Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA 'OURO PRETO, MEU LUGAR!' É FINALISTA DE PRÊMIO NACIONAL

Passeio de Trem dos Alunos da Escola Monsenhor João Castilho Barbosa

O município aguarda ansioso o resultado dos ganhadores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2020. Isso porque o Programa de Educação e Patrimônio “Ouro Preto, o Meu Lugar!” concorre como um dos finalistas da maior premiação nacional do campo do patrimônio. 

O resultado estava previsto para ser anunciado ontem, dia 08 de dezembro, premiando com R$20 mil reais cada um dos 12 melhores projetos em favor da preservação dos bens culturais do país.

A idealizadora e coordenadora do programa é a professora Dra. Cláudia Pereira, servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação. Ela conta que foi a responsável por inscrever o projeto no Prêmio. 

“Ser finalista desse prêmio, com certeza, coloca o nosso programa num lugar de destaque no cenário da educação patrimonial no Brasil e também nos dá a possibilidade do ganho financeiro de 20 mil reais que ajudará bastante para conseguirmos implementar novas ações nas escolas que já participam e ampliar o programa para outras escolas do município”, comemora Cláudia.

Neste ano, o prêmio bateu recorde de inscritos! Foram 515 ações de todos os estados brasileiros, sendo 182 referentes ao Patrimônio Cultural Material (Categoria 1) e outras 333 estão ligadas ao Patrimônio Cultural Imaterial (Categoria 2). Foram classificados como finalistas apenas 121, dentre os quais o Programa Municipal de Educação e Patrimônio Ouro Preto, o meu lugar!.

O programa está vinculado à Secretaria Municipal de Educação e conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e da Universidade Federal de Ouro Preto, sob coordenação dos professores doutores Luiz Prazeres e Tays Chagas e o apoio da PROEX. 

Ele consiste em oferecer capacitações, palestras, oficinas, visitas orientadas e participação em atividades culturais variadas. Todas são registradas em um passaporte cultural individual que, juntamente com um álbum de figurinhas, um mapa afetivo e um conjunto de cartões de referências, compõem o material didático do Programa.

Desde setembro de 2018, o Ouro Preto, Meu Lugar! envolve, ativamente, cerca de mil pessoas, dentre educadores e educandos das três escolas municipais em que ele se desenvolve na forma de projeto-piloto: Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa (Barra), Escola Municipal Doutor Pedrosa (Santo Antônio do Leite) e Escola Municipal Professora Haydée Antunes/CAIC Filipe dos Santos (Cachoeira do Campo). 

Nessas escolas, a inserção do programa se divide entre os professores, administração escolar, servidores e, principalmente, a educação infantil, o fundamental 1 e 2 e a Educação para Jovens e Adultos – EJA.

Além do Ouro Preto, Meu Lugar!, a ação “Formação de Restauradores em estreita relação com comunidades de Minas Gerais”, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) também é finalista do prêmio.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...