Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UNIFAL-MG ASSUME PRESIDÊNCIA DO FORIPES

Fortalecimento da comunicação e do diálogo com o governo e entidades de Minas Gerais estão na pauta da nova diretoria
“A defesa das políticas e ações para a valorização e fortalecimento das instituições públicas de ensino superior em Minas são a alma do Fórum. No atual cenário, essa defesa é ainda mais estratégica”, destacou o professor Sandro Amadeu Cerveira

O Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) está com nova diretoria para o biênio 2021-2022. A presidência foi assumida pelo professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, e a vice-presidência pela professora Lavínia Rosa Rodrigues, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e pelo professor Marcelo Bregagnoli, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A escolha da nova diretoria aconteceu em reunião do Foripes, no dia 1º, realizada por webconferência

De acordo com o novo presidente, o Foripes é uma articulação essencial para as instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais na busca por recursos e no enfrentamento de questões que afetam a educação e a ciência no estado de Minas Gerais. 

“O diálogo com os parlamentares, estaduais e federais, na defesa da educação pública e a defesa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) são exemplos da efetividade do fórum”, destacou o reitor da UNIFAL-MG.

Para a vice-presidente, professora Lavínia Rosa Rodrigues, compor a direção de uma organização como o Foripes, traz grandes desafios e responsabilidades. “Nosso propósito é dar continuidade ao que vimos construindo, de modo coletivo para o fortalecimento das instituições, destacadamente empenhados no debate sobre a autonomia, aliada ao esforço e comprometimento com a valorização da educação pública”. 

Segundo ela, o fórum tem se consolidado como importante espaço de reflexão, interação e cooperação entre as Universidades Federais e Estaduais e os Institutos Federais de Minas Gerais.

A “união entre as instituições” foi o ponto destacado pelo vice-presidente, professor Marcelo Bregagnoli, em relação ao Foripes e à nova direção. 

“Com as instituições unidas nós temos mais força junto aos parlamentares e, sobretudo, no diálogo com o governo”, explicou. O reitor do IFSULDEMINAS também destacou a importância de avançar na questão da isonomia entre as instituições na busca do bem coletivo, além de ampliar a interatividade, a participação e o reconhecimento do Fórum nas comunidades universitárias.

Entre as propostas, o novo presidente do Foripes antecipou o fortalecimento da comunicação e do diálogo com o governo estadual e com as entidades públicas e privadas de Minas Gerais para ampliar a percepção da importância estratégica da rede mineira de instituições públicas de ensino superior. “A capacidade instalada, a potência científica e a massa crítica das instituições mineiras é algo fenomenal e não pode ser ignorado no processo de desenvolvimento de Minas Gerais”, completou Sandro Cerveira.

O professor Sandro Cerveira participa da atual gestão como vice-presidente. Sobre a presidência do Foripes, o reitor vê como um desafio que transcende a dimensão pessoal-profissional alcançando uma importância institucional para UNIFAL-MG.

“A defesa das políticas e ações para a valorização e fortalecimento das instituições públicas de ensino superior em Minas são alma do Fórum. No atual cenário essa defesa é ainda mais estratégica”, finalizou.

O Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) foi criado em 2003 e hoje é composto por dirigentes de 19 instituições. Integram o Foripes: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet–MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG); Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...