terça-feira, 29 de dezembro de 2020

PLANO CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA PREVÊ RECUPERAR 1.000 HECTARES DE TERRAS EM 2021

Primeira zona restaurada pelo plano

Cerca de 200ha já foram recuperados pelo Plano Conservador da Mantiqueira, em uma ação que envolve dezenas de prefeituras e a parceria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A expectativa dos coordenadores do trabalho é que, já em 2021, sejam recuperados outros 1.000ha, cinco vezes mais o que foi feito até agora. O avanço é fruto de novas parcerias, além do resultado das ações de planejamento e estrutura do plano, que vem ocorrendo desde sua fundação.

O Plano Conservador da Mantiqueira foi firmado em 2016, tendo como principal objetivo promover a capacitação de gestores municipais para fortalecer programas e projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e produção de bens e serviços ambientais. 

Desenvolvido com a participação do município de Extrema, no Sul de Minas, juntamente com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC BRASIL), Fundação SOS Mata Atlântica (SOSMA), World Resources Institute (WRI BRASIL), tem o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), sob a coordenação da Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola (FUNDAG).

Em 2017 foi celebrado o Termo de Adesão com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O objetivo era utilizar a capacidade técnica e as estruturas de seus oito campi para instituir programas regionais e convidar diversos municípios para atividades de criação de projetos locais. 

No primeiro ano foram desenvolvidas mobilizações nos campi Inconfidentes, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Naquele ano foram instituídos projetos piloto em Águas da Prata (SP), e nas mineiras Caldas, Campestre, Conceição dos Ouros, Inconfidentes e Pouso Alegre.

No segundo ano a atuação se deu nos campi Machado, Muzambinho e Passos, mobilizando as localidades de Guaxupé, Machado, Muzambinho, Poço Fundo e Monte Santo de Minas. Em 2018 um curso teórico/prático sobre Restauração Florestal aconteceu nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho, ministrado pelos professores Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues e Dr. André Nave, da ESALQ/USP. 

A ação envolveu servidores do IFSULDEMINAS e técnicos dos municípios participantes, com apoio da The Nature Conservancy do Brasil. Em 2019 foi a vez dos campus avançados Carmo de Minas e Três Corações, com a mobilização de Carmo de Minas, Heliodora, Nepomuceno e Três Corações.

Em Inconfidentes um curso FIC (Formação Inicial e Continuada) foi ministrado pelos docentes do instituto federal, envolvendo representantes das cidades, além de Nazareno. Foi implantada na Fazenda Escola de Inconfidentes uma Unidade Demonstrativa, com vários métodos de restauração florestal. A ação também contou com suporte da The Nature Conservancy do Brasil. 

A ideia é replicar a unidade em Machado e Muzambinho. Ainda em 2019 a WWF Brasil atuou no campus Inconfidentes, apoiando a Empresa Junior para coordenar o projeto Raízes do Mogi, que abrangerá todos os 11 municípios daquele Núcleo.

2020 – Novas parcerias e desafios
Em 2020 foi celebrado o novo Convênio do Plano Conservador da Mantiqueira. Juntaram-se às instituições fundadoras a Conservação Internacional (CI), Iniciativa Verde e o WWF Brasil. O IFSULDEMINAS continua no processo, como maior fomentador no sul do estado, atuando nas políticas públicas baseadas em conhecimento científico, formação profissional e compromisso com a disseminação de conhecimento. O desafio agora é trabalhar tais políticas públicas junto aos municípios até 2024.

com Paulo Henrique Pereira
com assessoria do IFSULDEMINAS

Nenhum comentário: