Pular para o conteúdo principal

PLANO CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA PREVÊ RECUPERAR 1.000 HECTARES DE TERRAS EM 2021

Primeira zona restaurada pelo plano

Cerca de 200ha já foram recuperados pelo Plano Conservador da Mantiqueira, em uma ação que envolve dezenas de prefeituras e a parceria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A expectativa dos coordenadores do trabalho é que, já em 2021, sejam recuperados outros 1.000ha, cinco vezes mais o que foi feito até agora. O avanço é fruto de novas parcerias, além do resultado das ações de planejamento e estrutura do plano, que vem ocorrendo desde sua fundação.

O Plano Conservador da Mantiqueira foi firmado em 2016, tendo como principal objetivo promover a capacitação de gestores municipais para fortalecer programas e projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e produção de bens e serviços ambientais. 

Desenvolvido com a participação do município de Extrema, no Sul de Minas, juntamente com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC BRASIL), Fundação SOS Mata Atlântica (SOSMA), World Resources Institute (WRI BRASIL), tem o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), sob a coordenação da Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola (FUNDAG).

Em 2017 foi celebrado o Termo de Adesão com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O objetivo era utilizar a capacidade técnica e as estruturas de seus oito campi para instituir programas regionais e convidar diversos municípios para atividades de criação de projetos locais. 

No primeiro ano foram desenvolvidas mobilizações nos campi Inconfidentes, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Naquele ano foram instituídos projetos piloto em Águas da Prata (SP), e nas mineiras Caldas, Campestre, Conceição dos Ouros, Inconfidentes e Pouso Alegre.

No segundo ano a atuação se deu nos campi Machado, Muzambinho e Passos, mobilizando as localidades de Guaxupé, Machado, Muzambinho, Poço Fundo e Monte Santo de Minas. Em 2018 um curso teórico/prático sobre Restauração Florestal aconteceu nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho, ministrado pelos professores Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues e Dr. André Nave, da ESALQ/USP. 

A ação envolveu servidores do IFSULDEMINAS e técnicos dos municípios participantes, com apoio da The Nature Conservancy do Brasil. Em 2019 foi a vez dos campus avançados Carmo de Minas e Três Corações, com a mobilização de Carmo de Minas, Heliodora, Nepomuceno e Três Corações.

Em Inconfidentes um curso FIC (Formação Inicial e Continuada) foi ministrado pelos docentes do instituto federal, envolvendo representantes das cidades, além de Nazareno. Foi implantada na Fazenda Escola de Inconfidentes uma Unidade Demonstrativa, com vários métodos de restauração florestal. A ação também contou com suporte da The Nature Conservancy do Brasil. 

A ideia é replicar a unidade em Machado e Muzambinho. Ainda em 2019 a WWF Brasil atuou no campus Inconfidentes, apoiando a Empresa Junior para coordenar o projeto Raízes do Mogi, que abrangerá todos os 11 municípios daquele Núcleo.

2020 – Novas parcerias e desafios
Em 2020 foi celebrado o novo Convênio do Plano Conservador da Mantiqueira. Juntaram-se às instituições fundadoras a Conservação Internacional (CI), Iniciativa Verde e o WWF Brasil. O IFSULDEMINAS continua no processo, como maior fomentador no sul do estado, atuando nas políticas públicas baseadas em conhecimento científico, formação profissional e compromisso com a disseminação de conhecimento. O desafio agora é trabalhar tais políticas públicas junto aos municípios até 2024.

com Paulo Henrique Pereira
com assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.