpar”, disse a professora Cristiane Monteiro. Os convocados atuam, também, em consultas de enfermagem, atendimento direto aos pacientes, avaliação da assistência, acompanhamento de atividades de formação continuada, ações de prevenção e controle doenças, projetos de educação em saúde e planejamento e avaliação dos serviços executados.

De acordo com a discente Larissa Barros de Oliveira, poder realizar o estágio em uma outra cidade, com estrutura, serviços e rotinas diferentes, tem sido enriquecedor. “Além disso, participar de um serviço de saúde em uma pandemia é uma experiência que talvez nunca mais terei durante a minha vida profissional. Aceitar o desafio e começar do zero foi uma superação e, profissionalmente, estagiar nessas instituições é uma experiência diferente”, contou.

Para ela, o principal desafio na atuação nos serviços de saúde, no começo, foi o processo de adaptação tanto para os discentes quanto para os profissionais. “Com o tempo, fomos ganhando espaço, e, hoje, acho que o maior desafio mesmo é fazer estágio em uma cidade diferente e continuar o vínculo com a universidade”, finalizou.

“O Brasil conta comigo” foi uma ação instituída pela Portaria nº 492, de 23 de março de 2020, considerando a Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Além da experiência profissional, os participantes têm um adicional de 10% nos processos seletivos públicos de residência promovidos pelo Ministério da Saúde, recebem bolsa de 1 salário-mínimo e certificação.

com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...