Pular para o conteúdo principal

PROTEÇÃO DE NASCENTES QUE ABASTECEM A UFLA ESTÁ EM VOTAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE LAVRAS


A Câmara de Vereadores do Município de Lavras iniciou na segunda-feira, 7, em primeiro turno, a votação do Plano Diretor do Município, um instrumento que direciona a política de desenvolvimento urbano para os próximos dez anos. Construída ao longo de três anos de discussões, a proposta conta com a contribuição de diversos membros da sociedade civil, que colaboraram por meio de audiências públicas, reuniões e estudos técnicos para um crescimento ordenado e sustentável do município. 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), como instituição referência em sustentabilidade, ciência e tecnologia, também fez suas considerações à proposta, apresentando estudos consistentes sobre a importância da preservação das nascentes que hoje abastecem o campus. Se as áreas de recarga dessas nascentes não forem preservadas, como foi incorporado ao Plano Diretor em votação, a maior parte das águas que abastecem a UFLA poderá desaparecer, comprometendo o atendimento a cerca de 16 mil pessoas que circulam no campus diariamente.

A proposta do Plano Diretor foi reprovada no primeiro turno de votação, com nove votos a favor e oito contrários. Para aprovação de proposições que versem sobre o Plano Diretor, é necessária a aprovação de 2/3 dos membros da Câmara Municipal, ou seja, 12 votos favoráveis. 

Agora o texto segue para uma votação em segundo turno, prevista para o próximo dia 14. Por isso, a UFLA convoca toda a comunidade acadêmica e a sociedade de Lavras a entrarem em contato com seus representantes para reforçar a importância da preservação da área de recarga das nascentes responsáveis pela produção de água no campus, questão prevista no documento que está sendo avaliado. 

“É preciso haver o equilíbrio de interesses sociais, econômicos e ambientais, para que nossa sociedade consiga avançar, de forma sustentável, no desenvolvimento tecnológico, econômico e educacional em Lavras, Minas Gerais e no Brasil”, ressalta o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior. 

O que prevê a proposta do Plano Diretor sobre a área de recarga das nascentes que abastecem a UFLA

Atualmente, uma área de 15 hectares, localizada nos limites da UFLA, onde estão duas principais nascentes que abastecem a Universidade, é considerada zona de expansão urbana e pode ser loteada, processo que reduz a permeabilidade do solo e compromete a área de recarga das nascentes. 

O professor do Departamento de Recursos Hídricos Gilberto Coelho explica que a manutenção de uma vazão constante em nascentes depende diretamente de sua área de recarga ou bacia de captação. “Essa área de recarga se assemelha a um reservatório de água no subsolo. Esse reservatório pode ocupar uma área extensa, que vai além da Área de Preservação Permanente (APP), já protegida pela legislação. C

aso o solo da área de recarga seja impermeabilizado, ocorre a redução da infiltração e, consequentemente, a redução da recarga dos lençóis freáticos, situação que causa diminuição da vazão, ou até mesmo seu secamento. Por isso, é necessário preservar toda a área de recarga”. A proposta do novo Plano Diretor incorporou a iniciativa de transformar esse espaço em área de proteção especial.

As duas nascentes que estão localizadas na região em questão são responsáveis pelo abastecimento de 90% do consumo no campus. A UFLA investiu em tecnologias para tratar essas águas para o consumo e tratar também o esgoto, garantindo práticas ambientalmente sustentáveis. 

Os recursos públicos economizados com essas ações representam cerca de 10% do orçamento de custeio da universidade, uma economia de 4 milhões de reais, que são então revertidos para o ensino, a pesquisa e a extensão, atividades de alto interesse público. Caso a proposta incorporada ao Plano Diretor não seja aprovada pelos vereadores, os impactos para a Instituição e para a cidade podem ser irreversíveis.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.