Pular para o conteúdo principal

PLANO CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA PREVÊ RECUPERAR 1.000 HECTARES DE TERRAS EM 2021

Primeira zona restaurada pelo plano

Cerca de 200ha já foram recuperados pelo Plano Conservador da Mantiqueira, em uma ação que envolve dezenas de prefeituras e a parceria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A expectativa dos coordenadores do trabalho é que, já em 2021, sejam recuperados outros 1.000ha, cinco vezes mais o que foi feito até agora. O avanço é fruto de novas parcerias, além do resultado das ações de planejamento e estrutura do plano, que vem ocorrendo desde sua fundação.

O Plano Conservador da Mantiqueira foi firmado em 2016, tendo como principal objetivo promover a capacitação de gestores municipais para fortalecer programas e projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e produção de bens e serviços ambientais. 

Desenvolvido com a participação do município de Extrema, no Sul de Minas, juntamente com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC BRASIL), Fundação SOS Mata Atlântica (SOSMA), World Resources Institute (WRI BRASIL), tem o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), sob a coordenação da Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola (FUNDAG).

Em 2017 foi celebrado o Termo de Adesão com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O objetivo era utilizar a capacidade técnica e as estruturas de seus oito campi para instituir programas regionais e convidar diversos municípios para atividades de criação de projetos locais. 

No primeiro ano foram desenvolvidas mobilizações nos campi Inconfidentes, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Naquele ano foram instituídos projetos piloto em Águas da Prata (SP), e nas mineiras Caldas, Campestre, Conceição dos Ouros, Inconfidentes e Pouso Alegre.

No segundo ano a atuação se deu nos campi Machado, Muzambinho e Passos, mobilizando as localidades de Guaxupé, Machado, Muzambinho, Poço Fundo e Monte Santo de Minas. Em 2018 um curso teórico/prático sobre Restauração Florestal aconteceu nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho, ministrado pelos professores Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues e Dr. André Nave, da ESALQ/USP. 

A ação envolveu servidores do IFSULDEMINAS e técnicos dos municípios participantes, com apoio da The Nature Conservancy do Brasil. Em 2019 foi a vez dos campus avançados Carmo de Minas e Três Corações, com a mobilização de Carmo de Minas, Heliodora, Nepomuceno e Três Corações.

Em Inconfidentes um curso FIC (Formação Inicial e Continuada) foi ministrado pelos docentes do instituto federal, envolvendo representantes das cidades, além de Nazareno. Foi implantada na Fazenda Escola de Inconfidentes uma Unidade Demonstrativa, com vários métodos de restauração florestal. A ação também contou com suporte da The Nature Conservancy do Brasil. 

A ideia é replicar a unidade em Machado e Muzambinho. Ainda em 2019 a WWF Brasil atuou no campus Inconfidentes, apoiando a Empresa Junior para coordenar o projeto Raízes do Mogi, que abrangerá todos os 11 municípios daquele Núcleo.

2020 – Novas parcerias e desafios
Em 2020 foi celebrado o novo Convênio do Plano Conservador da Mantiqueira. Juntaram-se às instituições fundadoras a Conservação Internacional (CI), Iniciativa Verde e o WWF Brasil. O IFSULDEMINAS continua no processo, como maior fomentador no sul do estado, atuando nas políticas públicas baseadas em conhecimento científico, formação profissional e compromisso com a disseminação de conhecimento. O desafio agora é trabalhar tais políticas públicas junto aos municípios até 2024.

com Paulo Henrique Pereira
com assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...