Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA EMPREGADA EM PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM MINAS GERAIS CHAMA ATENÇÃO

Representantes dos governos da África do Sul, de Mato Grosso e da cidade de Divinópolis, além de estudante de doutorado, conheceram serviço com telemonitoramento que reduziu em 86,6% a taxa de falha
Thais Nassaif visita IP Minas

Os bons índices obtidos na manutenção do sistema de iluminação pública em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já servem de inspiração para estudantes, governos de outros estados e até países. O uso de tecnologia de ponta permite acompanhar em tempo real a ocorrência de lâmpadas acesas, apagadas ou piscando, agilizando o trabalho de manutenção. O resultado é que, desde o início da operação do IP Minas em dezembro de 2019, a taxa de falha baixou de 15,30% para 2,05% em novembro de 2020, o que significa melhoria de 86,6% na qualidade do serviço prestado.

O trabalho realizado pelo IP Minas, que tem contrato na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura, está chamando atenção também de estudantes. No dia 22 de dezembro, a doutoranda Thais Nassaif visitou a concessionária. Com experiência em planejamento urbano, graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo, ela atualmente dedica-se ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O foco da sua pesquisa é a difusão de PPPs em nível municipal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Thais conta que o interesse sobre PPPs surgiu a partir da participação em um projeto de pesquisa anterior ao doutorado que identificou a difusão desse instrumento na RMBH. Para a realização do seu estudo, está promovendo uma série de entrevistas com agentes do poder público de diversos municípios da região. Uma delas foi com o secretário municipal de Administração de Ribeirão das Neves, Tulio Raposo, que falou do trabalho realizado na iluminação pública da cidade.

Durante a visita ao IP Minas, Thais foi acompanhada pelo gerente Jolimar Costalonga Grancer, que apresentou o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, assim como o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão. 

“Ficamos muito gratos pela visita. Mais uma vez Ribeirão das Neves está servindo de referência em participação pública-privada, com o IP Minas despontando na área de iluminação pública”, salienta Jolimar, que também apresentou ações sociais realizadas, como formação de mão de obra local e a doação de recicláveis para a Coomarin.

Em 17 de dezembro, representantes do município de Divinópolis, no Centro-Oeste, conheceram o trabalho realizado pelo IP Minas. A comitiva foi composta pelos servidores da equipe de Transição do Prefeito eleito: Gustavo Mendes Martins, Rodrigo Assis, Leonardo Capanema e Izaias Mezencio da Silva. Eles foram acompanhados pelo Secretário Tulio Raposo.

Já em novembro, a secretária-adjunta Rafaela Damiani, da Secretaria-Adjunta de Cidades, integrante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) do Mato Grosso, também visitou o IP Minas. Ela também foi acompanhada por Tulio Raposo. E, em outubro, o embaixador da República da África do Sul no Brasil, Joseph Mashimbye, conheceu as instalações do IP Minas e as tecnologias usadas. A comitiva oficial enviada pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa percorreu vários estados brasileiros para prospecção de intercâmbios econômico, cultural e acadêmico.

Visita do embaixador da África do Sul ao IP Minas

O IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, tem contrato na modalidade PPP com a Prefeitura de Ribeirão das Neves desde novembro de 2019. A vigência é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.

Parque e praças ganham nova iluminação
Além do trabalho de manutenção e modernização da iluminação púbica nas ruas de Ribeirão das Neves, parques e praças também são contemplados. Neste fim de 2020, seis áreas foram modernizadas pelo IP Minas com instalação de 198 postes e 538 luminárias novos. As obras foram realizadas após levantamento de campo e estudos luminotécnicos e elétricos, conforme cada caso específico.

Foram concluídas as obras de iluminação do novo acesso de Ribeirão das Neves – Via Eduardo Brandão, do Parque Ecológico Ribeirão das Neves – Savassi, da Praça Nossa Senhora das Neves – Centro, da Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade – Justinópolis, da Praça José Irineu – Veneza e da Praça Trevo de Neves – Saída Jardim Colonial/BR-040.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.